O que é osteoporose: entenda tudo sobre a doença
A osteoporose faz com que os ossos se tornem fracos e frágeis – tão frágil que uma queda ou mesmo tensões suaves, como curvar-se ou tossir, podem causar uma fratura. As fraturas relacionadas à osteoporose ocorrem mais comumente no quadril, no punho ou na coluna.
O osso é tecido vivo que está constantemente sendo quebrado e substituído. A osteoporose ocorre quando a criação de osso novo não acompanha a remoção do osso velho.
A osteoporose afeta homens e mulheres de todas as raças. Mas as mulheres brancas e asiáticas – especialmente as mulheres mais velhas que já passaram pela menopausa – estão em maior risco.
Medicamentos, dieta saudável e exercícios com pesos podem ajudar a prevenir a perda óssea ou fortalecer os ossos já fracos.
A seguir entenda o que é a osteoporose, causas, tratamento e mais sobre a doença.
O que é osteoporose?
A osteoporose envolve um enfraquecimento gradual dos ossos. “Osteoporose” significa literalmente “ossos porosos”. Os ossos se tornam mais fracos, aumentando o risco de fraturas, especialmente no quadril, nas vértebras da coluna vertebral e no punho.
O tecido ósseo está sendo constantemente renovado e o osso novo substitui o osso velho e danificado. Desta forma, o corpo mantém a densidade óssea e a integridade de seus cristais e estrutura.
A osteoporose envolve um enfraquecimento gradual dos ossos.
A densidade óssea atinge o pico quando uma pessoa está no final dos 20 anos. Após os 35 anos, o osso começa a ficar mais fraco. À medida que envelhecemos, o osso se rompe mais rápido do que reconstrói. Se isso acontecer excessivamente, resulta em osteoporose.
Sintomas
Normalmente, não há sintomas nos estágios iniciais da perda óssea. Mas uma vez que seus ossos foram enfraquecidos pela osteoporose, você pode ter sinais e sintomas que incluem:
- Dor nas costas, causada por uma vértebra fraturada ou colapsada;
- Perda de altura ao longo do tempo;
- Uma postura curvada;
- Uma fratura óssea que ocorre com muito mais facilidade do que o esperado.
Quando ver um médico?
Você pode conversar com seu médico sobre a osteoporose se tiver passado pela menopausa precoce ou se tiver tomado corticosteróides por vários meses de cada vez, ou se algum de seus pais teve fratura de quadril.
Causas
Seus ossos estão em constante estado de renovação – novo osso é feito e ossos velhos são quebrados. Quando você é jovem, seu corpo faz um novo osso mais rápido do que o osso velho e aumenta a massa óssea.
A maioria das pessoas atinge o pico de massa óssea aos 20 anos. À medida que as pessoas envelhecem, a massa óssea é perdida mais rapidamente do que é criada.
O osso normal tem a aparência de uma matriz de favo de mel (em cima). Sob um microscópio, o osso osteoporótico (embaixo) parece mais poroso.
A probabilidade de você desenvolver osteoporose depende, em parte, da quantidade de massa óssea que você atingiu em sua juventude.
Quanto maior o seu pico de massa óssea, mais ossos você tem “no banco” e menor a probabilidade de desenvolver osteoporose à medida que envelhece.
Fatores de risco
Vários fatores podem aumentar a probabilidade de você desenvolver osteoporose – incluindo sua idade, raça, estilo de vida, condições médicas e tratamentos.
Riscos imutáveis
Alguns fatores de risco para osteoporose estão fora de seu controle, incluindo:
- Seu sexo. As mulheres são muito mais propensas a desenvolver osteoporose do que os homens.
- Idade. Quanto mais você envelhece, maior o risco de osteoporose.
- Raça. Você está em maior risco de osteoporose se você é branco ou de ascendência asiática.
- Histórico de família. Ter um pai ou irmão com osteoporose coloca você em maior risco, especialmente se sua mãe ou pai experimentou uma fratura de quadril.
- Tamanho do quadro do corpo. Homens e mulheres que têm pequenos quadros corporais tendem a ter um risco maior, porque eles podem ter menos massa óssea para desenhar à medida que envelhecem.
Níveis hormonais
A osteoporose é mais comum em pessoas que têm muito ou pouco hormônios em seus corpos. Exemplos incluem:
- Hormônios sexuais. Níveis de hormônios sexuais reduzidos tendem a enfraquecer o osso. A redução dos níveis de estrogênio em mulheres na menopausa é um dos mais fortes fatores de risco para o desenvolvimento de osteoporose. Os homens experimentam uma redução gradual nos níveis de testosterona à medida que envelhecem. Os tratamentos para o câncer de próstata que reduzem os níveis de testosterona em homens e os tratamentos para câncer de mama que reduzem os níveis de estrogênio nas mulheres e provavelmente aceleram a perda óssea.
- Problemas de tireóide. Muito hormônio tireoidiano pode causar perda óssea. Isso pode ocorrer se a sua tireoide estiver hiperativa ou se você tomar muita medicação para hormônios da tireóide para tratar uma hipoatividade.
- Outras glândulas. A osteoporose também tem sido associada com paratireoide hiperativa e glândulas supra-renais.
Fatores dietéticos
A osteoporose é mais provável de ocorrer em pessoas que têm:
- Baixa ingestão de cálcio. A falta de cálcio desempenha um papel vital no desenvolvimento da osteoporose. A baixa ingestão de cálcio contribui para a diminuição da densidade óssea, perda óssea precoce e aumento do risco de fraturas.
- Distúrbios alimentares. Restringir severamente a ingestão de alimentos e estar abaixo do peso enfraquece os ossos em homens e mulheres.
- Cirurgia gastrointestinal. A cirurgia para reduzir o tamanho do estômago ou para remover parte do intestino limita a quantidade de área de superfície disponível para absorver nutrientes, incluindo o cálcio.
Tratamento da osteoporose
Várias especialidades médicas cuidam da osteoporose como reumatologistas, ortopedistas, endocrinologistas, ginecologistas, fisiatras e geriatras. O tratamento visa:
- retardar ou prevenir o desenvolvimento da osteoporose;
- manter a densidade mineral óssea e a massa óssea saudáveis;
- prevenir fraturas;
- reduzir a dor;
- maximizar a capacidade da pessoa para continuar com sua vida diária.
Isso é feito através de medidas de estilo de vida preventivas -atividades físicas – e do uso de suplementos e algumas drogas – vitamina D, cálcio e proteína.
A densitometria óssea é um exame feito para detectar a qualidade da massa óssea e fazer um diagnóstico preciso de sinais da osteoporose.
Precisa agendar o exame para o seu diagnóstico?
Conheça os serviços da Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame direto do nosso site com conforto e segurança.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Raio X Digital
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Ultrassonografia
- Doppler
- Medicina Fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.