O que é endometriose na bexiga: o que é e como detectar

A endometriose é uma condição em que o tecido que se assemelha ao revestimento do útero – o endométrio – cresce fora do útero, como nos ovários ou trompas de falópio. Com a endometriose da bexiga, esse tecido cresce dentro ou na superfície da bexiga. Vamos entender agora o que é endometriose na bexiga.

O que é endometriose na bexiga?

A endometriose da bexiga é uma forma rara da doença. Ocorre quando o tecido endometrial cresce dentro ou na superfície da bexiga. Um estudo relata que um percentual mínimo de mulheres com endometriose podem ter crescimento endometrial no sistema urinário, e a bexiga é o órgão com maior probabilidade de ser afetado.

Os ureteres – os tubos que a urina viaja dos rins até a bexiga – também podem estar envolvidos.

O que é endometriose na bexiga

Durante a menstruação regular, o tecido endometrial engrossa e sai do corpo através do sangue. No entanto, quando o tecido cresce fora do útero, ele não pode sair pela vagina, por isso permanece dentro do corpo. Isso resulta em períodos bastante dolorosos.

Esse tecido endometrial, quando se forma apenas na superfície da bexiga, é chamada endometriose superficial, e, caso se desenvolva dentro do revestimento ou parede da bexiga, é chamada endometriose profunda. Isso pode causar um nódulo, que também pode afetar o ureter.

Causas

Os médicos não têm certeza absoluta da causa exata dos tipos de endometriose na bexiga. Algumas teorias possíveis são:

  • Cirurgia pélvica. Uma teoria é que uma cirurgia anterior, como uma cesariana ou uma histerectomia, possa introduzir células endometriais na bexiga.
  • Transformação celular precoce. Isso ocorre quando as células remanescentes de um embrião se transformam em tecido endometrial.
  • Menstruação retrógrada. O sangue menstrual de uma mulher flui para trás na pelve, em vez de sair do corpo. As células endometriais podem então se implantar na parede da bexiga.
  • Transplantação. As células endometriais se movem através do sistema linfático ou vasos sanguíneos e acabam na bexiga.
  • Genética. A endometriose é considerada hereditária.

Sintomas

Saber o que é endometriose na bexiga vai ajudar no entendimento dos sintomas.

Os sintomas de endometriose na bexiga podem variar com o ciclo menstrual, tendendo a ser pior nos dias antes e durante o período. Os sintomas podem incluir:

  • irritação da bexiga;
  • micção com frequência;
  • necessidade de urinar com urgência;
  • dor quando a bexiga está cheia;
  • sensação de ardor ou dor ao passar urina;
  • sangue ocasional na urina durante um período;
  • dor pélvica;
  • em alguns casos, dor lombar na área dos rins.

Embora esses sintomas possam ocorrer apenas durante o ciclo menstrual, muitas pacientes apresentam esses sinais cronicamente, a qualquer momento durante o mês.

Diagnóstico da endometriose na bexiga

Entre os métodos de como descobrir a endometriose, o médico irá inicialmente examinar a vagina e a bexiga para verificar se há algum crescimento anormal. Ele também costuma pedir um teste de urina para verificar se há sangue.

Saber o que é endometriose na bexiga e saber sobre os sintomas, vai ajudá-la na conversa com seu médico. Ele pode optar por examiná-lo para o diagnóstico, usando algumas das seguintes técnicas:

Ultrassonografia

Os diferentes tipos de ultrassonografia envolvem o uso de ondas sonoras de alta frequência para criar imagens do interior do corpo. Um dispositivo chamado transdutor é colocado na barriga (ultrassonografia transabdominal) ou dentro da vagina (ultrassonografia transvaginal).

Um ultrassom pode mostrar o tamanho e a localização da endometriose. O médico vai descobrir onde o tecido endometrial está crescendo e quanto existe.

Leia também: Ultrassom transvaginal doí? Tudo sobre como é feito o exame

Cistoscopia

O médico vai precisar inserir um cistoscópio através da uretra. Fazer isso permitirá que ele olhe para o revestimento da bexiga para ver se algum tecido endometrial está crescendo ali. Outra razão para a cistoscopia é descartar outras causas de sintomas da bexiga, como cistite intersticial ou raramente, câncer de bexiga.

Ressonância magnética

A ressonância magnética usa ímãs e ondas de rádio para produzir imagens detalhadas do interior do corpo de uma pessoa. O médico irá usar este teste para procurar endometriose na bexiga, bem como outras partes da pélvis.

Biópsia

Uma porção do implante endometrial é amostrada de dentro da bexiga. Para obter a amostra, uma cistoscopia é realizada, para visualizar a anatomia da lesão e da bexiga.

Estágios da endometriose

A endometriose é dividida em estágios com base na quantidade de tecido e em quão profundamente ele se estende aos órgãos. As etapas são:

  • Estágio 1: Mínimo. Tem apenas pequenas quantidades de tecido crescendo, e só é encontrada na superfície ou ao redor dos órgãos.
  • Estágio 2: Leve. Tem um crescimento de tecido mais extenso, mas ainda está na superfície dos órgãos, e não dentro deles.
  • Estágio 3: Moderado. Tem um tecido mais disseminado, que começou a crescer dentro dos órgãos pélvicos.
  • Estágio 4: Grave. Tem muito tecido endometrial, que está crescendo dentro de vários órgãos pélvicos.

Tratamento da endometriose na bexiga

A endometriose não pode ser curada, mas alguns tratamentos podem ajudar a controlar seus sintomas. Daí a importância de sabermos exatamente o que é endometriose na bexiga.

Se você é diagnosticada com endometriose na bexiga, você pode controlar os sintomas com uma combinação de analgésicos e tratamentos hormonais, dependendo da gravidade dos sintomas. Se você optar por não receber tratamento para a endometriose da bexiga, é provável que seus sintomas continuem e possam piorar com o tempo.

A cirurgia é o tratamento mais comum para aqueles com endometriose na bexiga. Durante a cirurgia, o médico tentará remover todo o tecido que cresce na bexiga, e isso deve ajudar a aliviar os sintomas. A cirurgia pode ser feita de duas maneiras diferentes:

  • Cirurgia transuretral. O cirurgião coloca um cistoscópio fino em sua uretra e bexiga. Uma ferramenta de corte é usada para remover o tecido endometrial.
  • Cistectomia parcial. O cirurgião remove a parte da sua bexiga que contém o tecido anormal. Este procedimento pode ser feito através de uma grande incisão, chamada de laparotomia, ou várias pequenas incisões.

Você pode ter um cateter colocado em sua bexiga após a cirurgia. O cateter irá remover a urina do seu corpo enquanto a sua bexiga se recupera.

Os médicos provavelmente irão prescrever tratamentos hormonais para ajudar a retardar o crescimento do tecido endometrial ou a controlar a dor.

Endometriose na bexiga e fertilidade

Veja como é importante ter conhecimento de tudo sobre o que é endometriose na bexiga! A endometriose da bexiga não tem nenhum efeito sobre a fertilidade da mulher.

No entanto, o tecido endometrial geralmente cresce em partes do sistema reprodutivo de uma mulher, como os ovários, o que pode afetar a probabilidade de uma mulher engravidar.

Leia mais em: Endometriose causa infertilidade? +5 mitos derrubados

Controle da endometriose na bexiga

Agora que você já sabe o que é endometriose na bexiga, deve saber também que sem tratamento adequado, a endometriose da bexiga pode causar danos aos rins. Também é possível que tecido canceroso cresça a partir do tecido endometrial na bexiga, embora isso seja muito raro.

Selecionamos um vídeo sobre o que é endometriose na bexiga para que você tire possíveis dúvidas que ficaram. Assista!

Cirurgia para remover o tecido é muitas vezes o tratamento mais eficaz, embora a endometriose muitas vezes retorne após a cirurgia. Múltiplas cirurgias podem ser necessárias.

Se seu médico te diagnosticar com endometriose na bexiga, não se apavore. Procure se informar sobre o que é endometriose na bexiga, faça os exames e os procedimentos necessários. Casos mais graves são mais difíceis de tratar. Portanto, a medicina preventiva sempre será a melhor opção. Cuide da sua saúde!

Para realizar exames para diagnóstico dos tipos de endometriose você precisa contar com a melhor equipe de profissionais.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seus exames online com conforto e segurança. Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética
  • Ultrassonografia
  • Raio X Digital
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Doppler
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: