Tudo sobre endometriose: GUIA com explicação sobre o que é, causas e tratamento

A endometriose é um distúrbio doloroso em que o tecido que normalmente reveste o interior do útero – o endométrio – cresce fora do útero, geralmente nos órgãos pélvicos e reprodutivos da mulher. A seguir, vamos fazer um guia com tudo sobre endometriose, para que você possa compreender:

O que é endometriose e como ela se forma?

Geralmente, a endometriose envolve os ovários e as trompas de falópio. Outros locais para crescimento do tecido do endométrio podem incluir a vagina, colo do útero, vulva, intestino, bexiga ou reto. Raramente se espalha para além dos órgãos pélvicos.

Mesmo que o tecido esteja fora do útero, ele ainda age como deveria durante os ciclos menstruais. Isso significa que, no final do seu período, esse tecido vai engrossar, se quebrará e sangrará. Como não tem como sair do corpo, ele ficará preso.

As áreas circunvizinhas podem ficar inflamadas ou inchadas, e tecidos e órgãos pélvicos podem “colar” uns aos outros.

Tudo sobre endometriose

Causas da Endometriose

Quando falamos de tudo sobre endometriose é importante reforçar que ninguém sabe ao certo o que causa a condição. Pesquisas ainda estão em andamento sobre o surgimento dos diferentes tipos de endometriose. Entretanto, alguns fatores envolvidos incluem:

  • problemas com fluxo menstrual. Fluxo menstrual retrógrado é a causa mais provável da endometriose. Parte do tecido derramado durante o período flui através da tuba uterina para outras áreas do corpo, como a pélvis;
  • fatores genéticos. Como a endometriose ocorre em famílias, ela pode ser herdada geneticamente;
  • problemas no sistema imunológico. Um sistema imunológico alterado pode falhar em encontrar e destruir o tecido endometrial que cresce fora do útero. Distúrbios do sistema imunológico e certos tipos de câncer são mais comuns em mulheres com endometriose.
  • hormônios. O hormônio estrogênio parece promover e alimentar a endometriose.
  • cirurgia. Durante uma cirurgia na área abdominal, como uma cesariana (cesariana) ou histerectomia, o tecido endometrial pode ser apanhado e movido por engano.

Leia também: Como prevenir a endometriose: aprenda a ter qualidade de vida

Sintomas da Endometriose

É importante sabermos tudo sobre endometriose porque, muitas vezes, a endometriose não apresenta sintomas. Entretanto, quando estão presentes, frequentemente associados aos períodos menstruais, o principal sinal é a dor pélvica, que também pode estar associada a:

  • dismenorreia. A dor pélvica e as cólicas podem começar antes e prolongar-se por vários dias até o período menstrual. Pode-se ter dor lombar e abdominal severa.
  • dor com relação sexual. Dor durante ou após o sexo é comum com endometriose.
  • dor com evacuação ou micção. É mais provável que você tenha esses sintomas durante o período menstrual.
  • sangramento excessivo. Hemorragia anormal ou intensa durante os períodos.
  • infertilidade. Às vezes, a endometriose é diagnosticada pela primeira vez naqueles que procuram tratamento para infertilidade.
  • Problemas digestivos. Você pode sentir fadiga, diarreia, constipação, inchaço ou náusea, especialmente durante os períodos menstruais.

Diagnóstico

Saber tudo sobre endometriose é importante uma vez que ela pode ser confundida com outras condições que podem causar dor pélvica, como doença inflamatória pélvica, com cistos ovarianos e com a síndrome do intestino irritável, o que pode complicar o diagnóstico.

Se você tiver sintomas de endometriose, seu médico prescreverá um ou mais dos seguintes métodos de como descobrir a endometriose:

  • exame pélvico. O médico vai  tocar com as mãos a região pélvica à procura de cistos ou cicatrizes por trás do útero. Áreas menores de endometriose são mais difíceis de sentir.
  • ultrassonografia. É um exame que usa ondas sonoras para desenvolver imagens do que está acontecendo dentro do corpo. Um dispositivo chamado transdutor é pressionado contra o abdômen ou inserido na vagina (ultrassonografia transvaginal). Ambos os tipos de ultrassonografia podem ser feitos para obter a melhor visão dos órgãos reprodutivos.
  • Ressonância Magnética. É um exame que utiliza um campo magnético e ondas de rádio para criar imagens detalhadas dos órgãos e tecidos dentro do seu corpo. Fornece informações detalhadas sobre a localização e o tamanho dos implantes endometriais.
  • Laparoscopia. É um tipo de cirurgia que os médicos podem usar para olhar dentro da área pélvica para ver o tecido da endometriose. A cirurgia é a única maneira de ter certeza de que você tem endometriose. Às vezes, os médicos podem diagnosticar a endometriose apenas vendo os crescimentos. Outras vezes, eles precisam pegar uma pequena amostra de tecido e estudá-la sob um microscópio para confirmar isso. Uma laparoscopia pode fornecer informações sobre a localização, extensão e tamanho dos implantes endometriais.
  • Biópsia: Uma biópsia é uma amostra de tecido retirado do corpo para ser examinado mais de perto. Um médico deve recomendar uma biópsia quando um teste inicial sugere que uma área do tecido do corpo não é normal.

Tratamento

Não há cura conhecida para a endometriose, mas você que quer ter conhecimento de tudo sobre endometriose vai ver que há muitas opções para o tratamento, incluindo:

  • estilo de vida saudável;
  • medicamentos para alívio da dor;
  • terapia hormonal, como a pílula contraceptiva oral combinada;
  • progestágenos.

Diferentes tipos de cirurgia, incluindo laparoscopia, laparotomia e histerectomia, também são discutidos.

A abordagem de tratamento para endometriose que você e seu médico escolherão dependerá do grau de seus sinais e sintomas e se você espera engravidar.

Os tratamentos iniciais para endometriose com analgésicos e terapias hormonais, visam controlar a dor e melhorar a fertilidade, prevenindo a progressão do crescimento do tecido endometriótico fora do útero.

Estilo de vida

Não há evidência direta de que um estilo de vida saudável reduza a gravidade da endometriose; no entanto, é importante se esforçar para ser o mais saudável possível.

Entre as dicas para uma vida saudável estão:

  • atividade física e exercício;
  • ter sono de qualidade para manter o bom funcionamento do sistema imunológico;
  • gerenciar o estresse.

Isso ajudará na manutenção da sua saúde e a diminuir os níveis do hormônio estrogênio em seu corpo. O estrogênio ajuda a engrossar o revestimento do útero durante o ciclo menstrual.

Medicamentos

Se os seus sintomas forem leves, o seu médico provavelmente vai sugerir que tome um analgésico, com anti-inflamatórios não esteroidais.

Terapia hormonal

Esse tipo de tratamento pode ser uma boa escolha se os medicamentos para dor não ajudarem o suficiente. Os médicos podem prescrever medicamentos que reduzem a quantidade de estrogênio que seu corpo produz. Há também medicamentos hormonais que podem prevenir o seu período menstrual e fazer com que as áreas afetadas pela endometriose sangrem menos. Isso reduz a inflamação e torna as cicatrizes e os cistos ovarianos menos prováveis.

Cirurgia Conservadora

A cirurgia é geralmente escolhida para sintomas graves, quando os hormônios não estão fornecendo alívio ou se você está tendo problemas de fertilidade.

Durante a operação, o cirurgião pode localizar quaisquer áreas de endometriose e remover os remendos, preservando seu útero e ovários. Após a cirurgia, o tratamento hormonal é reiniciado, a menos que você esteja tentando engravidar.

Histerectomia

Cirurgia para remover o útero e ovários. A histerectomia ocorre em último caso e raramente é recomendada. Considera-se uma opção apenas para mulheres que não querem ter filhos, quando a qualidade de vida é significativamente prejudicada e quando todos os outros tratamentos falharam.

Endometriose e a Fertilidade

Endometriose causa infertilidade? É importante saber tudo sobre endometriose e lembrar que a maioria das mulheres com endometriose vai engravidar. Mas, a endometriose também pode causar problemas e dificuldades nesse caminhos.

É uma das doenças ginecológicas mais comuns e é a principal causa de infertilidade na mulher.

Se tiver dificuldades em engravidar, o seu médico poderá recomendar o tratamento supervisionado por um especialista em fertilidade. Qual o tratamento certo para você depende da sua situação pessoal.

O efeito de ter endometriose e problemas com a fertilidade pode causar sentimentos diferentes, tais como preocupação, confusão, raiva, estresse, tristeza e depressão. Muitas vezes é durante as investigações para ver porque você não está grávida que o diagnóstico de endometriose é feito. Conversar com um médico e saber tudo sobre endometriose, pode ajudá-la a lidar com esses sentimentos e a decidir o que fazer a seguir.

No vídeo abaixo, um especialista explica mais detalhadamente as questões que levantamos aqui. Vale conferir para tirar suas dúvidas.

Começar com o tratamento de fertilidade pode levar a uma variedade de sentimentos diferentes. Se você decidir tentar o tratamento de fertilidade, é importante que você e seu parceiro recebam suporte durante o processo. Considere se juntar a um grupo de apoio para mulheres com endometriose ou problemas de fertilidade. Às vezes, ajuda simplesmente conversar com outras mulheres que podem se relacionar com seus sentimentos e experiências.

Uma vez grávida, muitas mulheres se preocupam com o efeito de sua endometriose na gravidez e no parto. A maioria das mulheres com endometriose terá uma gravidez normal e descomplicada. Recomenda-se, porém, que os cuidados médicos não parem quando você engravidar.

É importante que o atendimento médico da endometriose continue após o nascimento do bebê.

Convivendo com a endometriose

A endometriose pode ser uma condição desafiadora para gerenciar. Agora que você já sabe tudo sobre endometriose, sabe que um diagnóstico precoce, uma equipe médica multidisciplinar e uma compreensão do seu diagnóstico podem resultar em um melhor gerenciamento de seus sintomas.

Para realizar exames para diagnóstico dos tipos de endometriose você precisa contar com a melhor equipe de profissionais.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seus exames online com conforto e segurança. Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética
  • Ultrassonografia
  • Raio X Digital
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Doppler
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: