Como saber se a veia do coração está entupida: principais sintomas e exames a fazer
Nosso corpo consegue dar alguns sinais de que algo não vai bem. Isso não é diferente com o nosso coração. Então como podemos prevenir problemas nesse órgão tão importante do nosso corpo? Como saber se a veia do coração está entupida?
Identificar os sinais que podem ser indícios de problemas no coração irá ajudá-lo a procurar um médico e fazer o tratamento necessário, antes que a doença se agrave e traga maiores consequências.
Aliás, a medicina preventiva está aí para isso. Precisamos fazer os exames de rotina para que possamos ter qualidade de vida.
É certo que nem tudo podemos detectar a tempo. Algumas “surpresas” aparecem no meio do caminho. Mas, se fizermos sempre um acompanhamento médico, prestarmos atenção nos sinais que nosso corpo nos dá e procurarmos viver de forma saudável, já estaremos combatendo futuros problemas de saúde.
Uma das regiões do corpo que mais preocupam médicos e pacientes é o coração e dentro disso, uma das dúvidas mais comuns é: como saber se a veia do coração está entupida?
Diferença entre artérias e veias
Antes de respondermos à pergunta sobre como saber se a veia do coração está entupida é importante entendermos a diferença entre veia e artéria.
As artérias e as veias fazem parte do complexo sistema cardiovascular, também conhecido como sistema circulatório, e se complementam nas funções. Vejamos a função de cada uma delas:
Artérias
As artérias são vasos sanguíneos responsáveis por levar o sangue arterial, ou seja, o sangue rico em oxigênio e nutrientes do coração para as outras partes do corpo, através dos ventrículos.
Como exemplo de artérias podemos citar a aorta, musculares e arteríola.
No coração, o sangue será bombeado para as artérias pulmonares a fim de ser feita a oxigenação.
Veias
As veias são vasos sanguíneos que transportam o sangue venoso, ou seja, o sangue pobre em oxigênio (saturado de gás carbônico) de volta ao coração, através dos átrios (pequenas cavidades que se encontram acima dos ventrículos).
Isto serve para a maioria das veias, mas há exceções, como as veias pulmonares, que levam o sangue oxigenado de volta ao coração. Exemplo de veias:
- pulmonares;
- cava;
- jugular.
Quando falamos entupimento de veia do coração, estamos falando do sistema venoso, que consiste em um sistema vascular responsável por trazer o sangue de volta ao coração.
Quando ocorre um entupimento no sistema venoso, pode acarretar a tromboflebite superficial e também a embolia pulmonar, que pode ser fatal.
A anticoagulação é o tratamento mais frequentemente utilizado para o entupimento venoso (trombose venosa).
Quer saber mais sobre essas duas complicações? Assista ao vídeo abaixo:
E como saber se a veia do coração está entupida?
Como já falamos, nosso corpo nos dá alguns sinais e avisos. É preciso estar atento a eles e não se descuidar.
A seguir vamos dar algumas dicas de como saber se a veia do coração está entupida.
É bom salientar que os sintomas abaixo são apenas indicativos de que algo não está funcionando bem. Eles são sintomas também de outros problemas de saúde.
Portanto, é muito importante o acompanhamento do médico cardiologista. Somente ele, juntamente com os exames que serão solicitados, poderá dar o diagnóstico correto.
Então vamos à lista de sinais para saber se a veia do coração está entupida:
- Dor no peito (Angina) : Esse é um sinal clássico de um ataque cardíaco. É a redução do fluxo sanguíneo para o coração. Pode surgir como um entumescimento, uma tensão, uma sensação de peso ou ardor.
- Fadiga e fraqueza extrema: A sensação permanente de cansaço pode indicar insuficiência cardíaca ou hipotensão.
- Tontura e desmaio: Pode ser sinal de um ataque cardíaco a caminho ou mesmo um caso de arritmia ou hipotensão. Quando ocorre uma perda da visão ou visão borrada, pode desencadear um derrame cerebral.
- Pulsação acelerada e irregular: acompanhado de fraqueza, tonturas ou dificuldade em respirar pode ser evidência de um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou uma arritmia.
- Náusea, falta de apetite e inchaço: por causa da retenção de líquidos, pode ocorrer um inchaço abdominal.
- Ansiedade, falta de ar e medo da morte: pode ser indicativo de que um ataque cardíaco pode estar a caminho.
- Sudorese intensa e repentina: pode indicar um infarto, hipotensão, hipertensão ou arritmia.
- Tosse persistente: pode ocorrer um acúmulo de líquidos nos pulmões devido à insuficiência cardíaca.
- Dores pelo corpo: Pode começar no peito e se espalhar para os ombros, braços, cotovelos, costas, pescoço, mandíbula ou abdômen ou estar relacionada a um ataque cardíaco.
- Dor nas coxas, quadril e panturrilhas: Pode indicar uma obstrução nas veias e artérias, levando a uma dor intensa nos nervos e indicando que essas áreas não estão recebendo fluxo suficiente de sangue.
- Disfunção erétil: pode ser um sinal de artérias e veias da pelve obstruídas, que antecede um infarto do miocárdio.
Então, como saber se a veia do coração está entupida? Fique atento a esses sinais e procure um médico especialista.
Exames para detectar problemas no coração
Além dos sintomas de problemas no coração listados acima, uma outra forma de como saber se a veia do coração está entupida é realizar uma sequência de exames e acompanhamentos.
Alguns desses exames do coração devem fazer parte de uma rotina de check-up cardiovascular, como:
- o eletrocardiograma;
- o raio X de tórax.
Outros exames também podem entrar na lista de solicitação do médico. Entre eles:
- cintilografia do miocárdio;
- exame de imagem do coração;
- teste de esforço;
- M.A.P.A (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial);
- o holter.
Leia também: Ressonância magnética do coração: como é feita e diagnóstico
Eles são feitos quando há suspeita de alguma doença específica, como angina ou arritmias.
Quando ocorre o entupimento da veia?
O entupimento da veia ocorre quando as artérias e veias são bloqueadas por um acúmulo de:
- gordura;
- colesterol;
- cálcio e outras substâncias no sangue.
Esse acúmulo deixa artérias ou veias rígidas e irregulares, causando o denominado “endurecimento”. Esse acúmulo é denominado “placa aterosclerótica” ou simplesmente “placa”.
O desprendimento de um fragmento dessas placas ou a formação de um coágulo de sangue, acarretam o bloqueio do fluxo sanguíneo causando sérios e irreparáveis danos ao coração (necrose do músculo cardíaco).
Quando não é devidamente tratado pode se transformar em doenças graves e com sérias consequências. Demos, acima, uma ideia de como saber se a veia do coração está entupida. Se estiver com algum desses sintomas, procure seu médico.
Fatores de risco
Alguns fatores de risco podem aumentar a chance de entupimento da veia. Entre eles:
- predisposição genética
- envelhecimento
- sedentarismo
- estresse
- tabagismo: O fumo danifica e provoca tensão nos vasos sanguíneos, aumentando os níveis de colesterol e pressão arterial. Também não permite a chegada de oxigênio suficiente a todos os órgãos e tecidos do corpo.
- colesterol LDL (ruim) elevado e colesterol HDL (bom) baixo
- pressão alta: A pressão ideal deve ficar abaixo de 140/90 mmHg.
- diabetes
- sobrepeso ou obesidade: Um índice de massa corpórea acima de 29,9 é considerado obesidade.
- consumo abusivo de álcool
- alimentação rica em gorduras saturadas e colesterol.
Vida saudável sim!
Uma das maneiras de manter o coração saudável é a prática do exercício físico regular, usado tanto como prevenção como também no tratamento de problemas do coração. Uma vez que exercita o músculo cardíaco, auxilia na perda de peso e melhora a pressão arterial.
É muito importante também fazer uma alimentação balanceada que inclua os melhores alimentos para saúde e evitando os excessos.
Evitar, ou pelo menos diminuir, o uso de gorduras saturadas, sal e açúcar.
Respondida a pergunta de como saber se a veia do coração está entupida? Então… atenção aos sinais que seu corpo emite e faça do acompanhamento médico uma rotina.
Afinal, prevenção é tudo!
A Eigier Diagnósticos é especializada em exames de diagnóstico por imagem e exames laboratoriais. Você pode acessar nosso site e pré-agendar seus exames online com conforto e segurança.
Com experiência de mais de 37 anos no mercado, atendemos a uma extensa lista de convênios. Então, não perca mais tempo e agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.