Tudo o que você precisa saber sobre Diabetes Gestacional

O diabetes gestacional se desenvolve durante a gravidez. Como outros tipos de diabetes, a gestacional afeta como as células usam o açúcar (glicose). O diabetes gestacional causa um alto nível de açúcar no sangue que pode afetar sua gravidez e a saúde do bebê. Para se prevenir, vamos te explicar tudo sobre diabetes gestacional.

Qualquer complicação na gravidez é preocupante, mas há boas notícias. As mulheres grávidas podem ajudar a controlar o diabetes gestacional comendo alimentos saudáveis, fazendo exercícios e, se necessário, tomando medicamentos.

Controlar o nível de açúcar no sangue pode prevenir um parto difícil e manter você e seu bebê saudáveis.

Na diabetes gestacional, o nível de açúcar no sangue geralmente volta ao normal logo após o parto. Mas se você teve diabetes gestacional, corre o risco de ter diabetes tipo 2.

Você continuará trabalhando com sua equipe de médica para monitorar e gerenciar seu nível de açúcar no sangue.

O que é diabetes gestacional?

Durante a gravidez, algumas mulheres desenvolvem níveis elevados de açúcar no sangue. Esta condição é conhecida como diabetes mellitus gestacional (DMG) ou diabetes gestacional. O diabetes gestacional geralmente se desenvolve entre a 24ª e a 28ª semana de gestação.

De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, estima-se que ocorram de 2 a 10% das gestações.

Se você desenvolver diabetes gestacional enquanto estiver grávida, isso não significa que você teve diabetes antes da gravidez ou terá mais tarde. Mas o diabetes gestacional aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.

Tudo sobre diabetes gestacional

Imagem: Euroclinix

Se mal administrada, também pode aumentar o risco do seu filho desenvolver diabetes e aumentar o risco de complicações para você e seu bebê durante a gravidez e o parto.

Quais são os sintomas do diabetes gestacional?

É raro o diabetes gestacional causar sintomas. Se você tiver sintomas, eles provavelmente serão leves. Eles podem incluir:

  • fadiga;
  • visão embaçada;
  • sede excessiva;
  • necessidade excessiva de urinar;
  • ronco.

O que causa diabetes gestacional?

A causa exata do diabetes gestacional é desconhecida, mas os hormônios provavelmente desempenham um papel. Quando você está grávida, seu corpo produz quantidades maiores de alguns hormônios, incluindo:

– lactogênio placentário humano (hPL)

– hormônios que aumentam a resistência à insulina

Esses hormônios afetam sua placenta e ajudam a sustentar sua gravidez. Com o tempo, a quantidade desses hormônios aumenta e eles podem começar a tornar seu corpo resistente à insulina, o hormônio que regula o açúcar no sangue.

A insulina ajuda a mover a glicose do sangue para as células, onde é usada para energia.

Na gravidez, seu copo naturalmente se torna um pouco resistente à insulina, de modo que mais glicose está disponível em sua corrente sanguínea para ser passada para o bebê.

Se a resistência à insulina se tornar muito forte, os seus níveis de glicose no sangue podem subir de forma anormal. Isso pode causar diabetes gestacional.

Quem tem risco de ter diabetes gestacional?

Você corre um risco maior de desenvolver diabetes gestacional se:

  • tem mais de 25 anos;
  • tem pressão alta;
  • tem uma história familiar de diabetes;
  • estava acima do peso antes de engravidar;
  • ganhar mais peso que o normal enquanto você está grávida;
  • está esperando vários bebês;
  • ter dado à luz a um bebê com mais de 9 quilos;
  • teve diabetes gestacional no passado;
  • teve um aborto inexplicável ou natimorto;
  • toma glucocorticóides;
  • tem síndrome do ovário policístico (SOP), acantose nigricante ou outras condições associadas à resistência à insulina;
  • ter ascendência africana, nativa americana, asiática, das ilhas do Pacífico ou hispânica.

Como o diabetes gestacional é diagnosticado?

Os órgãos de saúde incentivam os médicos a rastrearem rotineiramente mulheres grávidas em busca de sinais de diabetes gestacional.

Se você não tem um histórico conhecido de diabetes e níveis normais de açúcar no sangue no início da gravidez, seu médico provavelmente fará a triagem para o diabetes gestacional quando estiver de 24 a 28 semanas.

Teste de glicose

Alguns médicos começam com um teste de glicose. Nenhuma preparação é necessária para este teste.

Você vai beber uma solução de glicose. Depois de uma hora, você receberá um exame de sangue.

Se o seu nível de açúcar no sangue é alto, o seu médico pode realizar um teste oral de tolerância à glicose de três horas. Isso é considerado um teste de duas etapas.

Alguns médicos ignoram completamente o teste de tolerância à glicose e realizam apenas um teste de tolerância à glicose de duas horas. Isso é considerado um teste de uma etapa.

As gestantes também devem se preocupar com o diabetes tipo 2 também?

Outra recomendação é que os médicos rastreiem as mulheres para diabetes tipo 2 no início da gravidez.

Se você tem fatores de risco para diabetes tipo 2, seu médico provavelmente testará você para a condição em sua primeira consulta pré-natal. Esses fatores de risco incluem:

  • estar acima do peso;
  • ser sedentária;
  • ter pressão alta;
  • ter baixos níveis de colesterol bom (HDL) no sangue;
  • ter altos níveis de triglicerídeos no sangue;
  • ter uma história familiar de diabetes;
  • ter história pregressa de diabetes gestacional, pré-diabetes ou sinais de resistência à insulina;
  • ter dado à luz anteriormente a um bebê que pesava mais de 9 quilos;
  • ser de origem africana, nativa americana, asiática, das ilhas do Pacífico ou hispânica.

Existem diferentes formas de diabetes gestacional?

A diabetes gestacional é dividida em duas classes.

A classe A1 é usada para descrever diabetes gestacional que pode ser controlada apenas com dieta.

Pessoas com diabetes gestacional classe A2 precisarão de insulina ou medicamentos orais para controlar sua condição.

Como o diabetes gestacional é tratado?

Se você for diagnosticado com diabetes gestacional, seu plano de tratamento dependerá dos níveis de açúcar no sangue durante o dia.

Na maioria dos casos, o seu médico irá aconselhá-lo a testar o seu açúcar no sangue antes e depois das refeições, e controlar a sua condição comendo saudável e exercitando-se regularmente.

Em alguns casos, eles também podem adicionar injeções de insulina, se necessário. Segundo a Clínica Mayo, apenas 10 a 20% das mulheres com diabetes gestacional precisam de insulina para ajudar a controlar o açúcar no sangue.

Se o seu médico o encorajar a monitorar seus níveis de açúcar no sangue, eles podem lhe fornecer um dispositivo especial de monitoramento da glicose.

Eles também podem prescrever injeções de insulina para você até você dar à luz. Pergunte ao seu médico sobre o tempo adequado de suas injeções de insulina em relação às suas refeições e exercício para evitar a baixa de açúcar no sangue.

O seu médico também pode lhe dizer o que fazer se os seus níveis de açúcar no sangue caírem muito baixos ou se forem consistentemente mais altos do que deveriam.

Tudo sobre diabetes gestacional

O que devo comer se tiver diabetes gestacional?

Uma dieta balanceada é fundamental para o manejo adequado do diabetes gestacional. Em particular, mulheres com diabetes gestacional devem prestar atenção especial à ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras.

Comer regularmente – a cada duas horas – também pode ajudá-lo a controlar seus níveis de açúcar no sangue.

Os carboidratos devem representar apenas 40 a 50% de suas calorias por dia; 20 a 25% de suas calorias devem ser proteínas e 25 a 35% de suas calorias de gordura.

Carboidratos

As mulheres grávidas devem ingerir um total diário de 120 a 195g de carboidratos. Esse total deve ser distribuído em cerca de 3 refeições e 2 lanches por dia. O espaçamento adequado de alimentos ricos em carboidratos ajudará a evitar picos de açúcar no sangue.

Seu médico irá ajudá-lo a determinar exatamente quantos carboidratos você deve ingerir todos os dias. Eles também podem recomendar que você consulte um nutricionista para ajudar nos planos de refeições.

Escolhas de carboidratos saudáveis ​​incluem:

  • grãos integrais;
  • arroz integral;
  • feijão, ervilha, lentilha e outras leguminosas;
  • vegetais amiláceos;
  • frutas com baixo teor de açúcar;

Proteína

As mulheres grávidas devem ingerir pelo menos 60 g de proteína por dia. Boas fontes de proteína incluem carnes magras e aves, peixes e tofu.

Gordura

Gorduras saudáveis ​​para incorporar em sua dieta incluem nozes sem sal, sementes, azeite e abacate. Um acompanhamento nutricional pode ajudar bastante com mais dicas sobre o que comer – e evitar – se você tiver diabetes gestacional.

Quais complicações estão associadas ao diabetes gestacional?

Se o seu diabetes gestacional for mal gerido, os seus níveis de açúcar no sangue podem permanecer mais elevados do que deveriam durante a gravidez.

Isso pode levar a complicações e afetar a saúde do seu filho. Por exemplo, quando seu bebê nascer, ele poderá:

  • ter um alto peso ao nascer;
  • dificuldades respiratórias;
  • baixo teor de açúcar no sangue
  • distocia do ombro, que faz com que os ombros fiquem presos no canal do parto durante o parto.

Eles também podem estar em maior risco de desenvolver diabetes mais tarde na vida.

É por isso que é tão importante tomar medidas para gerir a sua diabetes gestacional seguindo o plano de tratamento recomendado pelo seu médico.

Qual é a perspectiva para o diabetes gestacional?

Seu nível de açúcar no sangue deve retornar ao normal depois que você der à luz. Mas desenvolver diabetes gestacional aumenta o risco de diabetes tipo 2 mais tarde na vida.

Pergunte ao seu médico como você pode diminuir o risco de desenvolver essas condições e complicações associadas.

O diabetes gestacional pode ser prevenido?

Não é possível evitar totalmente o diabetes gestacional. No entanto, a adoção de hábitos saudáveis ​​pode reduzir suas chances de desenvolver a doença.

Se você está grávida e tem um dos fatores de risco para o diabetes gestacional, tente manter uma dieta saudável e fazer exercícios regularmente. Mesmo atividades leves, como caminhar, podem ser benéficas.

Se você pretende engravidar em um futuro próximo e está acima do peso, uma das melhores coisas que você pode fazer é trabalhar com seu médico para perder peso. Mesmo perder uma pequena quantidade de peso pode ajudar a reduzir o risco de diabetes gestacional.

Gostou do nosso guia ‘Tudo sobre Diabetes Gestacional’? Para manter todos os exames do seu período de gravidez em dia, você pode contar com os serviços da Eigier Diagnósticos.

Acesse nosso site e pré-agende seus exames online com conforto e segurança. Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética
  • Ultrassonografia
  • Raio X Digital
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Doppler
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: