O que é Papanicolau: tudo sobre o preventivo do câncer do colo do útero

Para sabermos tudo sobre o que é Papanicolau, vamos, primeiro, saber a origem do nome desse exame que é fundamental para todas as mulheres.

Origem do exame Papanicolau

O nome desse importantíssimo exame é em homenagem ao médico grego Geórgios Papanicolaou (1883-1962) que, juntamente com sua esposa Andromachi Mavroyenis, chegaram aos Estados Unidos, sem falar inglês e com 250 dólares na carteira, que era o mínimo exigido para poderem entrar em solo americano.

Trabalhou como vendedor de tapetes e depois como músico, tocando violino em restaurantes enquanto sua esposa trabalhava como costureira.

Mais tarde, trabalhou também como funcionário arquivista do jornal Atlantis, direcionado à população grega.

Mais ou menos um ano após sua chegada aos Estados Unidos, foi contratado como assistente no laboratório de patologia do New York Hospital.

Depois, foi para o departamento de Anatomia da Universidade Cornell, tendo sua esposa como assistente, onde continuou seus estudos sobre a diferenciação sexual e concentrando sua pesquisa em fisiologia humana.

Se especializou em citopatologia do sistema reprodutivo humano.

Juntos, Papanicolau e sua esposa trabalharam no desenvolvimento de um exame simples que revolucionou a medicina ao permitir detectar de forma precoce o câncer de colo do útero, conseguindo distinguir as diferenças entre a citologia das células cervicais normais e as malignas em uma simples visualização de cotonetes no microscópio.

Esse método já ajudou a salvar a vida de milhões de mulheres pelo mundo.

Cada vez mais reconhecido como pesquisador, logo foi promovido a professor assistente na Universidade Cornell.

Continuando suas pesquisas, descreveu as alterações fisiológicas do ciclo menstrual e a influência dos hormônios, assim como a malignidade na citologia vaginal. Tornou-se então professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Cornell.

Reconhecido mundialmente, publicou um tratado que contém informações minuciosas sobre a citologia de tecidos saudáveis e doentes, não apenas no sistema reprodutivo feminino, mas também em outros sistemas orgânicos.

Recebeu inúmeros prêmios, escreveu 4 livros e mais de cem artigos.

O que é Papanicolau e a importância desse exame

Vamos agora detalhar sobre o que é Papanicolau.

Também conhecido como Colpocitologia Oncológica, Esfregaço Cervicovaginal, Preventivo, o exame Papanicolau é o exame mais utilizado para detectar:

  • Câncer do colo do útero
  • Infecções vaginais, como Gardnerella vaginalis, tricomoníase ou candidíase;
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DST), como clamídia, gonorreia, sífilis ou HPV (Vírus do Papiloma Humano);
  • A presença de Cistos de Naboth (nódulo que se forma quando as glândulas produtoras de muco são cobertas por células semelhante às da pele, obstruindo sua passagem e ficando acumulado no interior do útero, dando origem ao cisto).

Saber o que é Papanicolau é muito importante uma vez que esse exame é fundamental para se detectar lesões num estágio precoce e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas, permitindo que seja reduzida a mortalidade por câncer do colo do útero.

O exame também pode dar informações sobre os níveis hormonais, principalmente estrogênio e progesterona.

Quando fazer o exame Papanicolau?

O Papanicolau deve ser realizado anualmente por mulheres que já iniciaram a vida sexual e até os 64 anos. 

O médico poderá ajustar a frequência de acordo com os resultados que forem sendo obtidos.

Entretanto, começar a frequentar um ginecologista é um cuidado que pode ser tomado antes da vida sexual ser iniciada, principalmente se a menina sente dores e desconfortos durante a menstruação.

Isso pode ser sinal de alterações como ovário policístico ou endometriose.

Leia também: Como descobrir a endometriose: sintomas, causas e tratamento

Como se preparar para o exame Papanicolau

Conhecer os procedimentos que envolvem como fazer exame preventivo ginecológico vai ajudar você a ficar tranquila para o procedimento.

O preparo para o exame é bastante simples:

  • A mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nas 72 horas anteriores ao exame,
  • deve evitar o uso de duchas,
  • não fazer uso de medicamentos vaginais,
  • é importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Como é feito o exame Papanicolau?

Você já sabe o que é Papanicolau e agora vamos ver como é feito o exame Papanicolau.

O exame Papanicolau é feito no consultório médico, pelo ginecologista, médico especialista do aparelho reprodutivo feminino.

É rápido, simples e não se faz necessário o uso de nenhum anestésico. Pode haver algum incômodo na hora da coleta do material a ser examinado, mas nada que não seja perfeitamente suportável.

Já vestida com uma bata hospitalar adequada, a mulher irá se deitar numa maca, em posição ginecológica, com as pernas elevadas, apoiadas e afastadas. 

É importante manter-se relaxada para facilitar a introdução do espéculo (aparelho que irá fazer a retirada do material).

O que é papanicolau
Durante o exame ginecológico, o médico irá observar se existe a presença de alguma alteração na parte externa da vagina. Em seguida inicia o papanicolau, propriamente dito.

  • É introduzido um pequeno instrumento chamado espéculo (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato), para manter o canal vaginal aberto e permitir a observação do colo do útero;
  • O ginecologista faz a observação do interior da vagina e do colo do útero, fazendo também exame de palpação;
  • O ginecologista usa uma espátula de madeira e uma escovinha para fazer uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero;
  • O material colhido é colocado em uma lâmina e levado para análise em laboratório de citopatologia.

Após o exame, a mulher pode voltar às suas atividades diárias normalmente.

Resultados do exame

Já sabe tudo sobre o que é Papanicolau? Vamos agora ver quais são os possíveis resultados.

Em geral, o laboratório de citopatologia demora duas semanas para entregar o resultado.

O patologista fará análise do material recebido, verificando fungos e bactérias encontrados e possíveis anormalidades das células, que podem ser:

  • benignas;
  • tumores;
  • lesões que, se não tratadas, podem vir a se transformar em um tumor maligno no futuro.

Será feito um laudo, que deverá ser encaminhado ao ginecologista.

  • Negativo: indica que não existem alterações na parede do útero da mulher, portanto não é necessário nenhum tratamento;
  • Positivo: indica que existem alterações na parede do útero da mulher.  Poderá, então, ser necessário exames mais detalhados, como a colposcopia e até mesmo ser necessário fazer uma biópsia. O ginecologista irá orientar a paciente para um tratamento específico.

Agora que você sabe como fazer e o que é Papanicolau, algumas outras observações são importantes, entre elas:

  1. Gestante pode fazer Papanicolau, que inclusive está entre os exames de pré-natal, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.
  2. As mulheres virgens também podem fazer o exame Papanicolau, em situações específicas indicadas pelo médico. Será utilizado um espéculo próprio para a coleta do material a fim de que não ocorra o rompimento do hímen.
  3. Dependendo do que foi detectado no exame, poderá ser necessário que seu parceiro também receba tratamento e tenha que tomar algum medicamento.
  4. As mulheres que fizeram histerectomia (retirada do útero), desde que não tenha sido por causa de câncer, não precisam mais fazer o exame.

O exame Papanicolau é um exame simples mas importantíssimo!

É um exame que deve ser incluído na lista de prioridades de todas as mulheres que tem uma vida sexual ativa.

Agora que você já sabe o que é Papanicolau, cuide muito bem da sua saúde e vá regularmente ao ginecologista!

Você vai estar se prevenindo contra o câncer de colo do útero e cuidando da sua saúde.

A Eigier Diagnósticos é especializada em exames de diagnóstico por imagem e exames laboratoriais, como a lista apresentada acima. Você pode acessar nosso site e pré-agendar seus exames online com conforto e segurança.

Com experiência de mais de 37 anos no mercado, atendemos a uma extensa lista de convênios. Então, não perca mais tempo e agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: