O que um atleta não deve comer: 6 alimentos para evitar

A maioria das pessoas está ciente que condições como gravidez e doenças como diabetes, requerem consideração nutricional especial. Os requisitos nutricionais também variam de acordo com a idade, peso e estilo de vida, por isso não deve ser uma surpresa, a informação de que os atletas também têm necessidades nutricionais distintas. Mas, o que um atleta NÃO deve comer?

Dentro de um cenário de como deve ser a alimentação de um atleta, muitos pontos são diferentes da alimentação de uma pessoa comum. Algumas questões sobre o que comer e o que não comer sendo um atleta, podem, inclusive, chocar algumas pessoas.

Muitas práticas comumente saudáveis, como comer alimentos ricos em fibras, podem ser contraproducentes para os atletas em treinamento.

A nutrição esportiva tem um foco diferente de um regime dietético geral. Atletas precisam de calorias para regenerar massa muscular em um ótimo funcionamento do metabolismo.

Levando esses fatores em consideração, o que um atleta não deve comer? Aqui está uma lista de 6 alimentos e ingredientes que os atletas devem evitar ou limitar a fim de alcançar seus objetivos de treinamento e melhorar o desempenho.

O que um atleta NÃO deve comer: 6 alimentos que devem ser evitar ou limitar

1. Limite de bebidas esportivas

Parece contraditório, mas não é. A menos que você esteja correndo por mais de uma hora, simplesmente não é necessário consumir bebidas esportivas.

Beber água, chá verde ou suco irá efetivamente mantê-lo hidratado.

2. Evite Refrigerante

Os refrigerantes encabeçam a lista de alimentos altamente calóricos e vazios em nutrientes.

Com quase 10 colheres de chá de açúcar por lata, os bebedores de refrigerante aumentam sua ingestão calórica e podem perder o apetite por alimentos mais saudáveis ​​porque estão cheios.

O refrigerante, especialmente as bebidas carbonatadas de cor escura, como a Coca Cola, que contém fósforo, contribui para a redução de cálcio.

Embora o refrigerante dietético não contenha açúcar de verdade, ele também faz parte da lista do que um atleta não deve comer.

Estudos mostraram que produtos artificialmente adoçados não ajudam na perda de peso e contêm ingredientes que não são bons para o corpo.

3. Evite barras de proteína e barras de energia

Barras de proteína e barras de energia são fontes rápidas e convenientes de nutrientes, mas, alguns especialistas desencorajam os atletas a usá-las em excesso.

A maioria é altamente processada e não pode ser comparada a comer um pedaço de fruta e uma mão cheia de nozes.

Leia também: TOP 7 melhores frutas energéticas para atletas consumirem

Para atletas que consomem barras com a intenção de aumentar sua ingestão de proteína, é importante se lembrar que muita proteína na dieta pode contribuir para a perda óssea e sobrecarregar os rins.

Muitas barras de proteína também são ricas em gordura saturada, o que pode contribuir para doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

4. Evite gorduras saturadas e trans

Esse tipo de alimento não faz bem para ninguém, e claro, está na lista do que um atleta não deve comer.

Alimentos contendo óleos vegetais hidrogenados e gorduras trans elevam o colesterol LDL (ou seja, colesterol ruim), baixam o colesterol HDL (bom) e aumentam o risco de doença cardíaca, mesmo em atletas bem condicionados.

Isso inclui bacon. Sabemos que o bacon é delicioso, mas tem uma tonelada de gordura saturada, que pode aumentar o colesterol e aumentar o risco de doenças cardíacas.

Em vez disso, os atletas devem escolher gorduras saudáveis, como nozes, sementes, abacate, frutos do mar e azeite de oliva e amendoim.

5. Limite a cafeína

Algumas pesquisas afirmam que pequenas quantidades de cafeína podem melhorar o desempenho. Especialistas, no entanto, incentivam os atletas a limitar sua ingestão por causa de seus efeitos de desidratação.

Evite bebidas fortificadas com cafeína e limite as bebidas energéticas, que podem conter fontes naturais de cafeína.

6. Evite Álcool

Se tivéssemos que escolher um único alimento para colocar na lista de “o que um atleta não deve comer”, ou melhor, beber, seriam as bebidas alcoólicas!

Excesso de bebida alcoólica continuará a impactar as células do seu corpo por cerca de 72 horas. Se você tem uma ressaca, é assim que suas células se sentem três dias depois.

Os efeitos prejudiciais do álcool incluem:

  • lentidão nos tempos de reação;
  • diminuição do desempenho;
  • aumento do risco de lesões, como ruptura muscular ou insolação, devido à desidratação.

Essa lista, do que um atleta não deve comer, está relacionada à preparação do atleta. Ao seu dia a dia de treinos. Dias de competições são bem diferentes, por isso, sugerimos que também leia o artigo; “O que um atleta deve comer antes da competição? [GUIA]”.

A chave para uma dieta saudável durante o treinamento é limitar ou evitar alimentos e ingredientes que interfiram com os requisitos nutricionais e de desempenho do corpo do atleta. Isso não quer dizer que os esportistas não possam ocasionalmente tomar uma cervejinha e comer uma pizza.

Se você come bem na maior parte do tempo, não precisa se preocupar com eventualidades.

Para que isso aconteça você deve procurar um nutricionista. As dicas sobre o que um atleta não deve comer são apenas um guia generalista. Se você quer ser um atleta de alto desempenho precisa procurar uma orientação especializada.

Agora que você tem uma ideia do que um atleta não deve comer, sugerimos que complemente seu conhecimento com o artigo; “10 dicas de alimentação para atletas: o que e como comer”.

O cuidado com a saúde e o corpo do atleta não está apenas em sua alimentação. Alguns exames são necessários com frequência. Então se você precisar de auxílio para realizá-los, acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seus exames online com conforto e segurança.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética
  • Ultrassonografia
  • Raio X Digital
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Doppler
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: