Cuidados para fazer espermograma: 4 importantes orientações para o exame
O espermograma é um exame feito para avaliar a fertilidade e a saúde do homem, à partir da análise do sêmem. Antes de realizar este teste, é preciso conhecer os cuidados para fazer espermograma, para que não haja erro na hora da coleta.
Continue lendo para conhecer importantes dicas para fazer espermograma!
Cuidados para fazer espermograma
A primeira coisa que você deve saber é que o material para o exame de espermograma é coletado através da masturbação.
Geralmente, essa coleta é realizada na própria clínica, na qual você é encaminhado a um local apropriado para isso.
Em alguns casos, você pode coletar o material em casa e levar até o laboratório em um recipiente estéril e hermeticamente fechado, até uma hora após a coleta.
Converse com seu médico sobre essas possibilidades e sobre o que te deixa mais confortável.
Porém, antes de pensar especificamente no local de coleta, é preciso se atentar ao preparo e aos cuidados para o exame.
Veja quais são as orientações de como se preparar para o espermograma e coletar o material de forma correta:
1) Abstinência sexual
Antes de realizar o espermograma, você deve ficar no mínimo 4 dias em abstinência sexual total, ou seja, sem qualquer tipo de estimulação. Isso é importante, pois vai influenciar a quantidade de espermatozoides.
2) Não estar usando antibióticos
Se você estiver realizando algum tratamento com antibióticos, deve terminar a medicação e esperar um intervalo de pelo menos 2 semanas antes de fazer seu espermograma.
Além disso, avise ao seu médico, e ao laboratório que fará a análise, sobre qualquer outra medicação que utilize.
3) Não utilizar lubrificantes
Como esse é um momento delicado e até um pouco constrangedor, você pode querer se valer de alguns estímulos para coletar seu material, isso é normal.
Porém, não utilize lubrificantes ao se masturbar, pois algumas substâncias contidas nesses produtos podem interferir nos resultados do exame.
4) Cuidados de higiene
É fundamental higienizar devidamente o pênis e as mãos, com água e sabão ou algum antisséptico fornecido pelo laboratório, antes de coletar o material.
Saiba mais detalhes sobre os cuidados para fazer espermograma no vídeo abaixo:
Como é a análise de um espermograma?
É importante entender que o urologista pode solicitar um espermograma por vários motivos e não apenas para verificar a fertilidade masculina.
O exame é recomendado nos seguintes casos:
- Para casais que estão tentando engravidar há mais de um ano, sem sucesso;
- Antes de uma fertilização in vitro;
- Para verificar a fertilidade do homem;
- Para diagnosticar doenças como varicocele ou prostatite.
Em um espermograma, são observados os seguintes aspectos do sêmen:
- Volume ejaculado;
- Concentração de espermatozoides;
- Velocidade de liquefação do ejaculado;
- Morfologia do esperma.
Os resultados podem se enquadrar, basicamente, em um dos diagnósticos abaixo:
- Astenozoospermia (pouca mobilidade dos espermatozoides);
- Teratozoospermia (maioria dos espermatozoides com anormalidades estruturais);
- Oligozoospermia ( baixa concentração de espermatozoides).
Conheça mais detalhes sobre o exame espermograma no vídeo abaixo:
Validação dos resultados
Vários fatores podem interferir nos resultados de um espermograma, dependendo do estilo de vida que o homem levou nos últimos 3 meses. O exame pode ser afetado por:
- Banhos muito quentes;
- Cafeína;
- Uso de álcool, tabaco e outras drogas;
- Prática intensa de esportes;
- Estresse;
- Alguma doença pela qual tenha passado nesse período.
Por essa razão, quando os resultados do primeiro espermograma são anormais, isso não quer dizer, em um primeiro momento, que ele tenha algum problema.
O exame deve ser repetido uma segunda vez, após 4 a 8 semanas, para confirmar o diagnóstico.
Tratamento
Após avaliar seus resultados, o urologista, ou especialista em reprodução, vai aconselhá-lo sobre possíveis métodos de tratamento ou medicações a serem utilizadas.
Em casos de infertilidade, o tratamento mais comumente utilizado é um procedimento de inseminação artificial usando ICSI (injeção de espermatozoides no óvulo).
Essa técnica permite selecionar os espermatozoides mais móveis e morfologicamente mais adequados, a fim de injetá-los em um óvulo saudável, permitindo sua fertilização.
Sobre infertilidade e a importância do espermograma
Quando um casal tem dificuldades para engravidar, a primeira preocupação, geralmente, é de que exista algum problema com a mulher e não com o homem. Porém, a infertilidade masculina é algo tão comum quanto a feminina.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 35% dos casos de infertilidade estão relacionados à mulher, cerca de 35% ao homem, 20% a ambos e 10% por causas desconhecidas.
Por isso, quando há vontade de conceber e o casal não consegue, após um ano de tentativas, o ideal é que ambos os parceiros procurem um médico para avaliação.
No caso dos homens, o espermograma vai ser o principal teste utilizado para verificar se há algum problema de infertilidade.
O exame custa entre R$70 e R$200, dependendo da clínica e da região do país em que ela se encontra, e também é disponibilizado gratuitamente pelo SUS.
Como já mencionamos no início deste artigo, você deve tomar os devidos cuidados para fazer espermograma, a fim de garantir resultados mais precisos e que possibilitem encontrar o melhor tratamento para você.
Se o seu médico solicitou o exame espermograma para saber se você possui dificuldade para conceber, ele provavelmente também indicou a realização de exames como:
- doppler de bolsa escrotal;
- doppler peniano com fármaco-indução, entre outros.
No site da Eigier Diagnósticos, você pode agendar seus exames online, com maior privacidade e conforto e a preços acessíveis.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.