Como identificar trombose: sintomas, diagnóstico e prevenção
A trombose venosa profunda (TVP) é um coágulo sanguíneo que se desenvolve dentro de uma veia profunda do corpo, geralmente na perna. Os coágulos sanguíneos que se desenvolvem em uma veia também são conhecidos como trombose venosa. Mas como identificar a trombose?
A trombose geralmente ocorre em uma veia profunda da perna, uma veia maior que atravessa os músculos da panturrilha e da coxa.
Pode causar dor e inchaço na perna e levar a complicações como embolia pulmonar. Esta é uma condição séria que ocorre quando um pedaço de coágulo de sangue se rompe na corrente sanguínea e bloqueia um dos vasos sanguíneos nos pulmões.
TVP e embolia pulmonar juntas são conhecidas como tromboembolismo venoso (TEV).
Como identificar trombose: sintomas
Em alguns casos, pode não haver como identificar trombose, pois não há sintomas. Se ocorrerem sintomas, eles podem incluir:
- dor, inchaço e sensibilidade em uma de suas pernas (geralmente sua panturrilha);
- uma dor pesada na área afetada;
- pele quente na área do coágulo;
- pele vermelha, particularmente na parte de trás da perna abaixo do joelho.
A trombose geralmente (embora nem sempre) afeta uma perna. A dor pode piorar quando você inclina o pé em direção ao joelho.
Se não for tratada, cerca de 1 em cada 10 pessoas com trombose desenvolverá embolia pulmonar. A embolia pulmonar é uma condição muito grave que causa:
- falta de ar – que pode surgir gradualmente ou repentinamente;
- dor no peito – que pode piorar quando você inspira;
- colapso repentino.
Tanto a trombose quanto a embolia pulmonar requerem investigação e tratamento urgentes.
Especialistas para consultar
Procure atendimento médico imediato se tiver dor, inchaço e sensibilidade na perna e desenvolver falta de ar e dor no peito.
Os médicos especialista que você pode procurar são:
- Clínico geral;
- Angiologista;
- Cirurgião vascular.
Alguns exames que podem ser requeridos após a avaliação médica são: Dímero D, Ecografia e Venografia. Saiba mais sobre os exames que detectam a trombose e o diagnóstico dessa condição.
Tratamento da trombose
O tratamento para trombose geralmente envolve tomar medicamentos anticoagulantes, que reduzem a capacidade do sangue de coagular e impedir que os coágulos existentes fiquem maiores.
A heparina e a varfarina são dois tipos de anticoagulantes frequentemente usados para tratar o problema. A heparina geralmente é prescrita primeiro porque funciona imediatamente para evitar a coagulação posterior.
Após o tratamento inicial, você também pode precisar tomar varfarina para prevenir a formação de outro coágulo sanguíneo.
Vários anticoagulantes, conhecidos como anticoagulantes orais de ação direta (DOACs), também podem ser usados para tratar a trombose.
Esses medicamentos incluem rivaroxabana e apixabana, e demonstraram ser tão eficazes quanto a heparina e a varfarina, com efeitos colaterais menos graves.
Prevenindo a trombose
Se você precisar ir para o hospital, um membro da equipe de atendimento deve avaliar seu risco de desenvolver um coágulo sanguíneo quando você for internado, seja qual for o tipo de tratamento que você esteja seguindo.
Se você está em risco de desenvolver trombose, há uma série de coisas que você pode fazer para evitar o coágulo no sangue, tanto antes de você ir para o hospital, como parar temporariamente de tomar a pílula anticoncepcional combinada, e enquanto estiver lá, como usar meias de compressão.
Quando você sair do hospital, seu médico também pode fazer várias recomendações para ajudar a prevenir o retorno da trombose ou o desenvolvimento de complicações. Estes podem incluir:
- não fumar;
- manter uma dieta saudável e equilibrada;
- fazer exercício regular;
- manter um peso saudável ou perder peso se você é obeso.
Não há evidências de que tomar aspirina reduz o risco de desenvolver trombose.
Consulte o seu médico antes de embarcar em viagens de longa distância se estiver em risco ou se já tiver tido trombose no passado.
Ao fazer uma viagem de longa distância (6 horas ou mais) de avião, trem ou carro, você deve tomar medidas para evitar a trombose como beber bastante água, realizar exercícios simples nas pernas e fazer pausas curtas e regulares.
Avaliando o risco
Cirurgia e alguns tratamentos médicos podem aumentar o risco de ter uma trombose. Estima-se que cerca de 25.000 pessoas que são internadas no hospital morrem de coágulos sanguíneos evitáveis a cada ano.
O Departamento de Saúde e Assistência Social fez da prevenção da trombose uma prioridade em todo a rede de saúde pública.
Todos os pacientes internados nos hospitais devem ser avaliados quanto ao risco de desenvolver um coágulo sanguíneo, qualquer que seja o tipo de tratamento que estejam fazendo e, se necessário, receber tratamento preventivo.
Os exames para ter um diagnóstico preciso e detalhado precisam de técnicos capacitados e um ambiente totalmente seguro para seu conforto e tranquilidade como paciente.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ressonância magnética;
- Mamografia Digital;
- Densitometria Óssea;
- Raio X Digital;
- Ultrassonografia;
- Doppler;
- Medicina Fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.