Quais são os sintomas da diabetes gestacional?

O diabetes gestacional é o alto nível de açúcar no sangue que se desenvolve durante a gravidez e geralmente desaparece após o parto. Mas quais são os sintomas da diabetes gestacional? Continue lendo!

A diabetes gestacional pode ocorrer em qualquer fase da gravidez, mas é mais comum no segundo semestre.

Ocorre se o organismo não consegue produzir insulina suficiente – um hormônio que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue – para atender às necessidades extras da gravidez.

O diabetes gestacional pode causar problemas para a mãe e seu bebê durante e após o nascimento. Mas o risco de esses problemas acontecerem pode ser reduzido se for detectado e bem gerenciado.

Quais mulheres correm o risco de ter diabetes gestacional

Qualquer mulher pode desenvolver diabetes gestacional durante a gravidez, mas algumas correm um risco maior se:

  • seu índice de massa corporal (IMC) está acima de 30;
  • você já teve um bebê que pesava 4,5 kg ou mais no nascimento;
  • você teve diabetes gestacional em uma gravidez anterior;
  • um dos seus pais ou irmãos tem diabetes
  • suas origens familiares são do sul da Ásia, chinesa, afro-caribenha ou do Oriente Médio;

Se qualquer desses fatores se aplicar a você, você deve receber uma triagem para diabetes gestacional durante a gravidez.

Sintomas de diabetes gestacional

A diabetes gestacional geralmente não causa nenhum sintoma.

A maioria dos casos só é detectada quando o seu nível de açúcar no sangue é testado durante o rastreio do diabetes gestacional.

Algumas mulheres podem desenvolver sintomas se o nível de açúcar no sangue ficar muito alto (hiperglicemia), como:

  • Aumento da sede: você pode querer beber muito mais água do que de costume. Você sentirá sede mesmo quando não comeu algo salgado, correu em um dia quente ou fez outra coisa que faria com que você desejasse um copo de água extra;
  • Precisar fazer xixi com mais frequência do que o habitual;
  • Boca seca: a boca seca pode andar de mãos dadas com a sua sede aumentada. Você pode querer beber mais água para se livrar da sensação ressecamento. Ambos podem ser sinais de diabetes gestacional;
  • Cansaço: Se você se sentir fatigado, mesmo no início do dia, pode ser mais do que a tensão de estar grávida, o que faz com que você fique tão cansado. Pergunte ao seu médico se você pode estar em risco de diabetes gestacional.

Mas alguns desses sintomas são comuns durante a gravidez e não são necessariamente um sinal de problema.

Você pode nunca ter sinais de diabetes gestacional. A maioria das mulheres grávidas não  tem. É por isso que o seu médico precisa examiná-la, geralmente entre a 24ª e a 28ª semana de gravidez. O teste verifica seus níveis de glicose no sangue (açúcar no sangue) após uma carga de glicose.

Algumas mulheres grávidas notam sinais sutis de diabetes gestacional. Os sintomas são semelhantes aos de outras formas de diabetes. Mas eles também são sintomas comuns em todas as mulheres grávidas, por isso são fáceis de ignorar como o sinal de que algo está errado.

Fale com o seu médico se estiver preocupado com quaisquer sintomas que esteja sentindo.

Como diabetes gestacional pode afetar sua gravidez

A maioria das mulheres com diabetes gestacional tem outras gravidezes normais com bebês saudáveis.

No entanto, diabetes gestacional pode causar problemas como:

  • seu bebê crescer mais que o normal – isso pode causar dificuldades durante o parto e aumenta a probabilidade de precisar de trabalho de parto induzido ou cesariana;
  • polidrâmnio – excesso de líquido amniótico (o fluido que envolve o bebê) no útero, que pode causar parto prematuro ou problemas no parto;
  • parto prematuro – dar à luz antes da 37ª semana de gravidez;
  • pré-eclâmpsia – uma condição que causa pressão alta durante a gravidez e pode levar a complicações na gravidez, se não for tratada;
  • seu bebê desenvolve baixo nível de açúcar no sangue ou amarelamento da pele e dos olhos (icterícia) após o nascimento, o que pode exigir tratamento no hospital;
  • a perda do seu bebê (natimorto) – embora isso seja raro;

Ter diabetes gestacional também significa que você tem um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.

Rastreio para diabetes gestacional

Durante a sua primeira consulta pré-natal, por volta das 8ª a 12ª semanas da sua gravidez, o médico fará algumas perguntas para determinar se você corre um risco aumentado de diabetes gestacional.

Se você tem um ou mais fatores de risco para o diabetes gestacional – você deve fazer um teste de rastreamento.

O teste de triagem usado é chamado de teste oral de tolerância à glicose, que leva cerca de duas horas.

Envolve a realização de um exame de sangue de manhã, quando você não comeu nem bebeu durante a noite (normalmente, você pode beber água, mas verifique com o laboratório, se não tiver certeza). Você é então toma uma bebida de glicose.

Depois de descansar por duas horas, outra amostra de sangue é tirada para ver como seu corpo está lidando com a glicose.

O teste é feito quando você está com 24 e 28 semanas de gravidez. Se você já teve diabetes gestacional antes, o exame será recomendado no início da gravidez.

Alternativamente, pode-se sugerir que você comece a testar o seu nível de açúcar no sangue usando um dispositivo de picada do dedo da mesma maneira que fazia durante o episódio anterior de diabetes gestacional.

Tratamentos para diabetes gestacional

Em mulheres com sintomas de diabetes gestacional, as chances de ter problemas com a gravidez podem ser reduzidas através do controle dos níveis de açúcar no sangue.

Você receberá um kit de teste de glicemia para monitorar os efeitos do tratamento.

Os níveis de açúcar no sangue podem ser reduzidos por mudanças na dieta e exercício. Mas a maioria das mulheres também precisará de medicação se as mudanças na dieta e nos exercícios não reduzirem o açúcar no sangue o suficiente. Isso pode ser por comprimidos ou injeções de insulina.

Você também será monitorado mais de perto durante a gravidez e o parto para verificar possíveis problemas.

Se você tem diabetes gestacional, é melhor dar à luz antes de 41 semanas. A indução do trabalho de parto ou uma cesariana pode ser recomendada, se o trabalho de parto não começar naturalmente nessa época.

O parto pode ser antecipado, se houver preocupações sobre a saúde do seu bebê ou se os níveis de açúcar no sangue não tiverem sido bem controlados.

Marque seus exames de forma prática e ágil. Acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame online com conforto e segurança.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Mamografia Digital
  • Ultrassonografia
  • Exames para estudo de infertilidade (endometriose, doppler de bolsa escrotal, doppler peniano com fármaco-indução)
  • Medicina Fetal
  • Ressonância Magnética
  • Doppler
  • Densitometria Óssea
  • Raio X Digital, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: