Exames para atletas: como o check up ajuda a detectar doenças
O esporte e a aptidão física necessária para participar deles proporcionam uma camada extra de proteção cardiovascular, fortalecendo o coração, melhorando os pulmões e tornando as artérias mais flexíveis. Por isso é importante que exames para atletas estejam em dia.
Às vezes, algo dá muito errado e um atleta morre de repente quando está envolvido em seu esporte. Em atletas mais velhos, a morte súbita é quase sempre devida a artérias obstruídas pelo colesterol.
Entre os atletas jovens, mais da metade das mortes súbitas ocorrem devido a uma parada cardíaca – a interrupção súbita de um batimento cardíaco normal e da circulação sanguínea – devido a uma condição hereditária.
Alguns deles podem ser identificados por exames para atletas pré-esportivos. Veja a seguir algumas avaliações usadas no check up de rotina e porque as condições cardíacas geram tanta preocupação.
Exames para atletas
Um check up médico inclui uma série de exames para atletas conduzidos por um profissional de saúde, como um médico esportivo ou fisioterapeuta, geralmente realizado anualmente como parte de uma avaliação ou usado antes do recrutamento ou emprego de um atleta.
A triagem é usada para determinar se existem áreas problemáticas em potencial, lesões presentes ou suscetíveis e qualquer outra condição pré-existente.
Qualquer pessoa que inicie um programa de exercícios deve, pelo menos, preencher o Questionário de Prontidão da Atividade Física.
Como exemplo, aqui estão alguns detalhes da triagem médica que é realizada para os jogadores internacionais de futebol, conforme publicado no regulamento de 2009/10 do documento da Liga dos Campeões da UEFA.
Esta triagem médica é muito abrangente e está dividida nos seguintes exames para atletas:
- Histórico médico – história familiar, histórico do atleta, queixas e sintomas atuais e medicação atual e vacinação;
- Exame médico geral – um exame físico de rotina realizado pelo médico, como pressão arterial, sons cardíacos e torácicos e reflexos;
- Exame cardiológico especial – eletrocardiograma (ECG) de 12 derivações e ecocardiografia e, se indicado, realizado durante o exercício.
- Exame laboratorial – uma contagem de sangue e teste de urina é obrigatório, com uma série de outros testes recomendados.
- Exame ortopédico e testes funcionais – há exames para atletas obrigatórios para inspeção e exame funcional da coluna vertebral, ombro, quadril, joelho, perna, tornozelo e pé. Outros testes recomendados são testes de amplitude de movimento, equilíbrio muscular e força muscular (salto de uma perna).
- Exame radiológico e ultrassonografia – se necessário, com base nos exames acima.
Raro, mas devastador
Entre 200 e 300 jovens morrem a cada ano enquanto praticam esportes. As causas dessas mortes, antes vistas como misteriosas catástrofes médicas, estão sendo lentamente descobertas.
Algumas das mortes súbitas são causadas por ferimentos, insolação, asma ou outras causas. Mais da metade deles pode ser atribuída a um problema cardiovascular.
O mais comum é a cardiomiopatia hipertrófica, uma condição hereditária na qual o músculo cardíaco se torna desorganizado e espesso.
Indivíduos nascidos com artérias coronárias que estão anormalmente conectadas ao coração também correm risco de morte súbita.
Infecção cardíaca ou inflamação e uma série de condições menos comuns, como síndrome de Marfan e síndrome do QT longo, também podem desencadear parada cardíaca durante esportes.
Embora a morte súbita aconteça mais frequentemente no futebol americano (30% dessas mortes), basquete (22%), futebol de campo (6%) e beisebol (6%), também acontece com nadadores, jogadores de lacrosse, remadores, ginastas, patinadores, golfistas e outros atletas.
Recomendações sobre exames para atletas
A American Heart Association (AHA) recomenda que todos os jovens atletas façam um check-up que cubra uma dúzia de pontos-chave.
A Sociedade Europeia de Cardiologia vai um passo além, recomendando que os exames para atletas também incluam um eletrocardiograma (ECG). Este teste simples pode detectar irregularidades no ritmo do coração que podem significar problemas.
Embora a adição de um ECG aos testes pré-esportivos pudesse ajudar a identificar mais atletas em risco, custaria pelo menos US$ 2 bilhões, criaria ansiedade entre aqueles com ECGs falsos positivos errôneos e manteria alguns atletas com corações normais em nível de competir.
Uma maneira de minimizar o preço e a ansiedade é fornecer programas de triagem executados por médicos que trabalham rotineiramente com atletas.
Outros pontos de avaliação dos exames para atletas
Durante a avaliação do histórico médico pessoal, qualquer um dos itens a seguir deve levar a uma avaliação mais completa:
- dor no peito ou desconforto com o esforço;
- desmaio inexplicado ou quase desmaio, especialmente quando relacionado ao esforço;
- falta de ar excessiva ou fadiga associada ao exercício;
- um sopro cardíaco previamente diagnosticado;
- pressão arterial elevada.
Durante a avaliação do histórico familiar, qualquer um dos itens a seguir deve levar a uma avaliação mais detalhada:
- morte antes dos 50 anos (repentina e inesperada, ou não) em um parente próximo;
- deficiência de doença cardíaca em um parente próximo com idade inferior a 50 anos;
- conhecimento das condições cardíacas em membros da família, como cardiomiopatia hipertrófica ou dilatada, síndrome do QT longo, síndrome de Marfan ou arritmias clinicamente importantes.
O exame físico deve incluir estas etapas:
- auscultação (ouvir o coração) para identificar qualquer sopro cardíaco;
- verificação dos pulsos femorais na virilha;
- sinais físicos da síndrome de Marfan;
- verificação da pressão arterial na artéria braquial em ambos os braços.
Quem precisa de triagem?
Qualquer jovem que pretenda jogar um esporte fisicamente exigente ou fazer exercícios extenuantes deve fazer um check-up com exames para atletas acima. Idealmente, isso seria feito por um médico especializado em medicina esportiva.
E se você não for tão jovem? Para atletas competitivos com mais de 35 anos, um médico deve investigar o histórico pessoal de fatores de risco para doença arterial coronariana.
Um teste de esforço e testes cardiovasculares adicionais podem ser necessários em homens com mais de 40 anos e mulheres com mais de 55 anos que tenham dois fatores de risco coronariano antes de se envolverem em esportes competitivos ou em um regime de treinamento vigoroso.
Conheça os serviços da Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame direto do nosso site com conforto e segurança.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Raio X Digital
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Ultrassonografia
- Doppler
- Medicina Fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.