O que é Ressonância Magnética? Respondemos para as dúvidas mais comuns
A compreensão sobre o que é Ressonância Magnética e para que serve, está entrelaçada com o entendimento de sua importância para os avanços na medicina e na manutenção da saúde do paciente.
Por meio da Ressonância Magnética é possível analisar, com extraordinário nível de detalhes, o interior do corpo humano.
Você já parou para pensar como isso era feito antes da criação dessa tecnologia? Era necessária uma intervenção cirúrgica para analisar o que estava acontecendo no interior do paciente.
Visto sua importância para o diagnóstico de variadas doenças em todas as partes do corpo humano, dedicamos este artigo à compreensão acerca do que é Ressonância Magnética, para que serve e como ela é feita. Continue acompanhando.
O que é Ressonância Magnética? Diagnóstico por imagem de alta tecnologia
A Ressonância Magnética é uma tecnologia de imagem não invasiva, que produz imagens anatômicas tridimensionais (ou bidimensionais) sem o uso de radiação prejudicial. Ou seja, ela é capaz de mostrar imagens em alta definição de qualquer tecido corporal, em qualquer ângulo.
É um exame que fornece grande precisão para o diagnóstico de muitos tipos de traumas e doenças.
Então, resumidamente, a resposta para o que é Ressonância Magnética, está no entendimento de que se trata de uma modalidade de diagnóstico por imagem de alta definição.
Como funciona a Ressonância Magnética
O exame consiste em colocar o paciente no interior de um aparelho onde ele ficará sob a ação de um intenso campo magnético, que permite a captura e análise de imagens precisas de:
- tendões;
- músculos;
- nervos;
- ossos.
O aparelho de Ressonância Magnética é um tubo no qual o paciente entra deitado.
Dependendo da necessidade de avaliação, o paciente pode ficar em variadas posições, como, por exemplo, de barriga para baixo ou para cima, entrando com os pés ou com a cabeça.
Fonte: Saúde Abril
A ideia é que a parte do corpo a ser analisada fique abaixo do centro do equipamento.
O aparelho percorre cada ponto e parte do corpo do paciente, construindo um mapa em 2D ou 3D, dos tecidos necessários.
Muitas pessoas têm receio de fazer o exame, pois, afirmam que o tubo é fechado. A verdade é que existem duas aberturas que permitem a passagem de ar com facilidade.
Um incômodo real, entretanto, é que para resultados precisos o paciente precisa ficar imóvel, sem se mexer durante todo o exame. Isso é necessário para que a imagem fique bem nítida para a análise do médico.
Uma dica? Feche os olhos e tente relaxar. Até tirar um cochilo. Isso facilita sua não movimentação.
Outro fator importante para o entendimento sobre o que é Ressonância Magnética é o uso do contraste injetável.
Na verdade, esse termo “contraste” é uma palavra que se popularizou, mas que, na prática é simplesmente uma substância que vai melhorar a visualização das imagens apresentadas. Muitas pessoas se perguntam para o que ele serve.
Ele é usado para alterar o campo magnético local do tecido que está sendo examinado. Tecido normal e anormal não vão reagir da mesma maneira. O contraste da ressonância não é a base de iodo (diferente do usado em tomografia) e, no geral, não apresenta sinais de alergia.
Estes sinais variantes são transferidos para as imagens, permitindo a visualização de vários tipos de anomalias.
Com o uso do contraste, o exame permite uma análise detalhada, por exemplo, de:
- estruturas intra articulares como menisco e cartilagem;
- cérebro, detalhando processos inflamatórios, tumores e traumas ocultos.
Apesar de algumas pessoas relatarem desconforto ou problemas com os contrastes, o percentual de pacientes com efeitos colaterais é pequeno. Normalmente problemas de alergia acontecem com o “contraste” usado na tomografia, que, como falamos anteriormente, é a base de iodo.
Se você estiver em uma clínica especializada, não se preocupe. O local está preparado para qualquer sintoma.
Dicas para antes de fazer o exame
Durante todo o texto já falamos bastante sobre o que é Ressonância Magnética e os benefícios deste exame, como:
- detecção de doenças;
- diagnóstico e monitoramento de tratamentos diversos.
Agora é hora de anotar algumas dicas para realizar o exame:
- se você tem um clip de aneurisma que é de metal você não deve fazer a ressonância;
- marca-passo também é uma contra-indicação quase absoluta que precisa ser analisada com a equipe;
- vá em jejum;
- não use objetos metálicos. Em grande parte das clínicas o paciente deve trocar de roupa e colocar um roupão oferecido pelo local;
- mesmo não tendo radiação, a maioria dos locais não aceita realizar o procedimento em mulheres grávidas, por garantia de segurança.
Agora que você sabe o que é Ressonância Magnética não precisa ter medo de realizar o procedimento. Se o seu médico solicitou este exame, acesse o site da Eigier Diagnósticos e faça o pré-agendamento online de seu exame.
O Grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia
- Doppler
- Medicina Fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário para a Ressonância Magnética e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.