Principais tipos de varizes: causas, sintomas e tratamentos
As varizes se desenvolvem quando as pequenas válvulas dentro das veias param de funcionar adequadamente, entretanto, não existe apenas uma causa para isso, e assim, existem diferentes tipos de varizes.
Em uma veia saudável, o sangue flui suavemente para o coração. O sangue é impedido de fluir para trás por uma série de minúsculas válvulas que abrem e fecham para permitir a passagem do sangue. Se as válvulas enfraquecerem ou estiverem danificadas, o sangue pode fluir para trás e se acumular na veia, fazendo com que ela fique inchada e aumentada (varicosa).
As razões pelas quais as paredes das veias se esticam e as válvulas em suas veias enfraquecem não são totalmente compreendidas. Algumas pessoas desenvolvem a condição sem nenhuma razão óbvia ou aparente.
É importante, entretanto, que você esteja informado sobre os tipos de varizes que existem, afinal esse é o primeiro passo para entender como acabar com as varizes.
3 principais tipos de varizes
Existem vários tipos de varizes, tais como:
Veias varicosas do tronco (tronculares)
Veias do tronco são aquelas que estão localizadas perto da superfície da pele. São veias espessas, torcidas, alongadas e, às vezes, tortuosas, que tendem a ocorrer nas pernas.
Quando a mudança de forma e tamanho da veia faz com que ela se sobressaia da pele, deve ser vista como um risco. Esse tipo de varize é responsável pela dilatação de grandes troncos venosos.
É muito comum que afete a veia safena e cause complicações como a flebite superficial (inflamação das varizes) e a trombose venosa profunda. Elas podem ser mais perigosos em termos de tratamento.
Leia mais em: Quais os sintomas de trombose nas pernas: 7 sinais de alerta
Varizes reticulares
São as varizes consideradas de tamanho médio e encontradas em áreas como as pernas, a face, ao redor do nariz e parecem mais planas e menos torcidas.
São causadas por válvulas fracas ou danificadas nas veias. O sangue pode acumular-se na área afetada e fazer com que as veias dilatadas apareçam sob a pele.
O fato de serem menores do que as varizes tronculares não significa que não possam gerar complicações. No entanto, em geral, os tipos de varizes reticulares não representam um grande risco para a saúde.
Telangiectasias ou Aranhas Vasculares
Também conhecida como vasinhos, veias de fio ou veias de aranha, estes tipos de varizes são pequenos vasos sanguíneos dilatados perto da superfície da pele. Bem menores que as outras, não representam um grande problema para a saúde vascular, apesar de também afetarem o retorno do sangue para o coração e poderem provocar sensação de peso e cansaço.
Elas se assemelham à forma de uma teia de aranha e comprometem mais a aparência do que a saúde. Ainda assim, devem ser tratadas, pois sua existência significa que o sangue não está circulando como deveria pelas pernas.
À medida que a doença venosa progride, as varizes não tratadas começam a evoluir para outros problemas de saúde, como o edema.
Esse inchaço crônico das pernas se manifesta ao longo do dia ou depois de ficar de pé por longos períodos. Outros experimentam síndrome das pernas inquietas, comichão na pele e dor ou cólicas severas.
Com o passar do tempo, a doença venosa causa descoloração da pele. A pele fica mais fina e a descoloração marrom aparece como uma mancha na pele. Isso ocorre por causa do vazamento de sangue dos vasos sanguíneos e no tecido da pele. Fique atento!
Úlceras nas pernas são uma indicação de que a doença venosa atingiu um estágio avançado. Elas são extremamente dolorosas, coçam e exigem cuidados e curativos constantes, impactando significativamente a qualidade de vida.
Prevenção de varizes
Há poucas evidências que sugerem que você possa impedir que as varizes apareçam ou impedir completamente o desenvolvimento de novas veias.
- Mas existem maneiras de aliviar os sintomas das varizes existentes, tais como:
- evitando ficar parado por longos períodos, tentar se mover a cada 30 minutos;
- fazendo intervalos regulares durante o dia;
- levantando as pernas em travesseiros enquanto descansa para aliviar o desconforto;
- fazer exercícios regularmente – isso pode melhorar a circulação e ajudar a manter um peso saudável.
Sintomas das varizes
Os sintomas das varizes podem incluir:
- dores;
- cólicas;
- coceira;
- inchaço;
- fadiga.
Algumas pessoas também podem queixar-se de sensação de pressão e dor. Sintomas mais graves podem incluir sangramento e coágulo de sangue dentro da veia varicosa. Na doença venosa de longa duração, a pele pode se tornar fibrótica e cicatrizada.
Tratamento de varizes
O tratamento para varizes varia com base no tamanho e localização das veias varicosas, na presença dos sintomas e em casos de alterações cutâneas associadas, como inchaço, dermatite ou ulceração.
Cada caso individual é diferente e precisa de uma avaliação completa de um especialista, em conjunto com os exames para detectar varizes.
De acordo com os tipos de varizes, o tratamento geralmente é necessário:
- para aliviar os sintomas – se as suas varizes estiverem causando dor ou desconforto;
- para tratar complicações – como úlceras nas pernas , inchaço ou descoloração da pele;
- por razões estéticas.
Se o tratamento for necessário, seu médico pode recomendar, em primeiro lugar:
- até 6 meses de uso de meias de compressão;
- fazendo exercícios regulares;
- elevando a área afetada ao descansar.
Se as varizes ainda causarem dor ou desconforto, ou causarem complicações, elas podem ser tratadas de várias maneiras. As opções de tratamento mais comuns, de acordo com os tipos de varizes, incluem:
- Ablação endotérmica – onde o calor é usado para selar as veias afetadas
- Escleroterapia – utiliza espuma especial para fechar as veias
- Ligadura e Stripping – as veias afetadas são removidas cirurgicamente
Leia mais: Como acabar com as varizes: autocuidado e recursos médicos
De tudo o que foi dito, fica uma simples lição: na doença venosa, assim como na vida, quanto mais cedo for o tratamento, melhor será o resultado. Use essa informação a seu favor. Se tiver problemas de varizes, trate o quanto antes. Pense em sua saúde vascular. Não deixe que suas varizes virem doença.
Faça seus exames para controle ou cirurgia de varizes com a Eigier. Acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame online com conforto e segurança.
O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.