Como é feito o diagnóstico do câncer de mama: tipos de exame

O diagnóstico é o processo de descobrir a causa de um problema de saúde. E neste post vamos falar sobre como é feito o diagnóstico do câncer de mama.

Diagnosticar o câncer de mama, geralmente, começa quando você encontra um nódulo no seio ou a mamografia de rastreamento sugere algum problema.

Seu médico lhe perguntará sobre qualquer sintoma que você tenha e fará um exame físico. Com base nessas informações, ele pode encaminhá-la a um especialista ou solicitar exames para verificar se há câncer de mama ou outros problemas de saúde.

O processo de diagnóstico pode parecer longo e frustrante. É normal se preocupar, mas tente lembrar que outras condições de saúde podem causar sintomas semelhantes aos do câncer de mama.

É importante que a equipe de saúde descarte outras razões para um problema de saúde antes de fazer um diagnóstico de câncer.

Os testes a seguir são geralmente usados ​​para descartar ou diagnosticar o câncer de mama. Alguns usados ​​para diagnosticar o câncer são feitos ​​para descobrir o estágio (até onde o câncer progrediu).

Seu médico também pode solicitar outros exames para verificar sua saúde geral e ajudar a planejar seu tratamento.

Etapas de como é feito o diagnóstico do câncer de mama

1. Histórico de saúde e exame físico

Seu histórico de saúde é um registro de seus sintomas, fatores de risco e todos os eventos médicos e problemas que você teve no passado. Seu médico fará perguntas sobre seu histórico de:

  • sintomas que sugerem câncer de mama;
  • doença da mama ou câncer de mama;
  • terapia de reposição hormonal (TRH);
  • radiação para o peito;
  • outros tipos de cânceres que aumentam o risco de câncer de mama, incluindo câncer ovariano ou colorretal.

Seu médico também pode perguntar sobre um histórico familiar de:

  • câncer de mama;
  • fatores de risco para câncer de mama;
  • outros cânceres que aumentam o risco de câncer de mama, incluindo câncer ovariano ou colorretal.

Um exame físico permite que seu médico procure por sinais de câncer de mama. Durante um exame físico, seu médico pode:

  • fazer um exame clínico das mamas para verificar se há nódulos, áreas grossas ou duras e alterações na pele ou nos mamilos em seus seios e axilas;
  • sentir o abdome para descobrir se o fígado é maior que o normal ou se está maior;
  • ouvir os pulmões.

2. Mamografia diagnóstica

A mamografia diagnóstica é um raio X que usa pequenas doses de radiação para fazer uma imagem da mama e também é usada no processo de como é feito o diagnóstico do câncer de mama.

É usada para acompanhar resultados anormais de uma mamografia de rastreamento ou um exame clínico das mamas.

A mamografia também pode ser usada para encontrar uma área anormal durante uma biópsia.

3. Ultrassom

Um ultrassom usa ondas sonoras de alta freqüência para fazer imagens de partes do corpo.

Ele é usado para descobrir se um nódulo na mama é um tumor sólido ou um cisto. Os médicos também podem usar ultrassom para guiá-los para a área a ser testada durante uma biópsia.

Mulheres com câncer de mama avançado podem fazer um ultrassom para verificar se o câncer se espalhou para o fígado (chamado de metástase hepática).

4. Biópsia

A biópsia é a única maneira definitiva de diagnosticar o câncer de mama. Durante uma biópsia, o médico remove tecidos ou células do corpo para que possam ser testados em um laboratório.

Um relatório do patologista confirmará se as células cancerosas são ou não encontradas na amostra.

O tipo de biópsia feita dependerá se o nódulo é palpável, o que significa que você pode sentir isso, ou não palpável, o que significa que você não pode senti-lo.

O médico pode usar mamografia ou ultrassom para ajudar a encontrar a área a ser testada. A maioria das biópsias é feita em um hospital e você pode ir para casa quando a biópsia é concluída.

Punção aspirativa por agulha fina (PAAF) usa uma agulha e uma seringa muito finas para remover uma pequena quantidade de tecido de um caroço. Os médicos usam para descobrir se o nódulo é um cisto ou tumor sólido. Porém, a PAAF não pode informar aos médicos se o câncer é não invasivo ou invasivo.


Biópsia central usa uma agulha oca especial para remover o tecido do corpo. Os médicos usam para coletar uma amostra de uma área suspeita no seio. Eles podem tirar várias amostras da área durante o procedimento.

Às vezes os médicos usam um vácuo especial para remover mais tecido através da agulha oca. Essa técnica é chamada de biópsia de núcleo assistida por vácuo.

Biópsia por núcleo estereotáxica usa imagens 3-D ou estereotáxicas para encontrar a localização exata de um tumor ou área suspeita na mama. Os médicos usam essas imagens para orientá-los durante uma biópsia central.

A biópsia por núcleo estereotáxica é usada para coletar amostras de grumos que podem ser vistos em um exame de imagem, mas que não podem ser sentidos no seio.

Biópsia por localização de fios usa mamografia para colocar um fio fino em uma área suspeita no seio que não pode ser sentida. O fio é deixado no lugar para guiar o cirurgião para a área durante uma biópsia cirúrgica.

Biópsia cirúrgica ou aberta remove a totalidade ou parte de um nódulo ou de uma área suspeita. Uma biópsia excisional remove toda a área com uma margem de tecido saudável em torno dela. Uma biópsia incisional remove apenas parte da área.

– Biópsia por punch usa um instrumento de corte oco para remover uma área da pele e o tecido subjacente. É usado para diagnosticar o câncer de mama inflamatório, o que significa que existem células cancerígenas nos vasos linfáticos da pele.

5. Biópsia de linfonodo

A biópsia de linfonodo é outra maneira de como é feito o diagnóstico do câncer de mama.

É um procedimento cirúrgico que remove os linfonodos para que eles possam ser examinados ao microscópio para descobrir se eles contêm câncer.



As células cancerígenas da mama podem romper com o tumor e viajar através do sistema linfático. O primeiro lugar que eles podem se espalhar são os linfonodos sob o braço (chamados linfonodos axilares).

Os médicos usam o número de linfonodos com câncer para ajudar a determinar o estágio do câncer de mama.

Biópsia de linfonodo sentinela é usada para identificar e remover o linfonodo sentinela para ver se ele contém células cancerígenas. O linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo de uma cadeia ou grupo de linfonodos que recebe fluido linfático ao redor de um tumor.

Os médicos removerão outros linfonodos somente se o linfonodo sentinela tiver câncer. Este tipo de biópsia é feita se o tumor da mama for menor que 5 cm e os linfonodos axilares não puderem ser sentidos durante um exame físico.

Dissecção de linfonodos axilares remove os linfonodos de baixo do braço. É a forma padrão de como os médicos verificam os linfonodos na maioria dos centros médicos.

6. Teste de status do receptor de hormônio

Estrogênio e progesterona são hormônios que podem estimular o crescimento de células de câncer de mama.

O teste do status do receptor de hormônio procura por receptores de estrogênio (ER) e receptores de progesterona (PRs) nas células de câncer de mama.

Essas informações ajudarão a equipe médica a decidir quais tratamentos funcionarão melhor para você.

7. Teste de status HER2

O ERBB2 é mais comumente conhecido como HER2. HER2 significa receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2. É um gene que mudou (mutado), por isso ajuda o tumor a crescer (chamado oncogene).

O teste de status de HER2 é feito para descobrir se as células de câncer de mama estão produzindo mais proteína HER2 do que o normal (chamada superexpressão).

Essas informações também ajudarão os médicos a decidir quais tratamentos funcionarão melhor para você.

8. Hemograma completo (CBC)

Um hemograma completo mede o número e a qualidade dos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Um CBC é feito para verificar sua saúde geral. Sua equipe de saúde também usa um CBC como uma linha de base para que eles possam checar as futuras contagens de sangue feitas durante e após o tratamento.

9. Testes de química do sangue

Testes de química do sangue medem certas substâncias químicas no sangue. Eles mostram quão bem certos órgãos estão funcionando e podem ajudar a encontrar anormalidades.

Testes de química do sangue usados ​​para encontrar o câncer de mama incluem o seguinte:

– O nitrogênio ureico no sangue (BUN) e a creatinina podem ser medidos para verificar quão bem os rins estão funcionando. A equipe de saúde verificará a função renal antes da quimioterapia e poderá verificar novamente durante ou após o tratamento.

– A alanina aminotransferase (ALT) e aspartato transaminase (AST) podem ser medidas para verificar a função hepática. Níveis mais altos do que o normal dessas enzimas podem significar que o câncer se espalhou para o fígado.

– A fosfatase alcalina pode ser usada para verificar a função hepática ou se há câncer no osso. Níveis mais altos do que o normal desta enzima podem significar que o câncer se espalhou para o fígado ou para o osso.

10. Testes de marcadores tumorais

Marcadores tumorais são substâncias encontradas no sangue, tecidos ou fluidos removidos do corpo.

A equipe de saúde medirá marcadores tumorais em mulheres que apresentam câncer de mama avançado ou metastático quando são diagnosticadas pela primeira vez.

Eles usam os níveis dos seguintes marcadores tumorais para verificar a resposta ao tratamento:

  • Antígeno de câncer 15-3 (CA15-3);
  • Antígeno carcinoembrionário (CEA).

11. Raio X

Um raio-x usa pequenas doses de radiação para fazer uma imagem de partes do corpo no filme. Ele é usado para descobrir se o câncer de mama se espalhou para os pulmões.

12. Exame ósseo

Um exame ósseo usa materiais radioativos (chamados radiofármacos) e um computador para criar uma imagem dos ossos. Ele é usado para descobrir se o câncer de mama se espalhou para os ossos (chamado de metástase óssea).

Uma cintilografia óssea é feita se uma mulher tiver dor óssea ou se o nível de fosfatase alcalina for maior que o normal.

Os médicos também podem pedir uma varredura óssea se um tumor de mama for maior que 5 cm ou se puderem sentir gânglios linfáticos sob o braço (chamados linfonodos axilares).

Eles não fazem varreduras ósseas para mulheres com câncer de mama em estágio I.

13. Ressonância magnética

A ressonância magnética utiliza poderosas forças magnéticas e ondas de radiofreqüência para fazer imagens transversais de órgãos, tecidos, ossos e vasos sangüíneos. Um computador transforma as imagens em imagens 3D.

Uma ressonância magnética não é usada rotineiramente para diagnosticar o câncer de mama.

Os médicos podem usar uma ressonância magnética para examinar melhor uma anormalidade encontrada na mamografia, se não conseguirem encontrá-la com outros testes ou se os resultados de outros testes não estiverem claros.

14. Cintimamografia

A cintilografia utiliza um material radioativo (chamado isótopo radioativo) e uma câmera especial para tirar fotos da mama.

Pode ser usado para analisar anomalias mamárias após a mamografia, especialmente se houver cicatrizes ou tecidos densos na mama.

15. Ductografia

A ductografia é um tipo especial de raio-x que olha para os ductos mamários. Às vezes é usado para descobrir o que está causando a descarga do mamilo.

Ele também é usado para ajudar a diagnosticar um papiloma intraductal, que é um tumor não canceroso que pode causar secreção mamilar.

Diálogo com a equipe médica é fundamental

Para tomar as decisões certas para você, faça perguntas à equipe de médica sobre tudo o que envolve o diagnóstico, tratamento e seus efeitos. Em um momento delicado de saúde, informação é essencial.

Algumas perguntas são:

  • Que tipo de câncer de mama eu tenho?
  • Qual é o estágio do meu câncer?
  • Você pode explicar meu relatório de patologia para mim? Posso ter uma cópia para meus registros?
  • Preciso de mais testes?
  • Quais opções de tratamento estão disponíveis para mim?
  • Quais são os benefícios de cada tratamento que você recomenda?
  • Quais são os efeitos colaterais de cada opção de tratamento?
  • Como cada tratamento afetará minha vida diária? Posso continuar trabalhando?
  • Existe algum tratamento que você recomende sobre os outros?
  • Como você sabe que esses tratamentos vão me beneficiar?
  • Com que rapidez preciso tomar uma decisão sobre o tratamento do câncer?
  • O que acontece se eu não quiser o tratamento do câncer?
  • Qual será o custo do tratamento contra o câncer?
  • O meu plano de seguro cobre os testes e o tratamento que você está recomendando?
  • Devo procurar uma segunda opinião? O meu seguro cobrirá isso?
  • Há folhetos ou outros materiais impressos que eu possa levar comigo? Quais sites ou livros você recomendaria?
  • Há algum ensaio clínico ou tratamentos mais recentes que eu deva considerar?

Para realizar seus exames para diagnóstico do câncer de mama com segurança e conforto conte com a estrutura de ponta da Eigier Diagnósticos. Você pode fazer o pré-agendamento online do conforto da sua casa.

Confira a lista de exames disponíveis em nossa unidade e confira também os convênios atendidos, caso você possua algum.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: