O que é Outubro Rosa e o trabalho de conscientização sobre o câncer de mama
Outubro foi definido como o mês da conscientização sobre o câncer de mama. Você já deve ter ouvido falar, visto movimentações nas ruas da sua cidade e nas redes sociais. Mas o que é Outubro Rosa na prática? O objetivo de tematizar um mês é a busca por mais atenção para a importância da detecção precoce e do início imediato do tratamento, bem como para os cuidados paliativos dessa doença.
O que é Outubro Rosa?
Como citamos rapidamente acima, outubro foi escolhido o mês da conscientização sobre o câncer de mama.
A campanha tomou uma proporção mundial e envolve, anualmente, milhares de empresas e pessoas comuns, no objetivo de destacar a importância da conscientização, educação e pesquisa sobre as mamas.
Durante o que é Outubro Rosa, a busca de ativistas e profissionais de saúde é engajar o maior número possível de pessoas, rumo a conscientização sobre esse assunto tão importante e que atinge milhares de mulheres todos os anos.
Existem cerca de 1,38 milhão de novos casos e 458 mil mortes por câncer de mama a cada ano (IARC Globocan).
Atualmente, não há conhecimento suficiente sobre as causas do câncer de mama, portanto, a detecção precoce da doença continua a ser a pedra angular do tratamento do câncer de mama.
Quando o câncer de mama é detectado precocemente, e se um diagnóstico e tratamento adequados estão disponíveis, há uma boa chance de que o câncer de mama possa ser curado. Se detectado tardiamente, no entanto, o tratamento curativo pode não ser mais uma opção. Nesses casos, são necessários cuidados paliativos para aliviar o sofrimento dos pacientes e de suas famílias.
A OMS promove programas abrangentes de controle do câncer de mama como parte dos planos nacionais de controle do câncer.
As estratégias de detecção precoce recomendadas, estão relacionadas à conscientização da necessidade de atenção aos sinais e sintomas do câncer de mama, precocemente por meio de 3 ações principais:
- aprendizado de como fazer o exame de mama em casa (autoexame)
- acompanhamento médico regular;
- mamografia regular, a partir dos 40 anos.
Entretanto, para realmente fazer um diagnóstico realmente precoce, é importante a realização da mamografia periódica, afinal, ela é capaz de detectar tumores muito pequenos, que ainda não são sentidos no autoexame. Para saber mais sobre ela, leia o artigo O que é e como é o exame de mamografia [+ dicas para o dia].
Assim, a cada ano, colocar em prática o conceito do que é Outubro Rosa auxilia tomar medidas contra o câncer de mama e a criar um futuro onde todos que desenvolvem a doença possam viver e viver bem.
Novamente, é importante que você, mulher, filho, marido, amigo de uma mulher, saiba como é feito o diagnóstico do câncer de mama. Como falamos acima, o autoexame, muito abordado não apenas em outubro, mas em todos os meses do ano, não é a melhor forma para descobrir a doença.
Repetimos, a mamografia é a melhor forma de diagnosticar o câncer de mama precocemente. Para te convencer e chamar ainda mais sua atenção, assim como é o objetivo do que é Outubro Rosa, separamos um vídeo do Dr. Dráuzio Varella, sobre o assunto. Assista!
Como posso me envolver no que é Outubro Rosa?
Agora que você já sabe o que é Outubro Rosa e quais são seus objetivos, é interessante que participe desse movimento e também se engaje para cuidar de sua própria saúde e da saúde de quem te rodeia.
Se você ou alguém próximo a você tiver sido diagnosticado com câncer de mama, você saberá que é vital que as mulheres verifiquem seus seios regularmente. Mas, infelizmente, muitas mulheres por aí não fazem esse acompanhamento. Com esse objetivo, existem diferentes tipos de análise:
- Exame físico: seu médico vai examinar seus seios e verificar seus mamilos e suas secreções. Eles também podem apalpar seus seios e axilas para procurar caroços.
- Histórico médico: seu médico fará perguntas sobre seu histórico de saúde e de seus familiares;
- Mamografia: melhor forma de manter o controle da saúde das mamas;
- Ultrassom: ondas sonoras ultrassônicas podem produzir uma imagem do tecido mamário e mostrar possíveis alterações;
- Ressonância magnética: este é outro teste de imagem não invasivo usado para examinar o tecido mamário;
- Biópsia: remoção de uma pequena quantidade de tecido a ser usado para o teste.
Independente de qual for o procedimento adotado, ele será indicado por seu médico, por isso, procure seu ginecologista o quanto antes.
Para realizar seus exames para diagnóstico do câncer de mama com segurança e conforto conte com a estrutura de ponta da Eigier Diagnósticos. Você pode fazer o pré-agendamento online do conforto da sua casa.
Confira a lista de exames disponíveis em nossa unidade e confira também os convênios atendidos, caso você possua algum.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.