Como descobrir a endometriose: tudo o que você precisa saber sobre a doença

A endometriose é um distúrbio doloroso em que o tecido que normalmente reveste o interior do útero – o endométrio – cresce fora do seu útero. E como descobrir a endometriose?

A endometriose envolve mais comumente os ovários, trompas de falópio e o tecido que reveste a pélvis. Raramente, o tecido endometrial pode se espalhar para além dos órgãos pélvicos.

Com a endometriose, o tecido endometrial deslocado continua a agir normalmente – ele engrossa, quebra e sangra a cada ciclo menstrual. Como esse tecido deslocado não tem como sair do seu corpo, ele fica preso.

Quando a endometriose envolve os ovários, cistos chamados endometriomas podem se formar. O tecido circunvizinho pode ficar irritado, eventualmente desenvolvendo tecido cicatricial e aderências – bandas anormais de tecido fibroso que podem fazer com que tecidos e órgãos pélvicos colem uns aos outros.

A endometriose pode causar dor – às vezes grave – especialmente durante o período menstrual. Problemas de fertilidade também podem se desenvolver. Felizmente, tratamentos eficazes estão disponíveis.

Sintomas da endometriose

O principal sintoma da endometriose é a dor pélvica, frequentemente associada ao seu período menstrual.

Embora muitas mulheres experimentem cólicas durante o período menstrual, as mulheres com endometriose tipicamente descrevem uma dor menstrual que é muito pior que a habitual. Eles também tendem a relatar que a dor aumenta com o tempo.

Os sinais e sintomas comuns da endometriose podem incluir:

  • Menstruações dolorosas (dismenorréia). Dor pélvica e cãibras podem começar antes do período menstrual e prolongar-se por vários dias. Você também pode ter dor lombar e abdominal.
  • Dor na relação sexual. Dor durante ou após o sexo é comum nas mulheres com endometriose.
  • Dor com evacuações ou micção. É mais provável que você tenha esses sintomas durante o período menstrual.
  • Sangramento excessivo. Você pode experimentar menstruações pesadas ocasionais (menorragia) ou sangramento entre períodos (menometrorragia).
  • Infertilidade. A endometriose é diagnosticada pela primeira vez em algumas mulheres que procuram tratamento para infertilidade.
  • Outros sintomas. Você também pode sentir fadiga, diarréia, constipação, inchaço ou náusea, especialmente durante os períodos menstruais.

A gravidade da sua dor não é necessariamente um indicador confiável da extensão da condição. Algumas mulheres com endometriose leve têm dor intensa, enquanto outras com endometriose avançada podem ter pouca dor ou mesmo nenhuma dor.

A endometriose é por vezes confundida com outras condições que podem causar dor pélvica, como doença inflamatória pélvica (DIP) ou cistos ovarianos.

Pode ser confundida também com a síndrome do intestino irritável (SII), uma condição que causa ataques de diarreia, constipação e cólicas abdominais. A SII pode acompanhar a endometriose, o que pode complicar o diagnóstico.

Quando procurar um médico

Consulte o seu médico se você tiver sinais e sintomas que possam indicar endometriose.

A endometriose pode ser uma condição desafiadora para tratar. Um diagnóstico precoce, uma equipe médica multidisciplinar e uma compreensão do seu diagnóstico podem resultar em um melhor gerenciamento de seus sintomas.

Como descobrir endometriose: exames para diagnosticar

Para descobrir a endometriose e outras condições que podem causar dor pélvica, o seu médico irá pedir-lhe para descrever os seus sintomas, incluindo a localização da sua dor e quando esta ocorre.

Testes para verificar se há indícios físicos de endometriose incluem:

1. Exame pélvico

Durante um exame pélvico, o médico sente manualmente (apalpa) as áreas da pélvis em busca de anormalidades, como cistos nos órgãos reprodutivos ou cicatrizes atrás do útero.

O médico insere dois dedos enluvados dentro da vagina. Enquanto pressiona simultaneamente o abdómen, ele pode examinar o seu útero, ovários e outros órgãos.

exame-como-descobrir-endometriose

Muitas vezes não é possível sentir pequenas áreas de endometriose, a menos que tenham causado a formação de um cisto.

2. Ultrassom

Este teste usa ondas sonoras de alta frequência para criar imagens do interior do seu corpo. Para capturar as imagens, um dispositivo chamado transdutor é pressionado contra o abdômen ou inserido na vagina (ultrassonografia transvaginal).

O transdutor emite ondas sonoras que geram imagens do seu útero, ovários e tubas uterinas.

Ambos os tipos de ultrassom podem ser feitos para obter a melhor visão de seus órgãos reprodutivos. A ultra-sonografia não vai dizer definitivamente ao seu médico se você tem endometriose, mas pode identificar cistos associados à endometriose (endometriomas).

3. Ressonância magnética (RM)

Uma ressonância magnética é um exame que utiliza um campo magnético e ondas de rádio para criar imagens detalhadas dos órgãos e tecidos dentro do seu corpo.

Para algumas mulheres, uma ressonância magnética ajuda no planejamento cirúrgico, dando ao cirurgião informações detalhadas sobre a localização e o tamanho dos implantes endometriais.

4. Laparoscopia

Em alguns casos, seu médico pode encaminhá-lo a um cirurgião para um procedimento (laparoscopia) que permita visualizar dentro do seu abdômen.

Enquanto você está sob anestesia geral, o cirurgião faz uma incisão minúscula perto do umbigo e insere um instrumento de visualização delgado (laparoscópio), procurando por sinais de tecido endometrial fora do útero.

Uma laparoscopia pode fornecer informações sobre a localização, extensão e tamanho dos implantes endometriais para ajudar a determinar as melhores opções de tratamento.

O médico cirurgião pode retirar uma amostra de tecido (biópsia) para testes adicionais. Muitas vezes, com o planejamento cirúrgico adequado, seu cirurgião pode tratar totalmente a endometriose durante a laparoscopia, para que você precise apenas de uma cirurgia.

Tratamento

O tratamento para endometriose geralmente envolve medicação ou cirurgia. A abordagem que você e seu médico escolherão dependerá de quão severos são seus sinais e sintomas e se você deseja engravidar.

Os médicos geralmente recomendam tentar abordagens de tratamento conservador primeiro, optando pela cirurgia se o tratamento inicial falhar.

Medicação para dor

Seu médico pode recomendar que você tome um analgésico de venda livre, como os antiinflamatórios não-esteróides, ibuprofeno ou naproxeno sódico, para ajudar a aliviar a menstruação dolorosa e as cólicas.

Se você achar que tomar a dose máxima desses medicamentos não fornece alívio total, talvez seja necessário tentar outra abordagem para controlar seus sinais e sintomas.

Terapia hormonal

Hormônios suplementares às vezes são eficazes na redução ou eliminação da dor da endometriose.

A ascensão e queda dos hormônios durante o ciclo menstrual faz com que os implantes endometriais se espessem, quebrem e sangrem.

A medicação hormonal pode retardar o crescimento do tecido endometrial e prevenir novos implantes de tecido.

A terapia hormonal não é uma correção permanente para a endometriose. Você pode experimentar um retorno de seus sintomas depois de interromper o tratamento.

Mantenha seus exames de rotina de para diagnósticos em dia com a Eigier. Acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame online com conforto e segurança.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Mamografia Digital
  • Ultrassonografia
  • Exames para estudo de infertilidade (endometriose, doppler de bolsa escrotal, doppler peniano com fármaco-indução)
  • Medicina Fetal
  • Ressonância Magnética
  • Doppler
  • Densitometria Óssea
  • Raio X Digital, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: