Como é a cirurgia de varizes: conheça as etapas do procedimento

As informações a seguir vão te ajudar a entender como é a cirurgia de varizes.

As válvulas danificadas nas veias não podem ser curadas, então a melhor maneira de curar o problema é remover as veias afetadas. 

O objetivo da cirurgia é tirar a pressão das veias na perna, amarrando e dividindo (e muitas vezes removendo) as principais veias da pele da perna. 

A remoção de varizes não afeta o fluxo sanguíneo porque outras veias e especialmente as veias profundas assumem este trabalho. A operação é particularmente adequada para pessoas com:

  • Ulceração ou ameaça de ulceração resultante de suas veias varicosas;
  • Se as veias causaram sangramento pela pele. Isso é preocupante e pode voltar;
  • Flebite (inflamação nas veias e pele sobrejacente), grandes varizes e dor nas veias.

Os objetivos da cirurgia são reduzir ao normal a pressão nas veias da pele. Isso evitará que as varizes existentes aumentem ainda mais e evitará o crescimento de novas veias varicosas. 

Para aqueles com alterações de pele ao redor dos tornozelos ou ulceração, a redução da pressão evita o agravamento da alteração da pele e, geralmente, reduz o risco de ulceração ulterior. Para este grupo, a adição de meias protege ainda mais a pele ao redor dos tornozelos.

Como é a cirurgia de varizes: etapas

como-e-cirurgia-varizes

1. Antes do tratamento

Antes da cirurgia de varizes, há uma série de testes que precisam ser feitos. Estes são de dois tipos: aqueles para avaliar se você se qualifica para a cirurgia de varizes, e alguns testes pré-operatórios imediatos. 

Testes para ver se você se qualifica são feitos exames como o Doppler portátil, e pode incluir também um exame de ultrassonografia

Testes pré-operatórios imediatos incluem: exames de sangue e ECG para alguns, e preenchimento da papelada. Esses testes pré-operatórios imediatos são geralmente concluídos em uma visita de pré-admissão ao hospital pouco tempo antes da sua operação.

2. Chegando ao hospital

A cirurgia de varizes é frequentemente realizada como um caso diurno. Se você estiver em forma, tenha um membro da família para levá-lo para casa e que fique com você durante a noite. Assim você provavelmente se qualificará. 

Aqueles com cirurgias mais complexas e aqueles que moram sozinhos ficarão no hospital durante a noite. Você deve trazer consigo todos os medicamentos que você está tomando atualmente. 

Você será internado em sua cama por uma das enfermeiras que também completará seu registro de enfermagem.

O cirurgião que realizará sua operação irá visitá-lo imediatamente antes do procedimento. Ele vai marcar suas veias com uma caneta à prova d’água, concordando com você quais veias serão removidas.

Você deve garantir que todas as suas veias varicosas estejam marcadas. O médico que lhe administrará o anestésico também o visitará e lhe explicará sobre o anestésico.

3. O tratamento

A cirurgia de varizes é realizada sob anestesia geral. Uma pequena agulha é colocada na parte de trás da sua mão. O anestésico é injetado através da agulha e você estará dormindo dentro de alguns segundos. 

Enquanto você estiver dormindo, um anestésico local será usado ao redor da incisão na virilha e a incisão na parte de trás do joelho (quando usada). 

Quando você acordar, as incisões devem estar dormentes. Às vezes, um gotejamento é colocado em uma veia do braço (geralmente no pulso) para lhe dar alguns fluidos durante e após a cirurgia.

4. A operação

A operação varia um pouco de caso para caso, dependendo de onde estão as válvulas com vazamento. Normalmente, você terá um corte inclinado de cerca de 4 a 6 cm de comprimento no sulco da pele da virilha. 

Através desta incisão, a extremidade superior da veia defeituosa da pele (veia safena longa) é amarrada para impedir que o sangue flua através dela – isto é conhecido como ligadura. Um fio é então inserido na veia e passado para o nível do joelho. 

No nível do joelho é feito um segundo corte e a veia (com o fio passando por ela) é puxada para fora. Este procedimento é chamado de decapagem. A ligadura e a remoção da veia safena longa lida com a causa das veias varicosas e deve prevenir a recorrência.

Menos frequentemente, quando a veia principal na parte de trás do joelho tem uma válvula com vazamento, também precisa de ligadura. Isso é realizado através de uma incisão horizontal de aproximadamente 3 cm na parte de trás do joelho. 

A veia é então removida. A veia safena parva raramente é arrancada da perna porque fica perto de um nervo, captando a sensação da pele, que pode estar danificada.

Finalmente, na maioria dos casos, as veias varicosas visíveis são removidas da perna através de pequenas incisões com cerca de 2 a 3 mm de comprimento. As incisões são colocadas a cerca de 3-5cm de distância ao longo da linha da veia varicosa. 

Pode haver um grande número de pequenas incisões se as veias varicosas forem extensas. As incisões maiores são fechadas com um ponto, que fica abaixo da pele e não precisa ser removido. 

As incisões menores não são costuradas porque curam bem. A perna é enfaixada com firmeza, do pé até a virilha no final da operação.

5. Depois do tratamento

Você normalmente será levado para a área de recuperação do hospital após a operação. Quando estiver totalmente acordado (geralmente 20 a 30 minutos depois), você voltará para o quarto. 

A maioria das pessoas descreve a perna como picada ou ardente quando acorda. É incomum que a perna fique dolorida. 

Após esse tipo de cirurgia, é muito improvável que você se sinta doente e consiga comer e beber novamente dentro de algumas horas.

Algumas das incisões menores podem sangrar um pouco nas primeiras 24-48 horas. Por esse motivo, é melhor manter a perna coberta com bandagens ou meias durante as primeiras 48 horas. 

Após este período, as meias podem fornecer suporte para as contusões, tornando a perna mais confortável. Eles podem ser usados ​​por até 10 dias, mas geralmente não ajudam além desse tempo. 

As incisões, embora inicialmente muito visíveis, diminuirão para se tornarem virtualmente invisíveis dentro de 9 a 12 meses. 

Geralmente, há hematomas extensos na perna, principalmente no interior da coxa. Esta contusão geralmente dura 3-4 semanas. 

A remoção das veias da pele significa que o sangue retorna ao coração através das veias profundas com mais eficiência do que antes da operação.

6. Indo para casa

A maioria das pessoas descreve a perna como dolorida e desconfortável quando chega em casa. Os sintomas aumentam de forma constante a partir do segundo dia de pós-operatório e geralmente são os piores no 8º ao 10º dia de pós-operatório. 

O desconforto geralmente passa de 12 a 14 dias após a operação. Ocasionalmente, quando há flebite, a perna fica dolorida. A dor pode durar até três semanas nesta situação.

Recomenda-se o exercício diário regular, como ir passear ou usar uma bicicleta ergométrica para proporcionar um retorno gradual à atividade normal. 

Descansar após a operação aumenta o risco de desenvolver coágulos sanguíneos nas veias profundas (trombose venosa profunda ou TVP). O exercício regular reduz esse risco, mas torna a perna mais desconfortável.

  • Condução: Você poderá dirigir dentro de 48 horas após a operação, desde que a perna não esteja muito desconfortável;
  • Tomar banho: Você pode tomar banho dentro de 48 horas de operação. Às vezes tomar banho imediatamente após a cirurgia pode levar a sangramento das incisões menores;
  • Trabalho: Se isso se aplica a você, você deve ser capaz de retornar ao trabalho dentro de 1-3 semanas após a cirurgia, dependendo do seu trabalho. O seu médico irá aconselhá-lo sobre o prazo adequado;
  • Levantamento: Não há limitações nesta área.
  • Medicamentos: Você geralmente será enviado para casa com alguns analgésicos. Você será orientado sobre como usá-los antes de sair do hospital.

7. Complicações

Complicações após cirurgia de varizes são incomuns. Mas algumas ocorrências são:

  • Infecções do tórax: Podem ocorrer após este tipo de cirurgia, particularmente em fumantes, e podem requerer tratamento com antibióticos e fisioterapia;
  • Infecção da ferida: as feridas às vezes são infectadas e isso podem precisar de tratamento com antibióticos. Infecções graves são raras;
  • Vazamento de fluido da ferida: Ocasionalmente, a incisão na virilha pode vazar sangue ou líquido. Isso geralmente dura alguns dias quando é sangramento. Às vezes, o líquido claro é coletado sob a incisão da virilha. Pode estar contido sob a pele ou pode vazar através da incisão (isso é conhecido como linfocele). Isso ocorre com pouca frequência, principalmente após a reoperação na virilha. Se houver vazamento da virilha, pode demorar até 6 semanas para resolver;
  • Lesões do nervo: são incomuns e ocorrem em cerca de 1 em 20 casos. Dois nervos da pele estão particularmente em risco: o primeiro pega a sensação da parte superior do pé e o segundo da borda externa do pé. Outros nervos não nomeados também podem ser danificados, levando à sensação de redução em qualquer parte da perna. A sensação reduzida pode ser muito perceptível no início, mas normalmente diminui com o tempo e geralmente não é um problema a longo prazo.
  • Trombose Venosa Profunda: A TVP complica qualquer operação de tempos em tempos. Ocorre também ocasionalmente após cirurgia de varizes. Pacientes com varizes extensas associadas a alterações na pele estão provavelmente em maior risco, mas a complicação é rara.
  • Varizes recorrentes: A recorrência de veias varicosas ocorre em cerca de 1 em 15 pacientes em um período de dez anos. Às vezes, pode ser necessário mais tratamento.

8. O que posso fazer para ajudar?

Quando chegar em casa, tente voltar a rotina normal o mais rápido possível. Quanto mais exercício você fizer, mais dolorida a perna ficará, mas mais rápido a perna voltará ao normal. 

Se você tiver outras dúvidas, não hesite em perguntar ao médico que cuidam de você na ala.

E para realizar seu pré-operatório com segurança, peça indicações e escolha uma clínica com tecnologia e equipe bem treinadas para fazer o melhor diagnóstico da sua saúde.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética;
  • Mamografia Digital;
  • Densitometria Óssea;
  • Raio X Digital;
  • Ultrassonografia;
  • Doppler;
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: