Como tratar a infertilidade masculina
A infertilidade tem sido tradicionalmente considerada como um problema da mulher. Mas, como se constata, estão sim ligados a estatística. Cerca de um dos três casos de infertilidade é devido ao homem, e eles estão de alguma forma envolvidos na infertilidade na metade do tempo. E como tratar infertilidade masculina?
Um diagnóstico de infertilidade masculina pode ser um dos maiores desafios que o homem pode enfrentar. Para alguns, pode ser devastador. Não ser capaz de ser pai de uma criança pode fazer um cara sentir que ele está falhando em uma de suas responsabilidades mais primordiais.
Infelizmente, alguns homens têm que lidar com a realidade de que nada pode ser feito sobre sua infertilidade. Mas para outros homens, os avanços no tratamento da infertilidade masculina oferecem ajuda real.
Veja a seguir como tratar infertilidade masculina e as terapias mais atuais.
Como tratar infertilidade masculina: novos tratamentos, mais gestações
O objetivo final de tratar a infertilidade masculina é obter uma gravidez. Idealmente, a causa da infertilidade é reversível e a concepção pode resultar do sexo natural. Aqui estão algumas formas comuns de como tratar infertilidade masculina.
- As varicoceles são reparadas com cirurgia para bloquear as veias anormais. Isso parece resultar em uma melhora significativa na fertilidade, embora alguns estudos estejam em desacordo.
- Anormalidades hormonais às vezes podem ser tratadas com medicamentos ou cirurgia.
- Obstruções nos canais de transporte de espermatozóides às vezes podem ser cirurgicamente corrigidas.
No passado, se os métodos acima não funcionassem, isso geralmente significava infertilidade masculina ao longo da vida. Hoje, as técnicas de reprodução assistida (ARTs) oferecem novas opções poderosas para tratar a infertilidade masculina.
Esses tratamentos de infertilidade masculina de alta tecnologia e caros dão ao esperma um impulso artificial para entrar em um óvulo. Os ART tornaram a concepção possível até mesmo para homens com espermatozóides muito lentos ou anormais.
Primeiro, os espermatozóides são coletados do sêmen ou de uma agulha do testículo. Eles são então processados e introduzidos em óvulos por diferentes métodos.
- Inseminação intra-uterina (IIU). No momento da ovulação, os espermatozóides são injetados diretamente no útero. Medicamentos geralmente são dados à mulher primeiro para aumentar o número de óvulos que ela libera.
- Fertilização in vitro (FIV). Os espermatozóides são misturados com vários óvulos coletados da mulher em um “tubo de ensaio” (na verdade, apenas um prato de plástico). Óvulos fertilizados são então colocados no útero. A fertilização in vitro exige pelo menos algum espermatozóide viável.
- Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides (IIE). Um único espermatozóide é injetado através de uma pequena agulha em um óvulo. O óvulo fertilizado é então implantado no útero. A IIE pode ser realizada quando a contagem de espermatozóides é extremamente baixa ou anormal.
Usando uma combinação de ARTs por vários meses, a maioria dos casais pode esperar uma gravidez entre 40 a 50% das tentativas.
Tratamentos de infertilidade masculina para tentar em casa
Mas há coisas que você pode fazer sozinho para maximizar sua fertilidade? Sim. Por um lado, não faça coisas que prejudiquem suas chances de ter esperma viável – maconha, cocaína, tabaco e mais de duas bebidas alcoólicas por dia prejudicam a produção de espermatozóides.
Os homens também devem evitar banhos quentes e banheiras de hidromassagem, porque as altas temperaturas desaceleram a fabricação de espermatozóides.
Tomar testosterona ou qualquer substância andrógina como DHEA (para treinamento com pesos), pode prejudicar a fertilidade. Os médicos advertem que muitas pessoas fizeram cirurgias desnecessárias porque esqueceram de dizer que estavam tomando esses remédios.
Claro, viver bem e ter uma vida saudável ajuda. Qualquer coisa que melhore a qualidade da saúde, como sono e nutrição adequados deve melhorar a fertilidade.
Saiba quais quais os principais sintomas da infertilidade masculina e aprenda a identificar o quadro para procurar ajuda médica.
Vivendo com infertilidade masculina
Para alguns homens, nenhuma forma de tratar infertilidade masculina parece ajudar. Descobrir que você é infértil pode ser uma surpresa desagradável, para dizer o mínimo. Muitos homens sentem estresse emocional com um diagnóstico de infertilidade.
Muitas vezes também há o constrangimento. Os homens confundem libido e potência com fertilidade. Eles ficam preocupados que eles sejam estereotipados.
Mas os homens devem se atentar que maioria dos problemas com a [reprodução] não afeta sua capacidade de produzir hormônios masculinos, sua função sexual ou sua masculinidade.
Mas mesmo que as coisas pareçam desanimadoras, os especialistas ainda têm alguns conselhos esperançosos: continuar tentando. Até 25 a 35% dos casais “inférteis” acabarão por ter um filho sem qualquer tratamento.
Até um diagnóstico final, existem muitas alternativas como vimos para recorrer e tentar tratar a infertilidade masculina. Exames para saber se pode ter filho e testes são fundamentais nessa fase e devem ser feitos pela melhor equipe.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar todos os exames online do conforto da sua casa.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ressonância magnética;
- Ultrassonografias;
- Densitometria Óssea;
- Mamografia Digital;
- Raio X Digital;
- Doppler;
- Medicina Fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.