Não consigo fazer ressonância magnética: como mudar essa realidade?

A ressonância magnética é, atualmente, um dos melhores e mais sofisticados métodos que permite a captação de imagens em alta definição do interior do corpo humano. Entretanto, algumas pessoas tem em mente a sensação de “não consigo fazer ressonância magnética”.

A ressonância é um teste que usa ímãs, ondas de rádio e um computador para fazer imagens detalhadas de órgãos e tecidos dentro do seu corpo. Ele cria um campo magnético ao redor do paciente, produz sinais do corpo que são detectados e convertidos em imagens por um computador e serão visualizadas em um monitor de vídeo.

Sem utilizar a radiação ionizante, ajuda o médico a diagnosticar uma doença ou uma lesão e pode também monitorar o desempenho do tratamento que está sendo realizado.

É bastante utilizada para observar tecidos moles e o sistema nervoso. Pode ser utilizada na pesquisa de diferentes partes do corpo criando imagens que podem mostrar diferenças entre tecidos saudáveis ​​e não saudáveis ​​ou anormais.

Nesse momento, você deve estar pensando, porque não consigo fazer ressonância magnética?

Não consigo fazer ressonância magnética

Fonte: Gazeta do Povo

O que fazer se não consigo fazer ressonância magnética

Essa é uma pergunta que muitos se fazem: o que posso fazer se não consigo fazer ressonância magnética?

Esse exame pode desencadear sensações de pavor, estresse, inquietação, angústia e até falta de ar para quem tem pânico de lugares fechados.

O espaço apertado dá uma sensação de angústia a alguns pacientes. A ideia de ter que entrar no equipamento não é nada agradável, e os momentos que antecedem ao exame são de muita ansiedade.

Entretanto, a verdade é que a ressonância é um exame 100% seguro, indolor e o tal tubo fechado que todos temem, tem duas abertura, garantindo a circulação do ar.

As máquinas de ressonância magnética mais antigas tinham túneis mais estreitos e costumavam ser relativamente escuras, sendo que o teto do scanner ficava muito próximo do rosto do paciente. Hoje em dia, os equipamentos são:

  • bem mais iluminados;
  • ventilados;
  • abertos nas extremidades;
  • proporcionando ao paciente uma melhor sensação.

Por isso, se você é uma dessas pessoas que pensa “não consigo fazer ressonância magnética” algumas dicas podem te ajudar a superar esse medo. A seguir, listamos algumas delas:

  • O primeiro passo é obter de seu médico todas as informações necessárias, que te darão mais segurança na realização da ressonância magnética. Ter conhecimento prévio sobre o exame vai ajudar no entendimento de todo o processo.
  • Outra boa estratégia é conversar com a equipe que realizará o exame e explicar a sua dificuldade. Provavelmente eles vão conversar com você e te mostrar o equipamento, para que se familiarize com o exame.
  •  Converse sobre a necessidade de você ser introduzido totalmente no aparelho ou se pode, pelo menos, ficar com a cabeça do lado de fora.
  • Verifique se há a possibilidade de uma pessoa amiga acompanhar o exame. Isso pode trazer um pouco mais de tranquilidade, segurança e conforto.
  • Verifique também a possibilidade de usar um fone de ouvido com uma música bem relaxante.
  • Preste a atenção na respiração: tente respirar lentamente e use técnicas de meditação, com um efeito calmante para a maioria das pessoas.
  • Cubra o rosto ou mantenha simplesmente os olhos fechados, mantendo o pensamento em coisas positivas.
  • Outra técnica simples é a da contagem. Comece a contar lentamente e mantenha-se focado. A monotonia da contagem fará com que você relaxe.
  • Para quem acredita, reze! O simples fato de você se concentrar na oração, fará com que se acalme e o tempo passe mais rapidamente.
  • Procure marcar seu exame em um centro de imagem com uma equipe qualificada e altamente treinada. Isso vai passar segurança pra você.
  • Naqueles casos extremos de claustrofobia, verifique a possibilidade de usar um sedativo, para minimizar a ansiedade. Essa sedação não o fará dormir, mas sim relaxar durante o exame. A coisa mais importante para o paciente fazer é tentar ficar imóvel e relaxar.

Leia mais sobre esse último tópico: Quando e como é feita a sedação para Ressonância Magnética

No final, você verá que o exame foi muito mais tranquilo do que você imaginou!

A ressonância magnética é uma das máquinas mais sofisticadas na área da ciência biomédica.

Agora que já tivemos um breve esclarecimento sobre as dicas para acabar com o medo de “não consigo fazer ressonância magnética”, que tal conhecer um pouco mais sobre esse exame?

A seguir listamos alguns tópicos relevantes sobre:

  • a importância desse exame;
  • como é feito;
  • como funciona o equipamento.

Conheça mais sobre a ressonância magnética

No dia do exame, você irá vestir uma espécie de bata hospitalar e não deverá estar portando nenhum tipo de metal, dentadura, óculos, aparelho auditivo, peruca, jóias, piercing, etc

Você deverá responder um questionário de triagem a respeito de sua saúde, com dados que possam indicar algum risco à sua saúde ou interferir no exame de ressonância magnética, e se você tem implantes ou dispositivos.

Uma dúvida comum para quem vai fazer o exame é se é possível realizar o procedimento com implantes. Para responder a essa pergunta, acesse o artigo; “Quem tem implante dentário pode fazer Ressonância Magnética?”

Dependendo do local a ser examinado, talvez seja necessário a utilização do contraste para a ressonância magnética. Trata-se do agente de contraste de gadolínio, que não contém iodo e, portanto, raramente causa uma reação alérgica ou outro problema. Isso é necessário para que se possa ver mais claramente as estruturas dentro do seu corpo.

A máquina de ressonância magnética cria um campo magnético dentro do seu corpo, o  computador pega os sinais e os usa para fazer uma série de fotos. Cada imagem mostra uma fatia fina do seu corpo, que depois será encaminhada ao seu médico, juntamente com um laudo.

O equipamento de ressonância magnética

Resumidamente, podemos dizer que trata-se de um grande tubo imantado (scanner), com as extremidades abertas. O paciente estará deitado em uma espécie de maca que irá deslizar para dentro desse tubo. Dependendo da parte do corpo a ser estudada, não haverá a necessidade de que todo o corpo seja introduzido na máquina.

O scanner de ressonância magnética poderá fazer um barulho alto, batidas ou outros ruídos durante o procedimento. “Mais um motivo porque não consigo fazer ressonância magnética”, dizem algumas pessoas. Acalme-se. Serão fornecidos tampões para os ouvidos para evitar esse desconforto. Durante todo o procedimento o paciente estará sendo monitorado, poderá acionar um botão e se comunicar com o técnico de ressonância magnética ou o operador do scanner através de um sistema de intercomunicação.

Agora que você já sabe como é o exame, não tem com o que se preocupar!

Uma das ferramentas mais poderosas é o conhecimento.

Agora você não precisa mais dizer: Não consigo fazer ressonância magnética!

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar sua ressonância magnética online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética;
  • Ultrassonografias;
  • Densitometria Óssea;
  • Mamografia Digital;
  • Raio X Digital;
  • Doppler;
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: