Mamografia: a partir de que idade as mulheres devem fazer o exame?
A saúde da mulher é um tópico bastante discutido na comunidade médica. Entre os temas mais frequentes está o câncer de mama. Ele pode ser detectado com o autoexame e também através da mamografia, mas a partir de qual idade é preciso fazê-la regularmente?
Nos últimos anos, tem havido uma preocupação crescente de que as mamografias anuais, a partir dos 40 anos, possam fazer mais mal do que bem para muitas mulheres.
É por isso que a Força Tarefa para Serviços Preventivos dos Estados Unidos, um grupo de especialistas que analisa as últimas descobertas de pesquisas, recomenda que a mamografia comece com 50 anos, em vez de 40, e que a frequência seja a cada dois anos (em vez de anualmente) a partir dos 74 anos.
A Força-Tarefa é usada amplamente como padrão-ouro para determinar o tratamento médico e a triagem.
Neste caso, eles recomendaram aumentar a idade para 50 anos depois que o American College of Physicians recomendou a mesma diretriz, e também que as mulheres continuem a passar por mamografia até os 74 anos. Eles dizem que não há evidências de quais seriam os benefícios em mulheres com 75 anos ou mais.
Por muitos anos, a American Cancer Society (ACS) recomendou mamografias anuais a partir dos 40 anos, mas em outubro de 2015, eles emitiram novas recomendações.
Agora recomenda-se que as mulheres com risco médio de câncer de mama iniciem a mamografia aos 45 anos e que realizem mamografias anuais dos 45 aos 54 e continuem a fazer mamografia a cada dois anos.
Em contrapartida, alguns especialistas apontam que as mamografias geralmente fazem mais mal do que bem, porque não há evidências de que elas salvem vidas ou resultem em cirurgias menos radicais.
Especialistas não recomendam exames de ressonância magnética para triagem de mulheres de risco médio, mas estudos clínicos estão sendo feitos para determinar se esse deve ser o procedimento.
Continue lendo e saiba mais sobre as recomendações da mamografia e a partir de que idade começar o exame e como mantê-lo atualizado.
Mamografia: a partir de que idade começar?
Um lembrete chave: essas recomendações são para mamografias de triagem. Mamografias ainda são necessárias em quase qualquer idade, se um nódulo for encontrado.
Os especialistas concordam que as mulheres com risco especialmente alto de câncer de mama, como aquelas com mães ou irmãs que tiveram câncer de mama, podem fazer mamografias entre as idades de 40 e 50 anos ou, em casos raros, até mais cedo.
O resultado é que as mamografias têm o potencial de ajudar a detectar o câncer de mama mais cedo. No entanto, como a maioria dos procedimentos médicos, existem riscos e benefícios.
Para a maioria das mulheres que não estão predispostas ao câncer de mama, as mamografias regulares não precisam começar antes dos 50 anos.
Ou, para ser cautelosa, uma mulher pode fazer uma mamografia mais cedo (por volta dos 45 anos) e, em seguida, se estiver tudo normal, pode esperar até os 50 anos para a próxima.
Este é o conselho que o Centro Nacional de Pesquisa em Saúde e seu Fundo de Prevenção e Tratamento do Câncer vêm dando desde 2007.
As mulheres com maior risco de câncer de mama não devem esperar até os 50 anos para fazer mamografias regulares. Lembre-se que a maior idade – 50 anos – é apenas uma diretriz (não uma regra estrita), e apenas para mulheres sem sintomas e que não correm alto risco de câncer de mama.
Além disso, se uma mulher encontra um nódulo no seio, uma mamografia ainda é muito importante, independentemente da idade da mulher. Para uma mulher com alto risco de câncer de mama por causa de sua história familiar ou exposições ambientais, a triagem regular antes dos 50 anos, ou mesmo antes dos 40 anos, pode ser uma boa ideia.
Para as mulheres que são portadoras da mutação genética do BRCA é recomendado iniciar mamografias anuais entre as idades de 25 a 30 anos, já que essa mutação as coloca em um risco muito maior de desenvolver o câncer de mama.
Estudos mais recentes descobriram que iniciar mamografias anuais antes dos 35 anos não traz benefícios e pode ser prejudicial.
As mulheres acabam com maior exposição à radiação de mamografias durante a sua vida, o que aumenta sua chance de desenvolver câncer de mama induzido por radiação.
A maioria das mulheres que têm mãe, irmã ou avó que tiveram câncer de mama com 50 anos ou mais, ou com alto risco de câncer de mama devido a obesidade ou outras razões, pode fazer mamografias regulares (a cada dois anos) começando entre as idades de 40 e 50 anos.
Se seus parentes tiveram câncer de mama em uma idade jovem, as mulheres podem considerar a mamografia antes mesmo dos 40 anos.
Infelizmente, as mulheres mais jovens tendem a ter seios mais densos, que muitas vezes parecem brancos em uma mamografia. Como o nódulo de câncer também aparece branco, as mamografias são menos precisas para mulheres mais jovens (e outras mulheres com seios densos).
Para essas mulheres, a ressonância magnética de mama é mais precisa do que uma mamografia, e também é mais segura. Vale ressaltar que a ressonância magnética da mama é mais cara que a mamografia.
Quanto mais frequente melhor?
Lembre-se de que as mamografias expõem as mulheres à radiação, o que pode aumentar o risco de câncer de mama.
Aumentar a idade das mamografias para 50 anos para a maioria das mulheres e reduzir a frequência a cada dois anos poderia salvar vidas, pois reduziria drasticamente a exposição à radiação.
Os especialistas acreditam que mamografias menos frequentes significam também uma taxa mais baixa de falsos alarmes, e isso significa menos testes desnecessários, ansiedade e possivelmente menos cirurgias desnecessárias.
Tirou sua dúvida sobre mamografia e a partir de qual idade ela é necessária? Caso ainda tenha alguma dúvida escreva pra gente nos comentários.
Se você passou pela orientação do seu médico e precisa agendar uma mamografia acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame online com conforto e segurança.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia
- Doppler
- Medicina Fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.