Como funciona o exame de próstata: toque, PSA e biópsia

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Esse dado já deveria ser suficiente para você se preocupar aprender como funciona o exame de próstata e encarar seus medos. A verdade é que ele é simples, indolor e pode salvar a sua vida.

Segundo a American Cancer Society, 1 em cada 7 homens terão um diagnóstico de câncer de próstata durante a vida. Enquanto os pesquisadores continuam a descobrir se o câncer de próstata pode ou não ser prevenido, aprender como funciona o exame de próstata se mostra um caminho eficiente para reduzir o alto número de mortes causadas pela doença.

O que é um exame de próstata?

O modo como é feito o exame de toque tem como objetivo o rastreamento. Isso significa procurar por sinais precoces de uma doença em pessoas saudáveis ​​que não apresentam nenhum sintoma. O objetivo do rastreamento é diagnosticar a doença em um estágio inicial, pois, assim ela é mais facilmente tratada e o paciente tem maior probabilidade de ser curado.

Quem deve fazer um teste? Qual idade para fazer exame de próstata?

A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino. Homens em todo o mundo com mais de 50 anos de idade são fortemente aconselhados a ter pelo menos uma discussão informada com o seu médico Urologista, sobre a possibilidade de realizar um exame de próstata.

A verdade é que a resposta para “qual idade para fazer exame de próstata”, pode variar de acordo com alguns fatores como:

  • 50 anos de idade para homens que estão em risco médio de câncer de próstata e devem viver pelo menos mais 10 anos;
  • 45 anos de idade para homens com alto risco de desenvolver câncer de próstata. Isso inclui negro e homens que têm pai, irmão ou filho com diagnóstico de câncer de próstata com menos de 65 anos;
  • 40 anos de idade para homens com mais de um parente de primeiro grau que tiveram câncer de próstata em idade precoce.

Alguns grupos não recomendam exames de rotina, mas aqui vamos manter nosso lema de que “é melhor prevenir do que remediar”. Então, novamente, nossa recomendação é que converse com seu médico sobre suas opções.

Como funciona o exame de próstata e quais testes estão disponíveis?

Existem dois testes principais comumente usados ​​para rastrear o câncer de próstata. Estes são o exame de toque retal (DRE) e o teste de antígeno prostático específico (PSA).

Nenhum desses 2 testes podem confirmar o câncer de próstata. No entanto, eles podem revelar fortes sinais de que um homem tem um problema de próstata e requer mais testes, como uma biópsia da próstata. Por isso, o exame de toque e o PSA, são considerados os primeiros passos de como saber se você tem câncer de próstata.

Para rastrear um possível tumor, é possível realizar um exame de sangue PSA. Se um homem der o seu consentimento, o toque retal geralmente é conduzido como uma parte inicial da triagem.

Como é feito o exame de toque?

No exame de toque, o Urologista insere um dedo enluvado e lubrificado no reto do paciente. Eles fazem isso para verificar o tamanho da próstata e sentir anormalidades. O passo a passo é de como funciona o exame de próstata por meio de toque é:

  • seu médico colocará uma luva cirúrgica e cobrirá um dedo com um lubrificante antes de inserir o dedo para examinar sua próstata;
  • seu médico irá inserir o dedo em um ângulo descendente. Você pode sentir um pouco de pressão, mas não deve sentir nenhuma dor ou desconforto. Se doer, informe o médico imediatamente.

O objetivo de como funciona o exame de próstata é que o especialista possa determinar o tamanho da próstata e sentir inchaços, pontos moles ou duros e outras anormalidades.

Os cânceres de próstata geralmente começam na parte de trás da glândula, o que pode ser sentido durante um exame de toque. Se a próstata estiver aumentada, o paciente pode sentir desconforto ou dor leve durante o exame.

Como funciona o exame de próstata de sangue? No teste de PSA, uma amostra de sangue é coletada para que o nível de PSA no sangue possa ser medido. O PSA é uma proteína produzida pela próstata.

Exame de sangue PSA

Para garantir um teste preciso, o paciente não deve ter:

  • uma infecção de urina;
  • ejaculado por 48 horas antes;
  • feito exercícios pesados nas últimas 48 horas;
  • realizado uma biópsia de próstata nas últimas 6 semanas.

Esses fatores podem elevar o nível de PSA. Às vezes, um alto nível de PSA pode ser simplesmente devido ao aumento da atividade ou tensão. Exercício intenso, trabalho ou um período de viagem pode levar a um aumento do PSA.

O teste de PSA é um exame de sangue que mede a quantidade da proteína que é produzida pela próstata. Algumas dessas proteínas vazam para o sangue e podem ser medidas pelos médicos.

Quanto maior o nível de PSA no sangue, maior a probabilidade de um problema de próstata estar presente. No entanto, muitos fatores podem afetar os níveis de PSA, como idade e etnia. Algumas glândulas da próstata produzem níveis mais altos de PSA do que outras.

Agora que você sabe como funciona o exame de próstata, é interessante que entenda um pouco mais sobre o próprio câncer, correto? Para isso, indicamos o vídeo abaixo com o Dr. Dráuzio Varella.

Como falamos, anteriormente, alterações em qualquer um desses exames podem indicar a necessidade de uma biópsia e uma análise mais profunda. É interessante que você esteja ciente de como o procedimento acontece. Para isso, indicamos que leia o artigo “Quando fazer biópsia da próstata? Atenda ao pedido do médico”.

Caso seu médico já tenha solicitado a realização do procedimento de Biópsia de Próstata, acesse o site da Eigier Diagnósticos e faça o pré-agendamento online de seu exame.

O Grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Biópsia de Próstata
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Raio X Digital
  • Ultrassonografia
  • Doppler
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário para a Biópsia de Próstata e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: