Como é feita a ultrassom da bolsa escrotal com Doppler

Uma ultrassom da bolsa escrotal é um exame seguro e indolor que utiliza ondas sonoras para criar imagens do escroto (a bolsa de pele na base do pênis que contém os testículos). Para entender como é feita a ultrassom da bolsa escrotal com Doppler, vamos explicar neste post o que envolve a execução desse exame. Confira!

Saúde do homem: como é feita a ultrassom da bolsa escrotal com Doppler

como-feita-ultrassom-bolsa-escrotal-doppler

Em linhas gerais, a máquina de ultrassom envia ondas sonoras para o escroto e as imagens são gravadas em um computador. 

Elas mostram as estruturas internas do escroto, como os testículos, o epidídimo (o tubo que coleta os espermatozoides produzidos por um testículo) e o cordão espermático (o tubo que liga o testículo ao interior do corpo).

Quando é feita a ultrassom da bolsa escrotal com Doppler, é possível analisar a área tanto do ponto de vista morfológico quanto do ponto de vista funcional.

Dessa forma, a ultrassom mostra nas imagens o sentido e o fluxo sanguíneo, marcando-os com as cores azul e vermelha.

É feita a ultrassom da bolsa escrotal com Doppler em casos de torção testicular, porque o fluxo sanguíneo para o testículo torcido pode ser reduzido.

Importante: durante o exame deve-se deixar uma escala de cinza de eixo curto e uma imagem Doppler colorida, que testam ambos os testículos ao mesmo tempo, para comparar tamanho, ecogenicidade relativa e fluxo sanguíneo. 

O escroto também deve ser examinado quanto a massas ou processos extratesticulares.

Passo a passo do procedimento

A ultrassom escrotal com Doppler é realizada no departamento de radiologia de um hospital ou em uma clínica especializada em diagnóstico por imagem.

Geralmente, não é necessário nenhuma preparação especial quando  é feita a ultrassom da bolsa escrotal com Doppler. 

Você deve informar ao médico sobre qualquer medicamento que esteja tomando antes de fazer o exame.

Na hora do exame, o paciente coloca uma camisola de hospital e deita de barriga para cima em uma maca. A sala geralmente está escura, para que as imagens possam ser vistas claramente na tela do computador. 

Um técnico (ultrassonografista) treinado em imagens de ultrassom espalhará um gel claro na pele do escroto, o que ajuda na transmissão das ondas sonoras.

O técnico move delicadamente o transdutor sobre o gel vertical e horizontalmente. Ele emite ondas sonoras de alta frequência e um computador mede como elas retornam do corpo. O computador transforma essas ondas sonoras em imagens coloridas a serem analisadas.

A ultrassom da bolsa escrotal com Doppler é um exame indolor. No entanto, se a área estiver macia, a leve pressão aplicada para mover o transdutor sobre o escroto pode ser desconfortável. 

É imprescindível ficar sem se mexer durante o procedimento para que as ondas sonoras possam produzir as imagens adequadas.

O procedimento geralmente leva menos de 30 minutos.

execucao-ultrassom-escrotal-doppler

Quando o ultrassom da bolsa escrotal é necessário

É feita a ultrassom da bolsa escrotal com Doppler quando o médico está preocupado com sintomas como dor ou inchaço escrotal. Um ultrassom escrotal pode mostrar:

  • o tamanho dos testículos;
  • sinais de lesão nos testículos;
  • veias anormalmente inchadas no escroto (varicocele);
  • coleta de líquidos ao redor do testículo (hidrocele);
  • torção do testículo, que corta seu suprimento sanguíneo;
  • infecção ou inflamação no epidídimo (epididimite) ou no testículo (orquite);
  • um cisto ou tumor no escroto;
  • um testículo ausente ou não descido.

Obtendo os resultados

Um radiologista (um profissional especialmente treinado para ler e interpretar raios-X, ultrassom e outros estudos de imagem) interpreta os resultados da ultrassom e fornece as informações ao médico, que as revisa posteriormente com o paciente. 

Se os resultados do teste apresentarem alguma alteração, o médico poderá solicitar novos exames.

Em caso de emergência, os resultados de uma ultrassom da bolsa escrotal com Doppler podem ficar disponíveis rapidamente. 

Caso contrário, eles geralmente ficam prontos em 1-2 dias. Na maioria dos casos, os resultados não podem ser fornecidos diretamente ao paciente ou família no momento do teste.

Nenhum risco está associado a um ultrassom escrotal. Ao contrário dos raios X, a radiação não está envolvida neste tipo de exame.

Faça o ultrassom da bolsa escrotal com Doppler para um melhor diagnóstico

O seu médico vai solicitar a ultrassom da bolsa escrotal com Doppler se você tiver dor ou inchaço ou se houver uma massa no escroto. As imagens do exame o ajudarão a detectar padrões que possam indicar câncer. 

O exame também podem revelar se o paciente tem um cisto (saco cheio de líquido), turmo ou torção. Uma ultrassom também pode ser usado para diagnosticar câncer testicular ou problemas com o fluxo sanguíneo no escroto.

É fundamental procurar a orientação de um médico antes de se encaminhar para o exame. O médico pode recomendar um local de confiança.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética;
  • Densitometria óssea;
  • Mamografia digital;
  • Raio-X digital;
  • Ultrassonografia;
  • Doppler;
  • Medicina fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: