Como acabar com as varizes: dicas de autocuidado e procedimentos médicos indicados

Muitas pessoas vêm sofrendo com veias varicosas e inchaço nas pernas em decorrência do trabalho, que geralmente exige horas sentado diante do computador ou horas ficando em pé. As varizes podem ser definidas, resumidamente, como veias dilatadas, que costumam incomodar não só esteticamente, mas também causando alguns sintomas como dor e inchaço. Qualquer veia pode dilatar, mas, geralmente, as varizes afetam as pernas e os pés. Então, como acabar com as varizes?

Para saber como acabar com as varizes, devemos entender todo o processo de sua formação.

O sangue, que deveria fluir em direção ao coração, fica estagnado nas veias, acarretando dor, inchaço, e em casos mais graves, alterações na pigmentação da pele e trombose.

Como acabar com as varizes

Fonte: Ativo Saúde

Leia também: Qual exame detecta Trombose e como é feito o diagnóstico

Embora as varizes sejam em grande parte causadas por hereditariedade e hormônios, existem hábitos de vida que podem aumentar suas chances de desenvolver varizes. Claro, isso também significa que existem hábitos de vida que podem diminuir suas chances de desenvolver varizes.

Quando o problema está em sua etapa inicial, existem formas de reduzir a gravidade dos sintomas e prevenir o avanço das veias varicosas. E o bom é que a maioria dessas técnicas podem ser aplicadas em casa.

Dicas de como acabar com as varizes: autocuidado e procedimentos indicados

Algumas das dicas de como acabar com as varizes incluem hábitos saudáveis, como:

  1. Dieta e controle de peso: o excesso de peso atua na formação dos vasinhos. Siga uma dieta com pouco sal para evitar o inchaço causado pela retenção de água;
  2. Calçado confortável: evite saltos altos. Sapatos de salto baixo trabalham mais os músculos da panturrilha, o que é melhor para suas veias.
  3. Não use roupas apertadas em torno de sua cintura, pernas ou virilha porque essas roupas podem reduzir o fluxo sanguíneo;
  4. Elevação das pernas: elevar suas pernas ajuda o fluxo sanguíneo a subir de volta para o coração. Isso impede que o sangue se acumule nas veias da perna, causando varizes. Mais uma dica importante de como acabar com as varizes!
  5. Exercício: mexa-se. Andar a pé é uma ótima maneira de estimular a circulação sanguínea nas pernas.
  6. Evite ficar longos períodos numa mesma posição: faça questão de mudar sua posição com frequência para estimular o fluxo sanguíneo;
  7. Compressão graduada: as meias de compressão ajudam as veias e os músculos das pernas a movimentar o sangue com mais eficiência

Como acabar com as varizes

Fonte: Pomerana FM

Se você não responder ao autocuidado ou às meias de compressão, se o tipo de varizes ou sua condição for mais grave, seu médico pode indicar como acabar com as varizes através de um destes procedimentos:

Escleroterapia

Neste procedimento, o médico injeta uma solução ou espuma que cicatriza e fecha essas veias. Em poucas semanas, as veias varicosas tratadas devem desaparecer. Escleroterapia não requer anestesia e pode ser feito no consultório do seu médico.

Tratamento com laser

Os médicos estão usando novas tecnologias em tratamentos a laser para fechar varizes e veias menores. O tratamento a laser funciona enviando fortes rajadas de luz para a veia, o que faz com que a veia desapareça lentamente.

Procedimentos assistidos por cateter utilizando energia de radiofrequência ou laser

Nesses tratamentos, o médico insere um tubo fino, cateter,  em uma veia aumentada e aquece a ponta do cateter usando energia de radiofrequência ou laser.

Como o cateter é puxado para fora, o calor destrói a veia, fazendo com que ela desmorone e feche. Este procedimento é o tratamento preferido para varizes maiores.

Ligadura alta e remoção de veias

Este procedimento envolve amarrar uma veia  e remover a veia através de pequenas incisões. Este é um procedimento ambulatorial para a maioria das pessoas. A remoção da veia não afetará negativamente a circulação na perna, pois as veias mais profundas da perna cuidam dos volumes maiores de sangue.

Flebectomia ambulatorial

Seu médico remove varizes menores através de uma série de pequenas perfurações na pele. Apenas as partes da sua perna que estão sendo picadas serão anestesiadas neste procedimento ambulatorial. A cicatriz é geralmente mínima.

Cirurgia de veia endoscópica

Você pode precisar desta operação, apenas em caso avançado envolvendo úlceras de perna, se outras técnicas falharem.

Seu cirurgião usa uma câmera de vídeo fina inserida em sua perna para visualizar e fechar as veias varicosas e, em seguida, remove as veias através de pequenas incisões.

Ablação endotérmica

Uma sonda com laser na extremidade é colocada através da veia. O laser é aquecido e cauteriza as paredes das veias, fazendo com que o sangue deixe de fluir através delas. Em seguida, a veia é eliminada com um dispositivo de extração.

Ligação e descascamento

Neste procedimento, as veias varicosas são removidas cirurgicamente. É preciso fazer uma série de exames para cirurgia de varizes.

Leia mais sobre o assunto em: Como é cirurgia de varizes

Outros casos de varizes

As varizes que se desenvolvem durante a gravidez geralmente melhoram sem tratamento médico dentro de três a 12 meses após o parto. Então, se esse é o seu caso, não precisa ficar preocupada em como acabar com as varizes! Elas, na maioria das vezes, vão sumir!

A pessoa com varizes não deve hesitar em procurar ajuda médica, pois o problema deve ser tratado e, em alguns casos, a cirurgia é indicada.

Nos casos mais graves, em que o angiologista indicar cirurgia, a retirada é necessária para a melhora do retorno venoso, a não ser que algum problema de saúde impeça a cirurgia.

Então, sua preocupação em como acabar com as varizes, é válida e oportuna. Não só pela parte estética mas, principalmente, pelo fator saúde! Conversar com um médico ajudará a pessoa a tomar a melhor e mais informada decisão sobre o tratamento certo para ela.

Faça seus exames para controle ou cirurgia de varizes com a Eigier. Acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame online com conforto e segurança.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Medicina Fetal
  • Ressonância Magnética
  • Doppler
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Raio X Digital
  • Ultrassonografia, entre outros.

Comentários: