[GUIA COMPLETO] Como evitar varizes: dicas da alimentação aos exames

Você sabe o que é e como evitar varizes? Neste artigo montamos um guia sobre esses assunto. Acompanhe!

O que são varizes?

Em uma veia saudável, o sangue se mantém fluindo normalmente para o coração sendo impedido de fluir para trás por uma série de pequenas válvulas unidirecionais que se abrem e se fecham.

Como as veias da perna estão trabalhando contra a gravidade, essas válvulas evitam o refluxo do sangue.

Quando essas minúsculas válvulas param de funcionar adequadamente dentro das veias, perdendo sua elasticidade, se enfraquecendo ou sendo danificadas, o sangue pode fluir para trás e se acumular na veia.

As veias podem crescer e ficar distorcidas, fazendo com que elas fiquem inchadas, resultando nas famosas varizes.

Isso acontece quando a pressão sanguínea aumenta dentro das veias.

Diversos fatores contribuem para que isso aconteça, como:

  • sobrepeso ou obesidade;
  • gravidez;
  • idade;
  • reposição hormonal;
  • terapia contraceptiva;
  • histórico familiar;
  • tipo de trabalho que você tenha.

Então, como evitar varizes? Antes de responder à essa pergunta, é preciso conhecer os sinais.

Além de serem notadas por causa de sua aparência azul-escuro e pela protuberância por baixo da pele, alguns sinais incluem:

  • pernas doloridas e/ou pesadas, principalmente à noite
  • sensação ardente ou latejante nas pernas
  • tornozelos e pés inchados
  • cãibras nas pernas
  • veias de aranha, geralmente vasinhos vermelhos ou azuis
  • a pele na área afetada fica vermelha, seca e com coceira
  • pele descolorida na área ao redor das veias varicosas
  • apresentam síndrome das pernas inquietas
  • uma pequena lesão na área afetada pode resultar em sangramento maior do que o normal

Como evitar varizes

Diagnosticando as varizes

Para diagnosticar varizes, o médico fará um exame físico e perguntará sobre sintomas, histórico familiar, níveis de atividade e estilo de vida.

O médico pode avaliar a saúde de suas veias usando um tipo de ultrassonografia. Normalmente são solicitados:

  • Teste Doppler: Um exame de ultrassonografia para verificar a direção do fluxo sanguíneo nas veias. Verifica também se há coágulos sanguíneos ou obstruções.
  • Duplex ultrassonográfico a cores: fornece imagens coloridas da estrutura das veias, o que ajuda o médico a identificar quaisquer anormalidades. Também pode medir a velocidade do fluxo sanguíneo.

Leia mais: Ultrassom com doppler, quando fazer? Possíveis diagnósticos

Tipos de varizes

Existem diferentes tipos de varizes, entre eles:

  • veias varicosas do tronco: estas estão perto da superfície da pele, são grossas e nodosas, geralmente são longas e podem ter um aspecto desagradável.
  • varizes reticulares: são vermelhas e por vezes agrupadas em conjunto numa rede.
  • telangiectasia: também conhecidas como veias de aranha, são pequenos grupos de veias azuis ou vermelhas que às vezes aparecem no rosto ou pernas; são inofensivas e, ao contrário das veias varicosas do tronco, não incham embaixo da superfície da pele.

Às vezes, as veias varicosas, ou varizes, se formam em outras partes do corpo. Como exemplos, podemos citar as hemorroidas que são um tipo de veia varicosa que se desenvolve no reto.

As varicoceles ocorrem nos testículos e podem estar relacionadas à sintoma de infertilidade masculina.

As varizes também podem se desenvolver no esôfago, no estômago ou no fígado.

Dicas de como evitar varizes

Não há evidências que indiquem que você pode impedir que os diferentes tipos de varizes apareçam, piorem ou impedir completamente o desenvolvimento de novas veias. Mas, saber como evitar varizes pode fazer com que as varizes já existentes não piorem.

O autocuidado e mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir ou retardar o desenvolvimento. Algumas dicas de como evitar varizes:

Exercícios físicos

Exercite-se com frequência. É uma das principais dicas de como evitar varizes. Exercícios de baixo impacto auxiliam na circulação sanguínea nas pernas, ajudando a empurrar o sangue que se acumulou nas veias, como também a manter os músculos das pernas tonificados, o peso e a pressão arterial sob controle. A caminhada, o yoga, o ciclismo e a natação são ótimas opções.

Peso saudável

Diga não à obesidade e ao sobrepeso. O controle do peso evita o acúmulo de pressão nas veias das pernas e pés, melhora o fluxo sanguíneo, ajudando assim a evitar varizes.

Alimentação

Fique atento as dicas do que fazer para ter uma alimentação saudável. Uma dieta com pouco sal evita o inchaço causado pela retenção de água. Alimentos ricos em potássio (amêndoas, lentilhas, feijão branco, vegetais folhosos, batata, salmão, atum) podem ajudar a reduzir a retenção de água.

Alimentos ricos em fibras (alimentos integrais, nozes, aveia, trigo, linhaça, sementes e leguminosas) também ajudam a manter os intestinos em movimento. Beba bastante água ao longo do dia.

A hidratação adequada significa uma circulação sanguínea saudável.

Alimentos que contenham flavonoides (pimentão, espinafre, brócolis, frutas cítricas, maçã) melhoram a circulação sanguínea, ajudam a reduzir a pressão arterial nas artérias e podem relaxar os vasos sanguíneos. Essa é outra grande dica de como evitar varizes!

Evite ficar sentado ou em pé por longos períodos

Faça intervalos durante o dia para elevar as pernas acima do nível do coração, para estimular o fluxo sanguíneo. Isso ajudará a melhorar a circulação, reduzindo a pressão nas veias da perna, fazendo com que o sangue flua normalmente de volta ao coração.

Mesmo durante o trabalho, caso trabalhe sentado, mantenha as pernas elevadas o máximo que for possível.

Tente se mover a cada 30 minutos. Movimentar-se diminuirá a pressão venosa, irá melhorar sua circulação sanguínea, assim como evitar varizes.

Evite também sentar-se com as pernas cruzadas, pois isso pode dificultar o fluxo sanguíneo para as pernas e pés.

Vestuário

Evite usar roupas apertadas em torno de sua cintura, pernas ou virilha porque essas roupas podem reduzir o fluxo sanguíneo.

Usar sapatos de salto alto por períodos prolongados também deve ser evitado. Sapatos de salto baixo trabalham mais os músculos da panturrilha, o que é melhor para suas veias.

Meias elásticas de compressão

São feitas para apertar firmemente as pernas, ajudando a manter as válvulas das veias na posição correta, especialmente naquelas pessoas que têm que ficar sentadas ou ficar de pé por longos períodos.

Podem ajudar a aliviar a dor, desconforto e inchaço nas pernas causadas pelas varizes.

Na gravidez

Há uma grande propensão no desenvolvimento de varizes em mulheres grávidas.

Alterações nos níveis hormonais podem levar a um relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos devido a pressão nas veias da região pélvica. Dormir do lado esquerdo minimiza a pressão do útero como também melhora o fluxo sanguíneo para o feto.

O uso de meias elásticas de compressão nessa fase ajuda consideravelmente a aliviar os sintomas das varizes, como dor ou sensação de peso nas pernas.

Leia mais em: Como evitar varizes na gravidez? ▶ 7 hábitos para seguir

Depois dessas dicas de como evitar varizes, você pode e deve começar com o autocuidado.

Há também muitos tratamentos naturais sem receita, geralmente cremes, óleos e emolientes tópicos. Massagear suavemente as áreas afetadas pode ajudar a manter o sangue circulando nas veias.

Mas, atenção!! Sangramento de varizes é uma emergência médica. Procure ajuda imediata se isso acontecer.

Algumas mulheres precisam de acompanhamento e exames específicos para acompanhar alguma alteração ou prevenir de algum histórico familiar de alterações de varizes.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética;
  • Densitometria óssea;
  • Mamografia digital;
  • Raio-X digital;
  • Ultrassonografia;
  • Doppler;
  • Medicina fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: