Diferença entre ultrassonografia e ressonância magnética: a função de cada exame

Quando os médicos precisam ter uma visão melhor do que está acontecendo no corpo de seus pacientes, geralmente os encaminham para fazer algum tipo de diagnóstico por imagem. No entanto, existem diferentes exames em que as imagens resultantes ajudarão o médico a fazer um diagnóstico preciso e a escolher o melhor plano de tratamento. Neste post, vamos fazer especificamente da diferença entre ultrassonografia e ressonância magnética.

Quando se trata de imagens musculoesqueléticas, a ultrassonografia ou a ressonância magnética é mais eficaz?

Para imagens musculoesqueléticas, ambos os tipos de escaneamento podem ser usados para avaliar a maioria das articulações e condições, mas o uso do exame apropriado para a condição do paciente pode tornar o diagnóstico mais preciso, além de poupar inúmeras investigações.

Continue lendo e entenda diferença entre ultrassonografia e ressonância magnética.

Diferença entre ultrassonografia e ressonância magnética

caracteristicas-ressonancia-magnetica

Em primeiro lugar, a maioria das pessoas considera que uma ressonância magnética deve, de alguma forma, ser superior a uma ultrassonografia, porque geralmente é mais cara e as imagens obtidas parecem mais elaboradas. 

No entanto, deve-se notar que a ultrassonografia tem vantagens consideráveis ​​sobre a ressonância magnética.

Em termos gerais, a ultrassonografia é mais rápida e facilmente acessível, principalmente porque mais e mais profissionais se especializam. 

Nas mãos certas, a ultrassonografia pode ser uma ferramenta inestimável e não possui os problemas claustrofóbicos que acompanham a ressonância magnética. 

Muitas vezes é mais barata, um fator que é uma consideração importante no atual clima financeiro enfrentado pelo sistema público e pelo setor privado. 

O ultrassom também permite escaneamento dinâmico com interação direta entre o operador e o paciente, além de permitir a intervenção guiada ao mesmo tempo.

De forma geral, essa é a diferença entre diferença entre ultrassonografia e ressonância magnética. Vamos detalhar mais a função de cada exame de acordo com alguns critérios.

Ultrassonografia e ressonância magnética: mais diferenças

caracteristicas-ultrassonografia

1) Diferença de custo e facilidade de acesso

A ressonância magnética requer máquinas mais caras e muito maiores que as de ultrassonografia. Como resultado, a ultrassonografia está disponível para mais pacientes em mais lugares do país. 

Às vezes, a ultrassonografia pode ser usada como imagem primária para localizar a fonte de um problema e a ressonância magnética pode ser usada para acompanhar descobertas anormais e obter uma visão mais detalhada, se necessário.

2) Diferença em recursos e limitações para gerar imagens

Tanto a ultrassonografia quanto a ressonância magnética podem ser úteis na avaliação da condição de órgãos e estruturas moles, como seios e vasos sanguíneos. 

No entanto, as ondas da ultrassonografia não se propagam bem através de ossos ou gases. 

Como resultado, a ressonância magnética ou outra modalidade geralmente é recomendada quando os médicos precisam ver o que está acontecendo dentro ou atrás de estruturas ósseas ou órgãos cheios de ar, como pulmões e intestinos.

A ultrassonografia oferece o benefício de produzir imagens rapidamente e em tempo real. Assim, o movimento pode ser facilmente observado no ultrassom. 

Imagens de ressonância magnética podem fornecer mais detalhes, mas essas imagens são mais demoradas para serem capturadas e geralmente são estáticas.

3) Diferença na tecnologia

Tanto a ultrassonografia quanto a ressonância magnética têm a vantagem de permitir que os médicos olhem dentro do corpo sem a necessidade de usar radiação ionizante, que está associada a um risco aumentado de desenvolver câncer. 

A ressonância magnética realiza isso usando um poderoso ímã para fazer com que as moléculas de água no corpo se alinhem de uma maneira que o scanner da máquina detecte e traduza em uma imagem tridimensional o que está acontecendo no corpo. 

Já a ultrassonografia, por outro lado, transmite ondas sonoras de alta frequência através do corpo, e uma imagem é criada pela detecção dos ecos. 

4) Diferença na comodidade para o paciente

Devido à dor, limitações físicas ou limitações psicológicas, como claustrofobia e ansiedade, alguns pacientes acham difícil o exame de ressonância magnética. 

O procedimento exige que os pacientes fiquem parados por longos períodos de tempo, e a própria máquina pode parecer confinador. 

As máquinas de ressonância magnética de diâmetro largo e aberto proporcionam algum alívio na sensação de confinamento e o uso de sedativos pode ajudar alguns pacientes a passar pelo procedimento. Em alguns casos, no entanto, uma modalidade diferente pode ser uma opção melhor.

5) Diferença na contraindicação

Às vezes, a diferença para escolher entre ultrassonografia e ressonância magnética é que uma das opções é contraindicada por alguns motivos. 

A ultrassonografia tem a vantagem de não apresentar riscos conhecidos para a saúde humana. A ressonância magnética é considerada um procedimento muito seguro, mas apresenta alguns riscos, o que pode torná-la inadequada para certos pacientes.

Como a ressonância magnética usa um ímã muito poderoso para obter imagens, ela pode ser contraindicada para pacientes que implantaram objetos ferromagnéticos, como certos dispositivos médicos ou estilhaços.

Além disso, alguns procedimentos de ressonância magnética exigem o uso de contraste de gadolínio para obter imagens suficientemente claras. Esse tipo de solução de contraste pode causar efeitos colaterais graves em pacientes com insuficiência renal. 

Como resultado, um teste de creatinina, que mede a função renal, é solicitado antes que o paciente receba contraste de gadolínio. Se o teste apresentar algum risco, outro tipo de imagem, como a ultrassonografia, pode ser recomendada ou outras precauções podem ser tomadas para evitar efeitos colaterais. 

O gadolínio também é evitado durante a gravidez para evitar riscos desconhecidos, mas às vezes é usado quando pode ajudar a obter informações críticas que não podem ser obtidas por meio de outras modalidades de exame.

Ultrassonografia ou ressonância magnética? Faça no lugar certo!

O seu médico será seu principal orientador em relação a diferença entre ultrassonografia e ressonância magnética para o diagnóstico que você busca.

Independente de qual será realizado, é importante fazê-lo em uma lugar confiável, seguro, com tecnologia de ponta e profissionais capacitados na execução dos exames.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética;
  • Densitometria óssea;
  • Mamografia digital;
  • Raio-X digital;
  • Ultrassonografia;
  • Doppler;
  • Medicina fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: