Como é o exame para sinusite? 5 importantes testes para diagnosticar

Um exame para sinusite pode ser solicitado pelo médico a fim de descobrir a causa do problema e tratá-lo de forma efetiva, principalmente quando essa inflamação dos seios da face acontece de forma recorrente em um paciente.

Esta avaliação é feita geralmente quando o médico desconfia de causas como alterações estruturais nos ossos dos seios da face, alergias e infecções por bactérias ou fungos.  

Continue lendo para conhecer os exames para diagnosticar sinusite e saber quando eles realmente são necessários!

Como detectar sinusite?

A primeira coisa que você deve entender, se deseja saber como detectar sinusite, é que essa condição não se trata simplesmente de uma alergia, como é o caso da rinite, por exemplo. 

A sinusite é a inflamação do tecido que reveste a região dos seios da face, cavidades localizadas entre a pele e os ossos do rosto. 

Quando esses seios ficam bloqueados e cheios de secreção, os germes podem proliferar e causar infecção.

As causas da sinusite podem incluir crises alérgicas sim, principalmente após uma rinite, mas não se trata somente de uma alergia.

Outras fatores que causam a sinusite são:

  • O clima frio;
  • Pequenos crescimentos no revestimento do nariz chamados pólipos nasais;
  • Um desvio de septo, que é uma mudança na cavidade nasal.

Para detectar o problema, você pode observar os sintomas, que podem começar parecidos com um simples resfriado, como coriza e nariz entupido.

Mas se a inflamação se agrava, outros sintomas mais específicos aparecem, tais como:

  • dor facial;
  • secreção nasal espessa, verde ou amarela, que dificulta a respiração;
  • perda de olfato;
  • tosse ou congestão;
  • febre;
  • mau hálito;
  • fadiga;
  • dor de dente;
  • dor muscular;
  • perda de apetite.

Se você tiver um desses sintomas mais específicos, principalmente febre, deve procurar um médico para investigar a causa da sinusite e tratá-la adequadamente.

O médico vai realizar um exame físico para visualizar a cavidade nasal e perguntar sobre o que está sentindo e sobre seu histórico de saúde, isso geralmente é suficiente para fazer um diagnóstico.

Porém, se os sintomas persistirem, ele pode encaminhá-lo a um especialista em otorrinolaringologia (ouvido, nariz e garganta) para realizar exames para sinusite mais específicos.

Exame para sinusite: 5 principais testes 

Como dissemos no tópico anterior, se a sinusite se tornar recorrente, pode ser necessária uma avaliação mais minuciosa para entender e tratar a causa do problema.

Veja abaixo qual exame detecta sinusite:

1) Rinoscopia

No exame tradicional de rinoscopia, a cavidade nasal é avaliada com a ajuda de um espéculo.

Já na rinoscopia por vídeo, um instrumento óptico de alta resolução é utilizado para avaliar a mucosa da cavidade nasal, como em uma endoscopia.

Este exame ainda possibilita a retirada de pequenas lesões ou pólipos e de fragmentos para biópsias.

2) Culturas de sinusite

Este exame para sinusite utiliza uma amostra de muco coletada de dentro dos seios nasais, para realizar uma análise laboratorial.

Quando a sinusite não responde aos tratamentos convencionais, este teste é solicitado para ajudar a identificar a causa, que pode ter como responsáveis bactérias ou fungos. 

3) Teste cutâneo para alergias

Quando o médico desconfia de alergias como causa da sinusite, ele solicita este exame. Para realizá-lo, uma pequena quantidade de alérgenos suspeitos são aplicados na pele e aguarda-se alguns minutos para verificar se o paciente tem alguma reação.

4) Raio X do seio 

Este exame para sinusite é indicado principalmente quando o médico desconfia de problemas com os ossos ao redor dos seios da face. 

As imagens obtidas ajudam a identificar problemas anatômicos que estejam causando a obstrução e inflamação dos seios nasais.

5) Tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética

A tomografia e a ressonância são exames que permitem criar imagens ainda mais detalhadas dos seios da face, de vários ângulos e cortes diferentes de suas estruturas, permitindo um estudo mais minucioso.

Como tratar sinusite?

Na maioria das vezes, quando é um quadro mais brando de inflamação, a sinusite pode ser tratada até mesmo antes de procurar um médico, apenas com alguns cuidados como: 

  • Descanso;
  • Bebendo bastante água;
  • Quando existe dor, usar analgésicos para aliviar;
  • Evitar coisas que causem alergia, como poeira e pelos de animais;
  • Lavar o nariz com solução fisiológica.

Esta técnica de automassagem também pode ajudar a aliviar alguns sintomas da sinusite:

Em outros casos, é preciso utilizar medicamento como antibióticos e anti-histamínicos para tratar a sinusite

Como último recurso, pode ser necessário realizar uma cirurgia para corrigir problemas que causem o bloqueio dos seios nasais, como um desvio de septo por exemplo.

3 dicas simples e eficazes para prevenir a sinusite

1) Fuja dos alérgenos

Se você já tem uma certa propensão a crises frequentes de sinusite, principalmente se ela for causada por alergias, evite coisas que irritam o nariz, como poeira, pelos de animais, mofo etc.

2) Crie bons hábitos de higiene

No nosso dia a dia, tocamos em uma infinidade de objetos que são compartilhados com outras pessoas e que podem estar contaminados por microrganismo. 

Com isso, quando levamos as mãos sujas ao rosto, facilitamos o acesso de microrganismo ao nosso organismo.

Portanto, lavar as mãos com frequência, ou usar álcool, quando água e sabão não estiverem disponíveis, ajuda a evitar que seus seios da face sejam infectados por vírus ou bactérias.

3) Pare de fumar

Se você fuma, pare, pois o cigarro danifica as proteções naturais do trato respiratório, incluindo nariz, boca e garganta e o torna mais propenso à sinusite.

O tabaco contém substâncias inflamatórias, que enfraquecem as defesas do organismo e aumenta os riscos de problemas mais graves, como câncer de pulmão.

Se você sofre com inflamações frequentes dos seios da face, procure um especialista para realizar um exame para sinusite e descobrir o que está causando o problema.  

Dessa maneira, você terá mais chances de receber um tratamento eficiente e que realmente melhore sua qualidade de vida. 

Eigier Diagnósticos está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Acesse o site e pré-agende seus exames necessários, com conforto e segurança.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: