22 dicas para gravidez saudável: [guia completo] pré natal, alimentação à depressão pós parto

Se você está grávida ou pensando em engravidar, provavelmente conhece alguns dos conselhos básicos da gravidez sobre cuidar de si e do bebê: não fume, não beba e descanse. Você já deve ter ouvido diversas vezes que gravidez não é doença, e não é mesmo. A mulher deve sim levar uma vida normal mas.. isso requer alguns cuidados nessa nova fase. Aí vai algumas dicas para gravidez ser um período equilibrado da vida da mulher.

Nos primeiros 03 meses, recomenda-se atenção e observação por parte da grávida, que não deve cometer exageros, pelo risco de perda do bebê. Os cuidados na gravidez devem ser redobrados e claro, com acompanhamento médico.

A seguir, separamos algumas dicas para gravidez, que são simples de adotar, mas muito importantes para o dia a dia da nova mamãe.

22 dicas para gravidez: seu guia completo

Cuidados médicos, pré-natal, alimentação saudável, exercícios e outras dicas para gravidez, são mais do que dicas, são hábitos importantes para uma gestação mais tranquila.

1. Obstetra

A primeira grande dica para gravidez é escolher o médico que irá acompanhar a gestação.

A tranquilidade de ter um profissional em que se confia a frente da gestação faz toda a diferença para a grávida. Se possível, já faça também a escolha do hospital que lhe atenderá no parto.

2. Pré Natal

O segundo passo importantíssimo é fazer o acompanhamento pré natal. Seu médico irá solicitar exames para dar início ao acompanhamento da sua gravidez e lhe prescrever vitaminas pré natais.

O cordão neural do seu bebê, que se torna o cérebro e a medula espinhal, se desenvolve no primeiro mês de gravidez, por isso é importante obter nutrientes essenciais – como ácido fólico, cálcio e ferro – desde o início.

O ácido fólico é um forte aliado contra a má formação do feto, e as demais vitaminas se encarregam de uma nutrição suficiente para a mãe e para o bebê.

O pré Natal ajuda no diagnóstico e tratamento de alterações como diabetes gestacional e a saber se o bebê tem Síndrome de Down, por exemplo.

Dicas para gravidez

3. Exercício

Outra grande dica para gravidez! Se exercitar durante a gravidez é fundamental. Manter-se ativo é importante para sua saúde geral e pode ajudar a:

  • reduzir o estresse;
  • controlar seu peso;
  • melhorar a circulação;
  • melhorar seu humor;
  • dormir melhor.

Pilates, yoga, natação, hidroginástica e caminhada também são ótimas atividades para a maioria das mulheres grávidas, mas não se esqueça de verificar com seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Ouça seu corpo e não exagere.

Dicas para gravidez

4. Informe-se

Assistir a uma aula de parto ajudará você a se sentir mais preparada e segura. Você não apenas terá a oportunidade de aprender mais sobre o parto e o cuidado infantil, mas poderá fazer perguntas e tirar todas as suas dúvidas.

5. Pompoarismo

Pompoarismo ou exercícios de Kegels, fortalecem os músculos do assoalho pélvico, que sustentam a bexiga, os intestinos e o útero. Feito corretamente, este exercício pode ajudar a tornar seu parto mais fácil e evitar problemas mais tarde com a incontinência. Veja como fazer corretamente:

  • Pratique apertar como se você estivesse interrompendo o fluxo de urina quando você usa o banheiro;
  • Mantenha por três segundos, depois relaxe por três;
  • Repetir 10 vezes

6. Elimine Toxinas

Mais uma das dicas para gravidez de suma importância. Você deve evitar tabaco, álcool, drogas ilícitas e até mesmo solventes, como diluentes de tinta e removedor de esmalte enquanto estiver grávida.

Fumar cigarros, por exemplo, diminui o fluxo de oxigênio para o bebê, está ligado ao nascimento prematuro e outras complicações.

Evitar o consumo excessivo de cafeína durante o início da gravidez também é uma boa dica.  Apenas o excesso. Adoçantes também são vetados na gravidez. Seu médico lhe indicará o apropriado, dependendo de cada caso.

Saiba mais em: 10 grupos de alimentos que devem ser evitados por gestantes

7. Tarefas do dia a dia

Mesmo as tarefas diárias, como esfregar o banheiro ou limpar os animais de estimação, podem se tornar arriscadas quando você está grávida. A exposição a produtos químicos tóxicos, a elevação de objetos pesados ou o contato com bactérias podem prejudicar você e seu bebê. Evite:

  • levantar coisas pesadas;
  • subir escadas;
  • usar produtos químicos agressivos

8. Medicamentos – Atenção!

Essa dica para gravidez é importante! O uso de medicamentos deve ser orientado pelo obstetra que acompanha a gravidez. Fale com seu médico antes de tomar medicamentos, suplementos ou remédios “naturais”. Até mesmo anti-inflamatórios não esteroidais, como o ibuprofeno, devem ser evitados – estudos sugerem que aumentam o risco de aborto espontâneo e danos aos vasos sanguíneos fetais.

9. Ganho de peso

Você está “comendo por dois”. Mas acumular muitos quilos extras pode dificultar a perda deles depois. Ao mesmo tempo, não ganhar peso suficiente pode colocar o bebê em risco de um parto de baixo peso, uma das principais causas de problemas de desenvolvimento.

Acompanhe com seu médico para se certificar de que você está ganhando em uma taxa saudável.

10. Calçados

Uma desculpa perfeita para comprar sapatos!

Algumas mulheres amam salto alto, porém na gravidez podem se tornar um desconforto ou mesmo um risco. A gestante perde um pouco o equilíbrio com o crescimento da barriga, o eixo da coluna se desloca para frente para suportar o peso do bebê e da gestação. Daí o uso de saltos altos demais podem causar quedas a gestante.

Deixe os saltos para depois da gravidez. Opte pelo conforto e segurança! E não se esqueça de colocar os pés para cima várias vezes ao dia para evitar a fadiga e inchaço dos pés, pernas e tornozelos. Mais uma das grandes dicas para gravidez!

11. Água

Durante a gravidez, seu sangue fornece oxigênio e nutrientes essenciais para o seu bebê através da placenta e transporta resíduos e dióxido de carbono – o que significa que seu volume de sangue aumenta em até 50%. Então, você precisa beber mais água para apoiar esse ganho.

Beber água também é uma das grandes dicas para gravidez! Ajuda a prevenir:

De 8 a 10 copos por dia é uma boa conta!

12. Alimentos ricos em folato

O folato (vitamina B9) ocorre naturalmente nos alimentos e o ácido fólico é a forma sintética do folato, usada em medicamentos.

Você deve comer cinco ou seis refeições bem equilibradas com muitos alimentos ricos em folato, como cereais enriquecidos, sementes e nozes, vegetais escuros, aspargos, feijões, lentilhas, brócolis, gérmen de trigo, beterrabas, frutas cítricas, entre outros.

13. Frutas

Os açúcares naturais em frutas como bananas e maçãs podem ajudar a elevar os níveis de energia. Ricas em nutrientes essenciais, as frutas colaboram para uma gestação mais saudável e para o desenvolvimento do bebê.

14. Peixes

São ótimas fontes de fósforo, proteína e ômega 3, que é um tipo de gordura boa para o organismo e que auxilia no processo de desenvolvimento neurológico da criança.

Há apenas um problema: alguns tipos de peixe (atum, cação, peixe espada) contêm mercúrio, que pode ser tóxico para bebês e adultos. Opte por linguado, arenque, pescada, salmão, polaca e sardinha.

A ingestão de alguns alimentos também devem ser evitados na gravidez, como:

  • Carnes mal passadas e laticínios não pasteurizados
  • Frios embutidos (salsicha, salame, mortadela etc)
  • Alimentos enlatados sem fervura

15. Protetor solar

Estar grávida torna a sua pele mais sensível à luz do sol, então você está mais propenso a queimaduras solares e cloasma, aquelas manchas escuras e manchadas que às vezes aparecem no rosto.

Outra das grandes dicas para gravidez: Aplique um protetor solar com um FPS 30 ou mais (muitas marcas oferecem agora fórmulas livres de produtos químicos) e use chapéu e óculos de sol.

16. Higiene das mãos

A lavagem frequente das mãos pode protegê-la de infecções. Os desinfetantes para as mãos à base de álcool etílico são uma ótima opção para aqueles momentos em que você não consegue chegar a uma pia.

17. Viagens

Verifique com seu médico sobre quaisquer planos de viagem e certifique-se de que a companhia aérea não tenha restrições para mulheres grávidas. No avião, beba muita água para se manter hidratada, levante-se e caminhe a cada meia hora para reduzir o risco de coágulos sanguíneos.

Outra das dicas para gravidez: Um assento no corredor lhe dará mais espaço e facilitará as idas ao banheiro.

18. Desejos

Verdade seja dita, ninguém sabe por que os desejos de gravidez acontecem. Contanto que você esteja comendo uma dieta saudável, geralmente é aceitável ceder aos seus desejos. Apenas tome cuidado para limitar as porções e saiba quais lanches evitar. Alguns alimentos a evitar: carne ou ovos crus e mal cozidos, queijo não pasteurizado, chá de ervas e brotos crus.

19. Depressão pós-parto

Você provavelmente já ouviu falar de depressão pós-parto, mas você pode não saber que 10% a 20% das mulheres apresentam sintomas de depressão durante a gravidez. Isso pode aumentar o risco de parto prematuro. Se você está se sentindo inexplicavelmente triste, zangada ou culpada – ou se você perder o interesse em atividades que normalmente você gosta ou dorme demais – informe o seu médico.

Terapia, um grupo de apoio, medicação antidepressiva ou uma combinação dos três provavelmente ajudará.

20. Quando chamar o médico

Estar grávida pode ser confuso, especialmente se for sua primeira vez. É comum ter dúvidas sobre qual pontada é normal e qual não é. Você deve ligar para o seu médico se tiver algum destes sintomas:

  • dor de qualquer tipo;
  • fortes cãibras;
  • contrações em intervalos de 20 minutos;
  • sangramento vaginal ou vazamento de fluido;
  • tontura ou desmaio;
  • falta de ar;
  • palpitações cardíacas;
  • náuseas e vômitos constantes;
  • dificuldade em andar, edema (inchaço das articulações);
  • diminuição da atividade do bebê.

21. Descanse

Vale a pena prestar atenção em mais uma das grandes dicas para gravidez: quando o bebê chegar, você terá menos momentos preciosos para si mesma. Certifique-se de ter pelo menos oito horas de sono por noite.

Se você estiver sofrendo de distúrbios do sono, tire cochilos durante o dia e consulte seu médico se a situação não melhorar.

22. Cuide-se

Os cabelos merecem atenção especial quanto a escolha da tintura evitando tintas com amônia. Faça as unhas, saia com as amigas ou simplesmente faça uma caminhada. Isso  pode ajudá-la a relaxar e desestressar. É bom para você e para o bebê.

Sua saúde e bem-estar são a base para o crescimento e desenvolvimento do seu bebê. Faça do seu obstetra seu melhor amigo.

Aproveite essas dicas para gravidez e seja bem vinda a esta nova etapa da sua vida!!!!

Leia também: [GUIA] Todos os exames que uma grávida deve fazer: 12 testes

Se você está grávida ou deseja engravidar, a Eigier Diagnósticos oferece os serviços de última geração para acompanhamento de seu pré-natal, exames laboratoriais e ultrassons. Então, faça o pré-agendamento online de seu exame.

O Grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem. São mais de 500 profissionais entre médicos radiologistas especializados em diversas modalidades, enfermeiras, técnicos e pessoal administrativo.

Você pode confiar a sua saúde e a de seu bebê, no que diz respeito a exames para diagnóstico. Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: