Quer realizar o sonho de ser pai? Saiba quais são os exames masculinos para engravidar
Você e sua parceira estão tentando engravidar há algum tempo e não conseguem? Então leia esse artigo e saiba porque podem estar com dificuldades e quais são os exames masculinos para engravidar!
Quando o casal toma a decisão de ter um filho, a primeira ideia é a de que, se abandonarem os métodos preservativos, em pouco tempo estarão com um bebê no colo. Mas, nem sempre é assim.
Muitos casais podem ter dificuldades para conceber e, quando isso acontece, é necessário procurar um especialista para investigar se não existe algum empecilho para a gravidez, seja ele de origem física, emocional ou relacionado a maus hábitos.
Continue lendo para descobrir se o caso de vocês necessita de ajuda médica, o que fazer se isso acontecer ou se apenas estão tentando da forma errada. Acompanhe!
Quando obter ajuda médica
Em geral, casais com menos de 35 anos, saudáveis e que têm relações desprotegidas regularmente, demoram em média um ano para engravidar. Portanto, não se aflija com a demora, porque ela é normal.
Agora, o que pode estar acontecendo é que talvez estejam tentando da maneira errada. O que isso significa? É simples! Provavelmente, vocês não sabem quais são os seus dias mais férteis e, com isso, não fazem sexo na hora certa.
Como mostra o gráfico abaixo, é mais provável engravidar mantendo relações no dia da ovulação ou no dia anterior ou, ainda, nos dias que antecedem a ovulação.
Existem vários métodos que podem ajudar sua parceira a saber o dia correto da ovulação, como por exemplo:
- Método Sintotermal: Baseado na temperatura basal, na secreção vaginal e na posição do colo uterino, o método permite que as mulheres se toquem e acompanhem as mudanças do corpo durante seu ciclo.
- Aplicativos que ajudam a monitorar o ciclo da mulher e saber qual a melhor hora para tentar engravidar: Clue (Android e iPhone), Maia (Android e iPhone), Womanlog (Android e iPhone) e diversos outros.
Confira no vídeo abaixo mais algumas dicas para saber o período correto de ovulação:
Entretanto, se vocês estão fazendo tudo da forma correta e já estão tentando engravidar há mais de um ano sem sucesso, então pode ser mais prudente consultar um médico.
Também existem casos nos quais o ideal é esperar no máximo 6 meses ou já procurar um especialista assim que surge a decisão de ter filhos.
Mulheres com mais de 35 anos, por exemplo, são cada vez menos férteis e podem ter mais dificuldades para conceber.
De acordo com o Human Fertilisation and Embryology Authority, cerca de 95% das mulheres com 35 anos que têm relações sexuais sem proteção engravidam após 3 anos de tentativa, enquanto apenas 75% das mulheres de 38 anos engravidam nesse mesmo período.
E, também, naqueles casos nos quais existe alguma razão para se preocupar com a sua fertilidade, como tratamentos de doenças crônicas ou se você acha que teve uma infecção sexualmente transmissível (DST), por exemplo.
O seu médico vai ser capaz de realizar uma avaliação inicial para verificar o que pode estar causando seus problemas de fertilidade e aconselhá-lo sobre o que fazer em seguida. Podendo até mesmo solicitar exames masculinos para engravidar, sobre os quais falaremos em outro tópico do artigo.
Outro ponto a frisar é que problemas de fertilidade podem afetar tanto o homem quanto a mulher e, por isso, ambos os parceiros devem ser avaliados.
Perguntas que seu médico pode fazer
Caso seja realmente necessário consultar um especialista, o primeiro passo dado por ele será questionar o casal sobre seu histórico médico, sexual e pessoal. Confira as prováveis perguntas que ele fará:
Gravidezes prévias e crianças
- outras gestações;
- quaisquer complicações com gravidezes anteriores;
- abortos;
- possíveis filhos de relacionamentos anteriores.
Tempo de duração tentando conceber
Seu médico vai querer saber há quanto tempo estão tentando engravidar. Se vocês são jovens e saudáveis e ainda não completaram um ano de tentativas, então é provável que ele aconselhe a continuar tentando por mais algum tempo.
Sexo
O especialista também vai fazer perguntas sobre sua vida sexual. Com que frequência vocês fazem sexo e se têm alguma dificuldade durante o sexo.
Você pode se sentir desconfortável ou envergonhado ao discutir sua vida sexual com seu médico, mas é melhor ser aberto e honesto.
Se o problema da fertilidade tem a ver com sexo, pode ser superado facilmente.
Tempo decorrido desde a interrupção da contracepção
Vocês serão questionados sobre os tipos de contracepção usados anteriormente e quando pararam de usá-los.
Por vezes, pode demorar algum tempo para certos tipos de contracepção deixarem de funcionar e isto pode afetar a fertilidade.
Histórico médico e sintomas
O seu médico vai querer saber quaisquer condições médicas que você tenha ou teve no passado, incluindo infecções sexualmente transmissíveis (DSTs).
Para sua parceira, o médico pode perguntar quão regulares são seus ciclos e se ela sente qualquer sangramento entre os períodos ou após o sexo.
Medicação
Alguns medicamentos podem afetar a fertilidade, por isso, seu médico vai perguntar sobre qualquer medicação que esteja tomando e vai discutir tratamentos alternativos com você.
Seja sincero ao mencionar qualquer medicação sem receita que estiver utilizando, incluindo fitoterápicos.
Estilo de vida
Vários fatores de estilo de vida podem afetar sua fertilidade. Seu médico vai querer saber:
- se você fuma
- quanto você pesa
- quanto álcool você ingere
- se você usa alguma droga ilegal
- se você está estressado
Caso veja necessidade, ele pode recomendar mudanças em seu estilo de vida para aumentar suas chances de conceber.
Exames masculinos para engravidar
Seu médico ainda pode verificar:
- seus testículos para procurar por nódulos ou deformidades
- seu pênis para olhar a sua forma, estrutura e quaisquer anormalidades óbvias
Caso seja observada alguma alteração, ele pode solicitar exames de imagens para verificar melhor o problema.
Testes de fertilidade para homens
Após esse exame físico no consultório, você ainda pode ser encaminhado a uma equipe de especialistas em infertilidade em um hospital ou clínica para mais exames.
Testes para descobrir a causa da infertilidade em homens incluem:
Análise de sêmen
Isso é para verificar se há problemas de esperma, como uma baixa contagem de espermatozóides ou espermatozóides que não estão se movendo adequadamente.
Teste de clamídia
Uma amostra de sua urina será testada para clamídia, pois pode afetar a fertilidade. Se estiver contaminado, seu médico irá prescrever antibióticos.
Você consultou um especialista e soube que vai precisar realizar exames masculinos para engravidar? A Eigier Diagnósticos oferece exames de medicina fetal e fertilidade, com alta tecnologia, conforto e segurança, para ajudá-lo a realizar o sonho de ser pai.
Alguns exames para estudo de infertilidade disponíveis em nossas unidades são:
- doppler de bolsa escrotal
- doppler peniano com fármaco-indução
O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.