Como prevenir a osteoporose: da atividade física à suplementação

Para sabermos como prevenir a osteoporose, temos, primeiro, saber o que é essa condição.

Osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento.

É uma doença degenerativa que confere a seus portadores a condição de fragilidade de sua estrutura óssea. A doença é a grande responsável pela alta incidência de fraturas em mulheres na fase pós-menopausa e nos idosos de ambos os sexos.

A osteoporose é conhecida como a doença silenciosa, por que usualmente não é possível sentir os sintomas da mesma. Por conta disso, grande parte dos doentes está sem tratamento. Muitas pessoas não apresentam sintomas até que tenham uma fratura óssea.

O corpo absorve e substitui o tecido ósseo constantemente. Na osteoporose, a nova criação óssea não acompanha o ritmo da remoção da camada óssea anterior.

Embora existam terapias extremamente eficazes de como prevenir a osteoporose, apenas cerca de 25% dos pacientes que sofrem fraturas são avaliados e tratados, resultando em um alto risco de fraturas repetidas no futuro.

A boa notícia é que há como prevenir a osteoporose e fraturas novas ou repetidas.

Como prevenir a osteoporose: a necessidade de mudar alguns hábitos

Conhecer seus os fatores de risco é o primeiro passo de como prevenir a osteoporose e eles incluem:

  • aumento da idade;
  • ser do sexo feminino (a doença atinge principalmente as mulheres);
  • baixa massa óssea;
  • história de fraturas;
  • tabagismo;
  • certas condições médicas, como por exemplo, artrite reumatóide;
  • uso de prednisona e uma série de outros medicamentos.

Os especialistas usam uma ferramenta que combina os resultados da densitometria óssea (exame que mede a densidade óssea) de um paciente com outros fatores de risco importantes para determinar a probabilidade de uma fratura do paciente.

Como prevenir a osteoporose tem característica multifatorial, ou seja, a terapia contra a doença engloba uma combinação de fatores como:

  • suplementação de cálcio;
  • terapia hormonal;
  • vitamina D;
  • medicação para melhor absorção do cálcio;
  • prevenção contra traumatismos e quedas;
  • prática de atividades físicas.

A seguir, vamos entender melhor cada uma dessas ações de como prevenir a osteoporose.

1. A importância do exercício físico

O exercício regular é importante para uma boa saúde óssea e é uma forma de como prevenir a osteoporose.

Exercícios com peso e caminhadas são particularmente importantes para melhorar a densidade óssea.

Ser fisicamente ativo e fazer exercício ajuda a manter os ossos fortes e saudáveis ​​durante toda a vida. Isso porque seus ossos são tecidos vivos que ficam mais fortes quando você os usa.

Para que o exercício seja mais eficaz em manter os ossos fortes, você precisa combinar exercício de sustentação de peso com impacto e exercício de fortalecimento muscular.

Treinamento de equilíbrio também pode ajudar a prevenir quedas – uma das principais causas de fraturas. As pessoas que já têm osteoporose devem evitar a flexão frontal da coluna, ou exercícios que envolvam torção ou espasmos da coluna, e devem consultar um educador físico, sobre os exercícios apropriados.

Depois de um diagnóstico de osteoporose ou se você tiver fatores de risco, você deve fazer mais exercícios, ao invés de menos.

Ser fisicamente ativo e se exercitar ajuda você de muitas maneiras, é uma forma de como prevenir a osteoporose e é muito improvável que cause um osso quebrado.

2. Consumo de cálcio e vitamina D

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é recomendada para todos e também uma forma de como prevenir a osteoporose.

O cálcio é importante para manter os ossos fortes.Certifique-se de que você está recebendo bastante cálcio e vitamina D. A maioria dos adultos precisa de 1.000 a 1.200 miligramas de cálcio por dia (dependendo da idade), e a vitamina D é importante pois ajuda o corpo a absorver o cálcio necessário.

Alimentos ricos em cálcio incluem:

  • vegetais com folhas verdes;
  • tofu;
  • frutas secas;
  • iogurte.

Boas fontes alimentares de vitamina D são:

  • peixes oleosos (sardinha, salmão);
  • carnes vermelhas;
  • fígado;
  • gema de ovo.

A luz do sol também desencadeia a produção de vitamina D.

Pessoas que não recebem quantidades adequadas desses nutrientes através de sua dieta podem se beneficiar da suplementação, se aconselhadas por seu médico.

3. Evitar o tabagismo

Fumar é um fator de risco para a osteoporose, e parar é necessário para uma boa saúde geral, incluindo a saúde óssea.

4. Limitar o consumo de álcool

O consumo de álcool é outro fator de risco para a osteoporose, portanto, limitar o consumo de álcool é importante, especialmente se outros fatores de risco para fraturas estiverem presentes.

Tratar a causa subjacente de uma fratura

Se você tiver uma fratura, certifique-se de que você é avaliado e tratado para osteoporose.

As terapias médicas de hoje podem ajudar a prevenir futuras fraturas, e novas medicações atualmente podem ajudar a fortalecer os ossos de pessoas com baixa massa óssea.

Inúmeros estudos têm demonstrado que quanto mais cedo a osteoporose for identificada e tratada, melhores serão os resultados a longo prazo no que diz respeito ao bloqueio do processo ou a um eventual ganho de massa óssea.

Até o momento, a melhor forma de como prevenir a osteoporose e suas complicações é o diagnóstico precoce da perda de massa óssea, para isso você deve saber como é o preparo para a densitometria óssea. O procedimento é simples e é a única maneira de confirmar a presença da alteração no paciente.

Leia mais sobre o exame em: Tira dúvidas | Como é feito o exame de Densitometria Óssea

Se você já está com o pedido para fazer o exame de Densitometria Óssea, pode ficar tranquilo e acessar o site da Eigier Diagnósticos, lá você faz o pré-agendamento online de seu exame.

Realizamos exames por meio de atendimento particular e convênios.

O Grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Agende hoje mesmo seu horário para Densitometria Óssea e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: