Como é o primeiro ultrassom na gravidez? | #DúvidasdeMãe

Quem é mamãe de primeira viagem ou deseja ter um bebê com certeza tem essa dúvida: como é o primeiro ultrassom na gravidez?

Um ultrassom é um procedimento que usa ondas sonoras de alta frequência para escanear a cavidade pélvica e o abdome de uma mulher, e então criar um ultrassom (imagem) da placenta e do bebê.

Os termos sonograma e ultrassom são tecnicamente muito diferentes. No entanto, os dois são usados com o mesmo propósito.

Um exame de ultrassom pode ser realizado em qualquer momento durante o período de gravidez. Os resultados são imediatamente vistos em um monitor quando o procedimento está sendo realizado.

Para diagnosticar gravidezes molares ou diagnosticar uma potencial gravidez ectópica, os ultrassons transvaginais também podem ser realizados durante os primeiros estágios da gravidez.

Continue lendo e saiba quando você precisa fazer, como é o primeiro ultrassom na gravidez e quais precauções você deve ter em mente.

Como é o primeiro ultrassom na gravidez?

Como parte do cuidado parental, os ultrassons tornaram-se muito comuns e regulares. Nos estágios iniciais da gravidez, ultrassons são usados para confirmar uma gravidez uterina e batimentos cardíacos fetais.

Os ultrassons também são realizadas durante os últimos estágios da gravidez para rastrear a localização da placenta, o cordão umbilical e o crescimento fetal.

Outra função é checar a anatomia e a saúde geral do bebê. Eles também são usados ​​para verificar o comprimento do colo do útero, quando há qualquer suspeita de que você possa estar em trabalho de parto prematuro.

Abaixo está o tempo detalhado e descrição de exames no início da gravidez:

1. Ultrassom precoce

Quando é realizado: se você teve algum problema, como sangramento nas primeiras semanas de sua gravidez ou se sofreu um aborto espontâneo anteriormente, pode ser recomendado que você faça um exame inicial.

Geralmente, esses exames acontecem entre a 6ª semanas e 10ª semanas de gravidez. O seu médico pode encaminhá-la para uma verificação precoce se achar que é necessário.

O que acontece no processo: uma varredura precoce é na maioria das vezes realizada como uma varredura vaginal, e não através de sua barriga. Isso porque, quando comparado a um ultrassom abdominal, o ultrassom vaginal pode dar uma imagem mais clara do seu bebê durante os primeiros estágios da gravidez.

Pedir a um amigo íntimo para acompanhá-lo ou pedir uma médica para fazer o exame pode deixá-la menos nervosa com a experiência.

2. Ultrassom por data

Quando é realizado: quando não há problemas, você terá que passar por dois ultrassons durante a gravidez. Esses exames acontecem em semanas específicas da gestação. A varredura é registrada entre a 10ª e a 13ª semanas mais seis dias de gravidez.

O que acontece no processo: durante o exame, o ultrassonografista aplicará gel em sua barriga e moverá um dispositivo portátil sobre sua pele. O dispositivo é chamado de transdutor. Você será capaz de ver uma visão do seu bebê. A varredura medirá a duração da rampa da coroa do seu bebê. Este é o comprimento do seu bebê da cabeça aos pés.

O exame de datação também mostrará se você está carregando um bebê, gêmeos ou mais e, ao mesmo tempo, verifica o batimento cardíaco de seu bebê.

Um ultrassom de datação é usado como uma maneira mais precisa de estabelecer a data em que você deve dar à luz do que contar a partir do último período mensal.

3. Triagem combinada no primeiro trimestre

Durante o período em que você fizer seu ultrassom de datação, também será oferecida uma triagem combinada para verificar quaisquer anormalidades. Estes consistem em:

– Varredura de translucência nucal. Estima a possibilidade de seu bebê ter síndrome de Down. A varredura é feita através da sua barriga.

– Um exame de sangue. Este teste detecta o nível de proteína plasmática A (PAPP-A) e hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG). Níveis anormais podem indicar a síndrome de Down.

Se no seu ultrassom de datação for detectado menos de 11 semanas de gravidez, você poderá refazer a triagem combinada.

Se você tiver mais de 14 semanas de gravidez, será oferecido o teste quádruplo para a síndrome de Down.

Outras informações sobre ultrassom no primeiro trimestre

Um ultrassom pode ser feito no consultório de seu médico, clínica ou em seu hospital local.

De barriga pra cima, um técnico esfrega um gel quente em sua barriga. O gel permite que o transdutor deslize mais facilmente em sua barriga e melhora a transmissão de ondas sonoras para o seu corpo. Um ultrassom não causa risco para o seu bebê.

Pode ser necessário usar uma sonda vaginal se você quiser fazer um ultrassom nos estágios iniciais da gravidez. Isso permite que o técnico visualize seu útero através do colo do útero.

Este método também pode ser usado para localizar se a sua placenta está sobre o colo do útero mais tarde na sua gravidez. Também pode ser usado para medir o comprimento do colo do útero.

Durante o primeiro trimestre, seu ultrassom pode mostrar a freqüência cardíaca do seu bebê, do cordão umbilical e da placenta. Este ultrassom também dirá se você tem um bebê ou múltiplos.

Já no segundo trimestre, o ultrassom pode mostrar detalhes do rosto, cabeça fetal, coração, coluna, membros e abdome.

Algumas perguntas sobre o ultrassom que você pode querer saber

  1. Se você faz um ultrassom durante 6ª a 8ª semanas de gestação e não há batimento cardíaco detectado, isso significa que há um problema?

Não, isso não significa que há um problema. Existem muitas razões pelas quais pode não haver pulsação detectada. Essas razões incluem abdome maior, útero inclinado ou datas imprecisas da última menstruação.

A preocupação se desenvolve se não houver atividade cardíaca fetal em um embrião que tenha um comprimento de coroa de mais de 5 mm. Se não houver saco gestacional durante uma ultrassonografia, é um sinal maior de preocupação.

  1. Quando se trata de calcular a idade gestacional, qual a precisão do ultrassom?

Seu médico usará a data da última menstruação, os níveis hormonais e os resultados de um ultrassom que foi realizado para estimar a data do parto. A precisão da estimativa é afetada pelo seu ciclo menstrual, mas a maioria das vezes é próxima da data em que você vai dar à luz.

  1. Quando um ultrassom pode determinar o sexo do bebê?

Entre 18ª e 20ª semanas, um ultrassom pode ser usado para avaliar datas, localização da placenta, gravidez múltipla ou complicações. Um ultrassom também pode ser usado para determinar o sexo do seu bebê durante este estágio.

  1. Os ultrassons são necessários como parte do cuidado parental?

Os ultrassons são necessários somente quando há uma preocupação médica. Os ultrassons são usados ​​para avaliar o bem-estar do bebê e diagnosticar possíveis complicações.

  1. Quais são os riscos e efeitos colaterais para a mãe e o bebê?

Quando feito corretamente, um procedimento de ultrassom não representa nenhuma ameaça. No entanto, é aconselhável que um ultrassom seja realizado somente se indicado clinicamente.

A gravidez é um momento especial e as futuras mamães devem ter o melhor tratamento para que cada exame seja o mais tranquilo possível.

Por isso, a Eigier Diagnósticos tem um sistema de pré-agendamento de exames online para dar mais conforto e segurança às gestantes.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ultrassonografia
  • Medicina Fetal
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Raio X Digital
  • Doppler, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: