O que são terapias alternativas? Quais são seus diferentes tipos? [LISTA com as 6 principais]

Você sabe o que são terapias alternativas? Sabe que esses tipos de tratamento têm sido utilizados até mesmo por profissionais da medicina tradicional? 

No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) prefere usar o termo “terapia complementar”, no lugar de terapia alternativa. Isso porque, segundo o MS, ela deve funcionar em conjunto com a medicina tradicional, de forma agregadora e não substitutiva. 

Dados do MS apontam um aumento crescente do uso desse tipo de tratamento. Somente na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), em oito anos, o número de atendimentos em terapias complementares cresceu 670%, passando de 271 mil, em 2008, para 2,1 milhões em 2016.

Essa alternativa aos tratamentos convencionais fica cada vez mais evidente em nosso dia a dia, não é mesmo? Afinal, quem nunca ouviu algum conhecido contando sobre ter começado a praticar yoga ou ter ido a uma sessão de reiki ou de acupuntura, por exemplo.

Continue lendo para descobrir quais são essas terapias que têm mudado o jeito de lidar com várias doenças como depressão, hipertensão, entre outras!

O que são terapias alternativas

Terapias alternativas é um termo que descreve tratamentos não convencionais (homeopatia, acupuntura etc.) utilizados ​​no lugar de terapias tradicionais (medicamentos alopáticos, fisioterapia etc.). 

Porém, alguns preferem se referir a elas como medicina “integrativa” ou “complementar”, como é o caso do Ministério da Saúde (MS).

Isso porque muitos profissionais da medicina convencional indicam técnicas como a acupuntura, por exemplo, em conjunto com outras mais tradicionais como a fisioterapia, para tratar seus pacientes.

Neste vídeo do MS, profissionais de medicina integrativa e convencional explicam o impacto positivo que as terapias alternativas tem gerado na saúde de seus pacientes:

Mas, afinal, exatamente que tipos de terapias são consideradas alternativas? Continue lendo para descobrir!

Quais são os diferentes tipos de terapias alternativas?

Diferentes áreas compõem a prática da medicina alternativa ou integrativa, como prefere nomear o Ministério da Saúde. 

Além disso, muitas partes de um campo podem se sobrepor às partes de outro campo, com vários tipos de terapias sendo usadas em conjunto. 

Basicamente, os tipos de terapias alternativas incluem:

1) Terapias alternativas tradicionais

Esse campo inclui as formas mais convencionais e aceitas de terapias alternativas, como acupuntura, homeopatia e práticas orientais. 

Essas terapias são praticadas há séculos em todo o mundo. A medicina alternativa tradicional pode incluir:

2) Terapias alternativas com o corpo

O o toque tem sido utilizado na medicina desde os primeiros dias de atendimento médico. A cura pelo toque é baseada na ideia de que doenças ou lesões em uma área do corpo podem afetar todas as outras partes. 

Se, com a manipulação manual ou estímulos através de exercícios, as outras partes puderem ser recuperadas com a saúde ideal, o corpo poderá se concentrar totalmente na cura no local de lesão ou doença. 

As técnicas corporais são frequentemente combinadas com as da mente. Exemplos de terapias corporais incluem:

3) Terapias alternativas com dieta e ervas

Ao longo dos séculos, o homem passou de uma dieta simples que consistia em carnes, frutas, vegetais e grãos, para uma dieta que geralmente consiste em alimentos ricos em gorduras, óleos e carboidratos complexos. 

O excesso e a deficiência nutricional tornaram-se problemas na sociedade atual, ambos levando a certas doenças crônicas. 

Muitas abordagens dietéticas e à base de plantas tentam equilibrar o bem-estar nutricional do corpo. As abordagens dietéticas e à base de plantas podem incluir:

4) Terapias alternativas energéticas

Algumas vertentes acreditam que tudo no mundo é feito de energia e que, o desequilíbrio tanto das energias internas (individuais), quanto das energias externas (de objetos ou outras fontes), afetam diretamente a saúde de uma pessoa. 

Exemplos de terapias energéticas são:

5) Terapias alternativas com a mente

Até a medicina convencional reconhece o poder da conexão entre mente e corpo. Estudos descobriram que as pessoas se curam melhor se tiverem boa saúde emocional e mental. As terapias que usam a mente podem incluir:

6) Terapias alternativas com os sentidos

Algumas pessoas acreditam que os sentidos, toque, visão, audição, olfato e paladar podem afetar a saúde geral. Exemplos de terapias que incorporam os sentidos incluem:

Agora que você sabe o que são terapias alternativas, está pronto para começar alguma dessas práticas?

Para descobrir o tipo de terapia alternativa de que você precisa, converse com um profissional especializado. 

Além disso, antes de iniciar qualquer prática, consulte um médico e realize um check-up para saber como anda a sua saúde.

Os exames periódicos são uma ótima maneira de prevenir e diagnosticar precocemente várias doenças, estando sempre um passo à frente de possíveis complicações. 

Acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende seus exames online com conforto e segurança.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossas unidades:

Comentários: