Como prevenir a endometriose? É possível?

Embora não existam maneiras de como prevenir a endometriose totalmente, você pode reduzir suas chances de contrair a doença e administrar seus sintomas, se já tem o quadro.

A endometriose ocorre quando o endométrio, o tecido que reveste o interior do seu útero, cresce para fora dele. A teoria é que esse tecido ainda age como deveria durante seus ciclos menstruais. 

Isso significa que esse tecido se quebrará e sangrará durante o período menstrual. Isso causa dor severa na maioria das mulheres que têm.

Veja a seguir algumas indicações de como prevenir a endometriose que mesmo não eliminando as chances de contraí-la, melhorar a qualidade de vida. E lembre-se: tenha o acompanhamento médico para seguir um tratamento adequado. 

Como prevenir a endometriose

Diminua seus níveis de estrogênio

Seu médico pode prescrever hormônios que podem reduzir seus níveis de estrogênio como forma de prevenir a endometriose. Estes incluem pílulas anticoncepcionais, adesivos ou anéis vaginais com baixas doses de estrogênio.

A terapia hormonal também pode ajudar com a dor, mas os efeitos durarão apenas enquanto você estiver tomando os hormônios. 

Como com qualquer medicação, você deve conversar com seu médico sobre os prós e contras antes de decidir experimentá-lo.

Exercício físico

Trabalhar fora é ótimo para todo o seu corpo. E se você tiver o hábito de fazer pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos quatro a cinco vezes por semana, isso poderá diminuir suas chances de contrair endometriose.

Exercício irá ajudá-lo a manter seu peso corporal baixo e manter a gordura corporal também.

Um estudo também mostrou que o exercício também pode aumentar seus níveis de “bons” metabólitos de estrogênio (compostos que são produzidos quando o estrogênio se rompe) e diminuir seus níveis de “maus” metabólitos. 

O quanto isso pode afetar suas chances de prevenir a endometriose ainda precisa de mais pesquisas, no entanto.

Evite álcool

Estudos têm mostrado que beber muito álcool pode elevar a quantidade de estrogênio que o corpo produz, o que poderia levar à endometriose. Se você é uma mulher que bebe, prefira não mais do que uma bebida alcoólica por dia como forma de prevenir a endometriose.

Cortar a cafeína?

A pesquisa sobre se isso ajuda é mista.

Um estudo descobriu que as mulheres que bebem quantidades moderadas de cafeína do refrigerante e do chá verde tinham níveis mais altos de estrogênio. Mas a cafeína não estava ligada aos níveis de estrogênio em todas as mulheres deste estudo. 

E quando outros pesquisadores verificaram oito estudos sobre cafeína e endometriose, eles não encontraram nenhuma ligação.

Se você quiser ver se isso faz diferença para você, experimente bebidas descafeinadas ou sem cafeína e sempre beba bastante água para ficar hidratado.

Uma vez que não é possível prevenir a endometriose 100%, há algumas maneiras de conviver com ela e melhorar a qualidade de vida através de hábitos simples. Confira a seguir!

Dicas para viver com endometriose

dicas-conviver-endometriose

Lidar com a dor da endometriose pode ser difícil por muitas razões. Você pode perder dias da escola ou do trabalho, ter que pular eventos sociais ou desistir de esportes ou outros hobbies. Isso tudo pode ter um impacto físico e emocional em seu bem-estar geral.

Felizmente, existem muitas maneiras de gerenciar sintomas e estresse com algumas mudanças de estilo de vida, para que você possa se sentir o mais confortável possível.

Coma direito

Pesquisas mostram uma ligação entre a endometriose e dietas que são pobres em frutas e vegetais e rica em carne vermelha. 

Alguns especialistas acreditam que a alta quantidade de gordura na carne, como a carne bovina, estimula o organismo a produzir substâncias químicas chamadas prostaglandinas, que podem levar a uma maior produção de estrogênio. 

Este estrogênio extra pode ser o que faz com que o excesso de tecido endometrial cresça.

Adicione mais frutas e vegetais frescos, tornando-os o coração de suas refeições. Estocar sua geladeira com frutas e legumes pré-lavados e cortados pode ajudá-lo a comer mais de ambos.

Pesquisas também descobriram que alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão e nozes, são úteis. Um estudo mostrou que as mulheres que ingeriram uma maior quantidade de ácidos graxos ômega-3 tinham 22% menos chances de desenvolver endometriose do que as mulheres que comiam menos.

Em comparação, às mulheres que consumiram maior quantidade de gorduras trans tiveram um risco 48% maior do que aquelas que consumiram menos, então o tipo de gordura que você come é importante.

Além disso, evite álcool e cafeína. Beber café com cafeína e refrigerante parece aumentar suas chances de desenvolver endometriose, embora os pesquisadores não tenham certeza do motivo. O álcool também está associado a um risco maior.

Exercícios regulares

Há muitas razões para o exercício ser uma ótima maneira de gerenciar sua endometriose. As atividades físicas estimulam o coração a bombear sangue para todos os seus órgãos, melhorando a circulação e ajudando os nutrientes e o fluxo de oxigênio a se distribuírem para todos os seus sistemas.

Mulheres que também se exercitam podem produzir menos estrogênio e ter períodos menstruais mais leves, o que pode ajudar a melhorar os sintomas de endometriose ao longo do tempo. 

Mas ainda há mais: estudos mostram que, quanto mais tempo você dedica a exercícios de alta intensidade, como correr ou andar de bicicleta, menor a probabilidade de desenvolver endometriose.

O exercício ajuda a reduzir o estresse e, como libera substâncias químicas do cérebro chamadas endorfinas, pode realmente aliviar a dor. 

Exercícios de intensidade mais baixa, como o yoga, também podem ser benéficos, alongando os tecidos e os músculos da pélvis para aliviar a dor e reduzir o estresse.

Gerenciar seu estresse

Pesquisadores acreditam que o estresse pode piorar a endometriose. Na verdade, a condição em si pode ser a causa de seu estresse por causa da dor severa e outros possíveis efeitos colaterais.

Encontrar formas de lidar com o estresse – seja através de yoga, meditação ou simplesmente tempo para o autocuidado – pode ajudá-lo a minimizar seus sintomas. 

Também pode ser útil ver um terapeuta que pode oferecer dicas e técnicas para lidar com o estresse.

Terapias alternativas

Embora não hajam pesquisas suficientes que apoiem o uso de terapias naturais alternativas para a endometriose, algumas mulheres encontram alívio em seus sintomas por meio dessas técnicas, incluindo:

  • Acupuntura;
  • Fitoterapia;
  • Ayurveda;
  • Massagem.

Se você estiver interessado em tentar uma terapia alternativa, fale com seu médico primeiro, especialmente se estiver considerando tomar suplementos. 

Eles podem ter efeitos colaterais que você não conhece. E nunca exceda a dose recomendada ou tome mais do que um suplemento de cada vez.

Mesmo não sendo possível prevenir a endometriose, existem muitas formas de ter qualidade de vida para tentar evitar o problema e até conviver com ele, sem sofrer.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar todos os exames de rotina para avaliação da endometriose online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética;
  • Ultrassonografias;
  • Densitometria Óssea;
  • Mamografia Digital;
  • Raio X Digital;
  • Doppler;
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: