Visão holística da saúde: como viver com mais saúde e equilíbrio?

A visão holística da saúde considera a pessoa como um todo – corpo, mente e espírito – e suas interações com o mundo, para investigar as causas de uma doença e encontrar sua cura.  

A palavra Holismo deriva do grego ‘holos’, que significa inteiro ou todo. O termo foi criado por Jan Smuts, em seu livro “Holism and Evolution”. Na obra, Smuts assim define o conceito de holismo:

“A tendência da natureza, através de evolução criativa, é a de formar qualquer ‘todo’ como sendo maior que a soma de suas partes”. 

Ainda antes do termo holismo existir, o filósofo grego Aristóteles já se valia desse conceito de que “o todo é maior do que a simples soma das suas partes”, em seus estudos de Metafísica.

Na área da saúde, essa ideia diz respeito a tratar a causa profunda das doenças e não simplesmente se ater aos seus sintomas ou manifestações físicas.

Mas o que isso quer dizer? Vamos ilustrar com um exemplo prático para que você entenda:

Uma pessoa com dor de cabeça pode simplesmente tomar um analgésico e o incômodo vai desaparecer quase instantaneamente, correto? Mas será que a dor vai realmente embora ou ela volta em algum momento?

Segundo a visão holística da saúde, como essa pessoa focou em eliminar os sintomas e não suas causas, é muito provável que o problema torne a acontecer. 

Mas se o foco mudar para o que está causando a dor de cabeça, em uma investigação que leve em conta todos os aspectos que constituem essa pessoa – físico, emocional, mental, social e espiritual – aí sim a verdadeira cura acontece. 

Ao se fazer perguntas como: “Estou estressada com o trabalho e preciso de férias? Meu relacionamento anda bem? Preciso me exercitar e me alimentar melhor?”, essa pessoa vai encontrar as respostas para eliminar permanentemente sua dor de cabeça.  

A visão holística da saúde é muito comum em práticas orientais, como a medicina chinesa e a ayurveda. Já a medicina tradicional, ocidental, tem uma abordagem da saúde que tende a enxergar o corpo humano como partes isoladas.

Por exemplo, no caso da dor de cabeça, um médico provavelmente receitaria o mesmo analgésico que a pessoa tomou e examinaria apenas a parte do corpo afetada. Talvez pediria um raio x do crânio ou um eletroencefalograma.

Porém, atualmente, há uma tendência da medicina tradicional em incorporar a visão holística da saúde para otimizar o tratamento de diversas patologias.

Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam um aumento crescente do uso de práticas integrativas. Somente na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), em oito anos, o número de atendimentos em terapias alternativas cresceu 670%, passando de 271 mil, em 2008, para 2,1 milhões em 2016.

Neste vídeo do MS, profissionais holísticos e da medicina tradicional explicam o impacto positivo que as terapias complementares tem gerado na saúde de seus pacientes para gerenciar condições como hipertensão,diabetes, ansiedade etc.:


Nos próximos tópicos, vamos mostrar como funciona a visão holística da saúde, seus princípios, como são as terapias holísticas e dar dicas para colher seus benefícios e viver com mais equilíbrio. Continue acompanhando!

Como funciona a visão holística da saúde?

Podemos resumir a visão holística da saúde da seguinte maneira: trate a pessoa inteira – corpo, mente e espírito.

Segundo a teoria holística, 5 aspectos de um ser humano trabalham juntos de forma coesa para facilitar o bem-estar que leva a uma saúde ideal:

1. Aspecto FÍSICO na visão holística da saúde

É o que a maioria das pessoas lembra quando pensa em saúde. Isso ocorre principalmente porque é o corpo físico que muitas vezes nos mostra sinais e sintomas físicos de saúde ótima ou não. 

2. Aspecto EMOCIONAL na visão holística da saúde

Refere-se principalmente ao nosso humor e emoções diárias. 

Nossa saúde emocional é tão importante quanto nossa saúde física – especialmente porque ela pode afetar nossa saúde física se não for priorizada.

3. Aspecto SOCIAL na visão holística da saúde

Diz respeito às conexões que temos com nossos amigos, família, colegas de trabalho e comunidade.

4. Aspecto ESPIRITUAL na visão holística da saúde

Bem-estar espiritual não significa necessariamente religiosidade, embora os dois geralmente tenham práticas e princípios que se sobrepõem. 

A saúde espiritual se concentra em como você está se conectando com sua alma interior e com o mundo maior ao seu redor.

5. Aspecto MENTAL na visão holística da saúde

Nossa saúde mental se refere às nossas habilidades cognitivas que afetam o funcionamento do cérebro. Este último aspecto da saúde holística muitas vezes se sobrepõe à nossa saúde emocional e física.

Você pode conhecer um exemplo prático da visão holística da saúde, no vídeo abaixo:

Abordagens e princípios da visão holística da saúde

Quando se trata da visão holística da saúde, existem várias premissas que devem ser praticadas com o intuito de preservar o bem-estar e diminuir o risco de adoecer:

  • Saúde ideal: manter os 5 aspectos essenciais da vida, sobre os quais falamos no tópico anterior, em equilíbrio;
  • O poder do amor: toda pessoa deve ser tratada com bondade e dignidade, pois o amor é um poderoso agente de cura;
  • O poder da prevenção: concentrar-se na prevenção, conscientizando as pessoas sobre o que pode ser prejudicial à sua saúde;
  • Habilidade instintiva de curar: toda pessoa tem uma habilidade inata de curar-se,  é necessário ajudá-la a desenvolver sua capacidade de autocura;
  • Tratamento único e específico: somos todos diferentes e, portanto, precisamos de tratamentos que se adequem ao que é melhor para cada um de nós;
  • Viva e aprenda: nossas experiências e poder de auto-observação oferecem pistas sobre como lidar com problemas de saúde e preveni-los;
  • Liderar pelo exemplo: um terapeuta holístico deve mostrar aos outros os benefícios da saúde holística aplicando seus princípios em sua própria vida.

Como funciona a terapia holística?

A terapia holística envolve várias práticas complementares, em uma abordagem multidisciplinar abrangendo todos os aspectos integrantes da saúde de uma pessoa.

Algumas práticas alternativas de saúde encontradas na terapia holística são:

Na terapia holística, a ideia é de que essas práticas se combinem para tratar a pessoa em todos os seus aspectos.  

Por exemplo, se uma pessoa tem dor nas costas, ela pode receber massagens e acupuntura para aliviar os sintomas, mas também fazer yoga para fortalecer músculos, melhorar a postura e aprender a relaxar o corpo. 

Dessa forma, a pessoa experimenta o bem-estar em um nível mais profundo, o que permite que ela desfrute de um estilo de vida verdadeiramente saudável.

Saiba mais sobre terapia holística, no vídeo abaixo:

Dicas práticas para apoiar os 5 aspectos da saúde holística

 1. Como apoiar seu aspecto FÍSICO

2. Como apoiar seu aspecto EMOCIONAL 

  • Procure terapia quando necessário;
  • Pratique mindfulness e meditação
  • Gerencie seu estresse;
  • Registre seus pensamentos e sentimentos. 
  • Faça listas com o que você é grato, para cultivar a positividade.

3. Como apoiar seu aspecto SOCIAL

  • Reserve um tempo para estar com as pessoas que gosta;
  • Participe de sua comunidade local;
  • Defina limites em sua relação com as pessoas, para se livrar de energias tóxicas.

4. Como apoiar seu aspecto ESPIRITUAL

  • Passe algum tempo na natureza;
  • Passe alguns minutos por dia meditando;
  • Se você é religioso, reserve um tempo para praticar sua fé.

5. Como apoiar seu aspecto MENTAL

  • Mantenha sua mente ativa, adotando práticas que desafiem seu cérebro;
  • Consuma alimentos bons para a mente, como os ricos em antioxidantes e ômega-3;
  • Evite beber, fumar e consumir drogas recreativas em excesso.

Agora que você já conhece tudo sobre a visão holística da saúde, lembre-se de que a prevenção é sempre a melhor maneira de cuidar de sua saúde!

Acesse o site da Eigier e agende seus exames, com conforto e segurança.

A  Eigier Diagnósticos está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: