Como prevenir trombose: 6 coisas que você pode fazer

Os sintomas da trombose podem ser vagos, mas pode haver uma bomba-relógio em sua perna. Conheça as regras potencialmente salvadoras de como prevenir a trombose e detectar um coágulo sanguíneo causado por uma trombose venosa profunda.

6 maneiras de como prevenir a trombose

vida-saudavel-prevencao-trombose

Como falamos, os sintomas podem ser vagos, como dor ou sensação de que você não consegue ar suficiente, o que dificulta detectar a trombose

Um estudo dinamarquês de 2010 descobriu que a maioria dos adultos mais jovens com embolias pulmonares fatais havia dito aos médicos sobre os sintomas dias ou semanas antes de suas mortes, apenas para que suas queixas fossem mal interpretadas.

As medidas a seguir são maneiras de como prevenir a trombose e podem ajudar a evitar a coagulação com risco de morte.

1. Revise seus medicamentos

Todos os medicamentos que contêm estrogênio (assim como os anéis vaginais e as novas pílulas anticoncepcionais contendo drospirenona) podem aumentar o risco de coágulos (assim como a gravidez, com o risco de retornar ao normal cerca de 12 semanas após o parto). 

Pílulas anticoncepcionais de última geração são uma razão suspeita para o aumento das mortes por embolia pulmonar, um tipo de trombose no pulmão, em mulheres australianas jovens. 

Se o seu médico estiver preocupado com seu risco de coagulação, ela poderá recomendar contracepção não hormonal, como um método de barreira ou um DIU de cobre.

O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas incentiva os médicos a considerar a prescrição de um adesivo em vez de uma pílula para mulheres na pós-menopausa em terapia de reposição hormonal. 

Tomar comprimidos aumenta o risco de trombose em até cinco vezes em comparação com o fato de não tomar hormônios, mas administrar hormônios através da pele não parece afetar o risco de coagulação.

Em junho de 2014, a FDA, órgão de saúde dos EUA, anunciou que os produtos de testosterona de prescrição devem conter um aviso de que aumentam o risco de trombose. 

A prednisona e outros esteróides, especialmente em altas doses, também aumentam o risco de trombose em homens e mulheres.

2. Conheça seu histórico familiar

À medida que aumenta o número de seus parentes próximos que tiveram um coágulo, o mesmo acontece com seu risco de trombose, indica uma pesquisa sueca. 

Ter dois ou mais irmãos com trombose aumenta seu risco em 50 vezes em comparação com alguém que não tem irmãos afetados. 

Se você tem uma forte história familiar, seu médico pode pensar duas vezes antes de prescrever hormônios ou pode dar um curso mais longo de drogas anticoagulantes após a uma cirurgia, por exemplo.

3. Perca peso

A obesidade pode mais do que duplicar o risco de trombose, especialmente em mulheres com mais de 1,70 e homens com 1,80 ou mais. 

Pessoas altas precisam bombear mais sangue contra a força da gravidade, o que pode reduzir o fluxo nas pernas e elevar o risco de coagulação. 

4. Mexa-se

Andar, levantar ou abaixar os calcanhares enquanto está sentado, envolve os músculos da panturrilha, apertando as veias e impulsionando o sangue para cima, o que ajuda a prevenir a trombose. 

O Colégio Americano de Médicos Torácicos recomenda que você se levante uma vez a cada hora e levante e abaixe os calcanhares ou gire os tornozelos quando estiver sentado durante voos longos. 

Se você estiver em alto risco, pergunte ao seu médico sobre usar meias de compressão ou tomar medicamentos preventivos para diluir o sangue em voos ou viagens de carro de mais de quatro horas.

5. Coma peixe

Em um grande estudo sueco de 2014, as pessoas que tomavam cápsulas de óleo de peixe e comiam três ou mais vezes por semana tinham uma chance 48% menor de desenvolver trombose do que aquelas que comiam menos e não suplementavam com óleo de peixe.

6. Seja vigilante no hospital

como-prevenir-trombose

60% das tromboses ocorrem em pessoas que foram hospitalizadas recentemente, seja para:

  • cirurgia (anestesia geral alarga temporariamente as veias, o que pode permitir que o sangue coagule);
  • trauma (tudo o que danifica as veias pode diminuir o fluxo sanguíneo e aumentar o risco); 
  • doença (o que pode levar ao repouso prolongado).

Certifique-se de que os médicos saibam sobre seus medicamentos e qualquer risco de trombose, como um histórico familiar significativo. 

Você deve ser encorajado a se movimentar e pode precisar de meias de compressão ou drogas anticoagulantes. 

O Boston Medical Center conseguiu reduzir as tromboses pós-cirurgias em 84% (a partir de um histórico reconhecidamente ruim), adaptando o tratamento preventivo aos riscos dos pacientes e fazendo com que eles começassem a andar logo após as operações. 

Além disso, siga o conselho médico antes e depois da alta. Doses esquecidas de drogas preventivas são responsáveis ​​por muitos coágulos.

Aja rápido no caso desses sintomas

Um coágulo de sangue é uma emergência médica devido à possibilidade de uma embolia pulmonar. Se você tiver algum dos sintomas abaixo, procure ajuda médica imediatamente, especialmente se você estiver em risco aumentado por causa da recente imobilidade, gravidez, cirurgia ou câncer.

Sinais de trombose em uma perna:

  • Dor (como um músculo puxado);
  • Inchaço;
  • Descoloração (vermelho ou azul);
  • Pele quente ao tocar.

Sinais de embolia pulmonar:

  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Tosse inexplicada (pode tossir sangue);
  • Batimento cardíaco acelerado.

Viu como é possível prevenir a trombose? Apesar de não ser uma ciência exata, essas medidas podem contribuir para o seu bem estar físico, diminuindo as chances de ocorrências. 

Precisa agendar um exame? Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Densitometria Óssea;
  • Ressonância magnética;
  • Mamografia Digital;
  • Raio-X Digital;
  • Ultrassonografia;
  • Doppler;
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: