Dores nas mamas: o que pode ser?
Mulheres de todas as idades relatam ter dores nas mamas, também conhecida como mastalgia. A dor pode ocorrer antes e depois da menopausa. No entanto, a dor mamária é mais comum durante os anos reprodutivos. Então vem a dúvidas: dores nas mamas, o que pode ser?
Quase 70% das mulheres relatam dor na mama em algum momento durante suas vidas, mas apenas cerca de 15% precisam de tratamento médico.
A gravidade e localização das dores nas mamas podem variar. A dor pode ocorrer em ambos os seios, uma mama ou na axila. A gravidade pode variar de leve a grave e é tipicamente descrita como sensibilidade, queimação acentuada ou aperto do tecido mamário.
Alterações hormonais devido a eventos como menstruação, gravidez, lactação e menopausa também podem afetar o tipo de dor mamária experimentada.
Então vamos conhecer a seguir os tipos de dores nas mamas e o que pode ser.
Dor na mama: o que pode ser e tratamento
As dores nas mamas podem ser causadas por uma variedade de fatores. Os dois fatores mais comuns são as flutuações hormonais e os seios fibrocísticos (encaroçados).
Flutuações hormonais
O ciclo menstrual de uma mulher causa flutuações hormonais no estrogênio e na progesterona. Esses dois hormônios podem fazer com que os seios de uma mulher se fiquem inchados, encaroçados e, às vezes, doloridos.
As mulheres, por vezes, relatam que esta dor piora à medida que envelhecem devido ao aumento da sensibilidade aos hormônios. Às vezes, mulheres que experimentam dores nas mamas relacionada à menstruação não terão dor após a menopausa.
Se a dor na mama é devido a flutuações hormonais, você geralmente notará a dor piorando de dois a três dias antes do período menstrual. Às vezes, a dor continuará durante todo o ciclo menstrual.
Para determinar se a sua dor no seio está ligada ao seu ciclo menstrual, mantenha um registo dos seus períodos e repare quando sentir dor ao longo do mês. Depois de um ciclo ou dois, um padrão pode ficar claro.
Os períodos de desenvolvimento que afetam o ciclo menstrual da mulher e, potencialmente, causam dores nas mamas incluem:
- puberdade
- gravidez
- menopausa
Cistos mamários
Quando uma mulher envelhece, seus seios experimentam mudanças conhecidas como involução. É quando o tecido mamário é substituído por gordura.
Um efeito colateral disso é o desenvolvimento de cistos e mais tecido fibroso. Estes são conhecidos como alterações fibrocísticas ou tecido mamário fibrocístico.
Não é regra que seios fibrocísticos sempre causam dor, mas eles podem. Essas alterações geralmente não causam preocupação.
Seios fibrocísticos podem se tornar irregulares e aumentar a sensibilidade. Isso geralmente ocorre nas porções superiores e externa dos seios. Os caroços também podem aumentar de tamanho na época do ciclo menstrual.
Aleitamento materno e dor mamária
A amamentação é uma maneira natural e nutritiva de alimentar seu bebê, mas tem suas armadilhas e dificuldades. Você pode sentir dores nas mamas durante a amamentação por várias razões. Esses incluem:
Mastite
A mastite é uma infecção nos dutos de leite. Isso pode causar dor severa e forte, além de rachar, comichão, ardor ou bolhas nos mamilos.
Outros sintomas incluem estrias vermelhas nos seios, febre e calafrios. Seu médico irá tratá-los com antibióticos.
Ingurgitamento mamário
O ingurgitamento mamário ocorre quando seus seios se tornam cheios. As mamas parecerão aumentados e sua pele ficará tensa e dolorida. Se você não puder alimentar seu bebê logo, você pode tentar bombear ou tirar manualmente seu leite.
Você pode fazer isso colocando o polegar em cima do peito e os dedos sob o peito. Lentamente, gire os dedos contra a parede do peito e avance em direção aos mamilos para esvaziar o peito.
Trava incorreta
Se o seu bebê não estiver pegando adequadamente o seu mamilo, você provavelmente sentirá dor nos seios. Sinais de que seu bebê não faz a pega corretamente incluem rachaduras nos mamilos e dor.
Um consultor de lactação no hospital onde você deu à luz pode ajudá-lo a ensinar o bebê a fazer a pega correta e mais saudável.
Lembre-se: a amamentação não precisa doer. Consulte o seu médico ou ligue para um especialista em aleitamento se tiver dificuldade em amamentar.
Outras causas de dor mamária
Outras causas de dores nas mamas e o que pode ser são:
Dieta
Os alimentos que uma mulher come podem contribuir para as dores nas mamas. As mulheres que ingerem dietas pouco saudáveis, como aquelas com alto teor de gordura e carboidratos refinados, também correm maior risco de ter dor nos seios.
Preocupações extra mamárias
Às vezes as dores nas mamas não são por causa de seus seios, mas por causa da irritação do tórax, braços ou músculos das costas. Isso é comum se você se envolver em atividades como varrer, remar, capinar, esquiar etc.
Tamanho do peito
Mulheres com seios maiores ou seios que não são proporcionais aos seus quadros podem sentir desconforto no pescoço e nos ombros.
Cirurgia de mama
Se você fez uma cirurgia em seus seios, a dor resultante da formação de tecido cicatricial pode persistir depois que as incisões tiverem cicatrizado.
Medicamentos
Antidepressivos, terapia hormonal, antibióticos e medicamentos para doenças cardíacas podem contribuir para as dores nas mamas.
Embora você não deva parar de tomar esses medicamentos se tiver dores nas mamas, converse com seu médico se houver opções alternativas disponíveis.
Fumar
O fumo é conhecido por aumentar os níveis de epinefrina no tecido mamário. Isso pode fazer os seios de uma mulher doerem.
O que pode ajudar a reduzir a dor na mama?
O tratamento irá variar dependendo se a sua dor no peito é cíclica ou não-cíclica. Antes de tratá-lo, seu médico irá considerar sua idade, histórico médico e a gravidade da sua dor.
O tratamento da dor cíclica pode incluir:
- usar um sutiã de apoio 24 horas por dia, quando a dor estiver pior;
- reduzir o consumo de sódio;
- tomar suplementos de cálcio;
- tomar contraceptivos orais;
- tomar bloqueadores de estrogênio, como o tamoxifeno;
- tomar medicamentos para aliviar a dor, incluindo medicamentos antiinflamatórios não-esteroidais (AINEs), como ibuprofeno ou acetaminofeno.
O tratamento da dor não cíclica dependerá da causa da dor mamária. Uma vez identificada a causa, o seu médico prescreverá tratamentos específicos relacionados.
Sempre fale com seu médico antes de começar a tomar qualquer suplemento para garantir que ele não interfira nos medicamentos que você está tomando ou em quaisquer condições que você possa ter.
E se forem precisos exames mais detalhados para identificar o que as dores mamárias podem ser, é preciso contar uma opção de serviço segura e confortável.
Conheça os serviços da Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame direto do nosso site com conforto e segurança.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Raio X Digital
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Ultrassonografia
- Doppler
- Medicina Fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.