O que é biópsia de próstata e como é feita? Dicas para se preparar para o procedimento

O que é biópsia de próstata? Trata-se de um procedimento de remoção de pequenas amostras de tecido de sua próstata, que serão enviadas para análise. O resultado dessa avaliação pode, ou não, diagnosticar o câncer na região.

A biópsia é o meio mais eficaz para diagnosticar o câncer de próstata.

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é uma forma muito comum de câncer para homens. Estima-se que 160.000 homens serão diagnosticados neste ano. Ainda assim, para a maioria dessas pessoas ele não causa problemas.

Este tipo de câncer é mais comum em homens com mais de 50 anos, mas pode se desenvolver a qualquer momento da vida.

Uma biópsia de próstata é uma parte importante do diagnóstico e do tratamento.

Muitas vezes, o câncer é lento para crescer e se espalhar. Os sintomas podem não aparecer até que o câncer esteja em seus estágios mais avançados.

Entretanto, assim como em outros tipos de câncer, a detecção precoce pode ajudar a prevenir o câncer de próstata de entrar nos estágios mais avançados.

No vídeo abaixo o Dr. Dráuzio Varella apresenta o que é o câncer de próstata e a importância dos exames de diagnóstico precoce.

Este artigo aborda algumas questões, como o que é biópsia de próstata e como é feito o exame de biópsia da próstata. Então, continue acompanhando o texto.

O que é biópsia de próstata e como é feito?

Como citamos rapidamente acima o conceito acerca do que é biópsia de próstata está relacionado à retirada de uma amostra de tecido da região, que será enviada para análise, que por sua vez vai diagnosticar a presença ou ausência de câncer.

Seu médico irá pedir uma biópsia de próstata se os resultados de uma triagem, composta por um exame de sangue (o PSA) e um exame de toque retal, mostrarem que você pode ter câncer de próstata.

Você agora pode estar se perguntando como é feita a biópsia da próstata. Então vamos a uma breve apresentação.

Antes de iniciarmos a explicação é importante que você saiba que para a execução do exame um anestésico será aplicado para anestesiar a área durante o procedimento e garantir um desconforto mínimo. A partir disso, seguem os próximos passos de como é feito o exame de biópsia da próstata.

O médico vai usar uma sonda de ultra-som para ver a próstata.

Durante o procedimento, o médico insere uma sonda de ultra-som no reto para criar uma imagem da próstata, que está localizada logo do outro lado da parede retal.

Usando a imagem de ultra-som como guia, o médico remove várias amostras da próstata.

O dispositivo rapidamente perfura uma agulha através da parede retal na próstata e remove os núcleos cilíndricos minuciosos das células. Normalmente, uma biópsia remove cerca de 10 a 12 amostras do núcleo, geralmente cinco ou seis de cada lado da próstata.

Em alguns casos, o médico pode decidir que é necessária uma amostra maior. Nesses casos, ele realiza uma biópsia de “saturação”, que coleta de 20 a 30 amostras, às vezes mais.

Todo o procedimento leva cerca de 20 minutos.

Após a biópsia da próstata, os médicos podem sugerir que os homens tomem um antibiótico para prevenir a infecção.

Outro procedimento chamado biópsia transperineal envolve fazer um pequeno corte entre o ânus e o escroto. A agulha de biópsia é inserida através do corte e na próstata e extrai uma amostra de tecido. O médico provavelmente usará uma ultra-sonografia para guiar o procedimento.

Como se preparar para o procedimento de biópsia de próstata?

Agora que você já sabe o que é biópsia de próstata e como é feita, é hora de aprender como se preparar para o exame.

Uma vez que seu médico tenha solicitado uma biópsia, não é necessário se preocupar. Como já citamos, a região será anestesiada para evitar desconforto.

A preparação irá variar de acordo com as recomendações do médico. Aqui estão algumas maneiras gerais de se preparar para a biópsia da próstata:

  • pare de tomar qualquer medicação que aumente o risco de sangramento. Medicamentos, como varfarina, ibuprofeno, aspirina e certos suplementos de ervas devem ser interrompidos vários dias antes do procedimento;
  • amostras de urina podem ser solicitadas para testar uma infecção do trato urinário. Se houver uma infecção, a biópsia será adiada até que a infecção seja eliminada;
  • o médico pode pedir que você faça um enema (lavagem) em casa antes da biópsia. Nestes casos, solicite que ele explique como você deve realizar o procedimento;
  • médicos podem prescrever antibióticos que as pessoas devem tomar antes da biópsia para ajudar a prevenir infecções.

No geral, antes do procedimento, os médicos fornecem uma lista detalhada de instruções para os homens seguirem. Se o paciente tiver alguma dúvida, também é melhor perguntar antes da biópsia.

Os homens também devem se preparar para receber os resultados. As pessoas devem descobrir o máximo que puder lendo sobre o câncer de próstata e fazendo perguntas sobre os próximos passos, caso o câncer seja diagnosticado.

Como você pode se sentir ao realizar uma biópsia de próstata?

Na maioria dos casos, o médico vai administrar uma injeção de anestésico na próstata antes do procedimento. Apesar do entorpecimento do anestésico, um homem ainda pode sentir um beliscão quando a agulha perfura a glândula.

A maioria dos homens relata que apenas sentem desconforto leve a moderado durante o procedimento.

Posteriormente, como em qualquer procedimento invasivo, pode haver dor e desconforto persistentes à medida que as feridas feitas para a retirada das amostras na próstata cicatrizam.

Outros testes para câncer de próstata

Como dissemos anteriormente, a biópsia de próstata é o único exame capaz de garantir a presença de um tumor cancerígeno na região. Entretanto, é provável que seu médico realize testes de triagem antes de realizar uma biópsia para ajudar a determinar se ela é realmente necessária.

É recomendável que homens com mais de 50 anos façam exames de rotina para verificar a presença de câncer de próstata.

Os testes de triagem incluem o seguinte:

Exame de toque retal

Durante um toque retal, o médico insere um dedo lubrificado e enluvado no reto do paciente para examinar a próstata.

O médico sente anormalidades na textura, tamanho ou forma.

Qualquer anormalidade pode exigir testes adicionais para determinar a presença de câncer.

Exame de sangue para teste de antígeno específico da próstata (PSA)

Para o PSA, um médico extrai uma amostra de sangue de uma veia no braço do homem.

O PSA é uma substância produzida pela próstata. Números baixos de PSA são normais, mas números mais altos podem indicar infecção, inflamação ou possível câncer.

Resultados

Há uma série de fatores, incluindo o estágio, que afetam o tratamento e as perspectivas dos homens com câncer de próstata.

Após a biópsia, outros testes e exames realizados no laboratório ajudarão o médico a determinar:

  • a velocidade de crescimento de qualquer câncer;
  • a probabilidade de disseminação;
  • o melhor tratamento a ser seguido.

Uma das formas mais comuns de classificar o tipo de câncer que pode estar presente é aplicando o escore de Gleason, que classifica o câncer em uma das 5 categorias distintas.

Para essa classificação, o médico examina o tecido, retirado em biópsia, no microscópio e determina quais das áreas da amostra têm a maior concentração de células cancerígenas. Em seguida, eles atribuem a cada uma dessas amostras um valor de 1 a 5.

Adicionando os dois valores juntos temos o resultado da pontuação de Gleason. Quanto menor a pontuação, menos avançado o câncer provavelmente será.

Esperamos ter ajudado você a entender o que é biópsia de próstata. O exame pode assustar inicialmente, mas na hora da realização do procedimento você estará em mãos profissionais. Então fique tranquilo e dê mais esse passo rumo ao cuidado com sua saúde.

Caso seu médico tenha solicitado a realização do procedimento de Biópsia de Próstata, acesse o site da Eigier Diagnósticos e faça o pré-agendamento online de seu exame.

O Grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Biópsia de Próstata
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Raio X Digital
  • Ultrassonografia
  • Doppler
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário para a Biópsia de Próstata e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: