Pancada na cabeça pode causar um aneurisma?

Você pode ter tido essa dúvida ao presenciar ou ver uma cena de choque em um jogo de futebol, por exemplo. Será que uma pancada na cabeça pode causar aneurisma?

O cérebro é uma região que gera bastante preocupação quando está envolvida em algum acidente. Porém, é importante ter um filtro para não se desesperar ao passar por alguma situação desse tipo.

Sem um exame específico é difícil identificar um aneurisma e outra condições específicas de saúde.

A seguir vamos explicar com mais detalhes se uma pancada na cabeça pode causar aneurisma e quais lesões podem acontecer devido a algum trauma. Continue lendo!

Tira dúvidas: pancada na cabeça pode causar um aneurisma?

Não. Uma pancada na cabeça não pode causar um aneurisma.

Os aneurismas são causados pelo afinamento ou abaulamento das paredes arteriais. Isso pode acontecer por herança genética ou outras doenças associadas que alguém possa possuir. 

Você não pode afinar as paredes das artérias por meios físicos, portanto, você não pode ter um aneurisma batendo a cabeça.

O que você PODE acontecer ao haver uma pancada na cabeça é o rompimento de um vaso sanguíneo, gerando uma hemorragia (subaracnóidea).

A hemorragia pode resultar de um aneurisma preexistente — pessoas com a parede da artéria fraca, pela pressão normal do sangue, podem formar uma pequena bexiga que fica pendurada na parede do vaso e a medida que cresce pode se romper. A pancada, nesse caso que estamos abordando, pode levar ao rompimento, mas não originar o aneurisma em si. 

Uma hemorragia cerebral é perigosa e precisa ser tratada imediatamente antes que ocorram mais danos cerebrais.

Aprenda como identificar um aneurisma e perceber os sinais de que ele pode estar ocorrendo.

aneurisma-cerebral

Ilustração mostrando um aneurisma cerebral.

Principais tipos de lesões na cabeça

1. Concussão

Uma concussão ocorre quando o impacto na cabeça é grave o suficiente para causar uma lesão cerebral. Acredita-se que seja o resultado do cérebro batendo contra as paredes duras do crânio ou as forças de aceleração e desaceleração repentinas. 

De um modo geral, a perda de função associada a uma concussão é temporária. No entanto, concussões repetidas podem eventualmente levar a danos permanentes.

Os sintomas de uma concussão incluem:

  • Perda de consciência;
  • Perda de coordenação ou equilíbrio;
  • Tontura;
  • Mudanças na visão;
  • Náusea e/ou vômito;
  • Dificuldade de concentração;
  • Confusão mental;
  • Problemas para entender ou falar;
  • Dificuldade em ler ou escrever;
  • Problemas de memória;
  • Dor de cabeça;
  • Fraqueza;
  • Comportamento alterado, incluindo irritabilidade;
  • Convulsões.

2. Hemorragia

Uma hemorragia é um sangramento descontrolado. Pode haver sangramento no espaço ao redor do cérebro, chamado hemorragia subaracnóidea, ou sangramento no tecido cerebral, chamado hemorragia intracerebral.

tipos-de-hemorragia-cerebral

Fonte: Manual MSD.

Hemorragias subaracnóides geralmente causam dores de cabeça e vômitos. A gravidade das hemorragias intracerebrais depende da quantidade de sangramento, mas com o tempo qualquer quantidade de sangue pode causar acúmulo de pressão na cabeça.

3. Hematoma

Um hematoma é um acúmulo ou coagulação de sangue fora dos vasos sanguíneos. Pode ser muito grave se o hematoma ocorrer no cérebro. 

A coagulação pode aumentar a pressão dentro do crânio. Isso pode causar a perda de consciência ou resultar em dano cerebral permanente.

Saiba como é feito o exame de ressonância magnética do crânio para diagnóstico em caso de lesões.  

4. Edema

Qualquer lesão cerebral pode levar a um edema ou inchaço. Muitas lesões causam inchaço dos tecidos circundantes, mas é mais grave quando ocorre no cérebro. 

O crânio não pode se esticar para acomodar o inchaço. Isso leva ao acúmulo de pressão no cérebro, fazendo com que o cérebro pressione o crânio.

5. Fratura do crânio

Ao contrário da maioria dos ossos do seu corpo, seu crânio não possui medula óssea. Isso torna o crânio muito forte e difícil de quebrar. 

Um crânio quebrado é incapaz de absorver o impacto de um golpe, aumentando a probabilidade de que também ocorra dano ao cérebro. 

6. Lesão axonal difusa

Uma lesão axonal difusa (lesão pura) é uma lesão no cérebro que não causa sangramento, mas danifica as células cerebrais. O dano às células do cérebro faz com que elas não sejam mais capazes de funcionar. 

Também pode resultar em inchaço, causando mais danos. Embora não seja tão visível externamente quanto outras formas de lesão cerebral, uma lesão axonal difusa é um dos tipos mais perigosos de lesões na cabeça. Pode levar a danos cerebrais permanentes e até a morte.

Como uma lesão na cabeça é tratada?

O tratamento para lesões na cabeça depende do tipo e da gravidade da lesão.

Com ferimentos leves na cabeça, geralmente não há sintomas além de dor no local da lesão. Nesses casos, pode ser indicado que você tome paracetamol (Tylenol) para a dor.

Você não deve tomar anti-inflamatórios não-esteróides, como ibuprofeno (Advil) ou aspirina. Isso pode piorar um possível sangramento. Se você tiver um corte aberto, seu médico poderá usar suturas ou grampos para fechá-lo e cobri-lo com um curativo.

Mesmo que sua lesão pareça menor, você ainda deve observar sua condição para garantir que ela não melhore. É mito que você não deve dormir depois de uma pancada na cabeça. 

Mas você deve ser acordado a cada duas horas para verificar se há novos sintomas. Você deve voltar ao médico se desenvolver algum sintoma novo ou agravar seu estado atual.

Você pode precisar ser hospitalizado se tiver um ferimento grave na cabeça. O tratamento que você recebe no hospital dependerá do seu diagnóstico.

Não dispense a avaliação médica após uma pancada na cabeça

Uma pancada na cabeça pode não causar um aneurisma, mas deve ser avaliada logo após acontecer para descartar qualquer tipo de lesão grave.

Ouça o médico atentamente e siga as recomendações. Casa seja pedido algum exame faça com o máximo de rapidez possível. 

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética;
  • Densitometria óssea;
  • Mamografia digital;
  • Raio-X digital;
  • Ultrassonografia;
  • Doppler;
  • Medicina fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: