O que é a ultrassonografia morfológica e quando é indicada?
Você sabe o que é a ultrassonografia morfológica? No segundo trimestre da gravidez, o seu médico pode solicitar esse tipo de exame para verificar se o seu bebê está crescendo e se desenvolvendo normalmente. Nesse artigo, você vai conhecer todos os detalhes sobre o procedimento, acompanhe!
O que é a ultrassonografia morfológica?
A varredura morfológica é uma ultrassonografia detalhada que examina o corpo do bebê e observa a posição da placenta, do cordão umbilical, do líquido amniótico ao seu redor, do útero e do colo do útero. Também é conhecida como “varredura de anomalia” ou “varredura de 18 a 20 semanas”.
Todas as mulheres grávidas realizam esse ultrassom como parte de rotina de seus cuidados pré-natais.
Nesse exame, o ultrassonografista medirá o bebê e usará essas medidas para confirmar a data prevista de nascimento.
Além disso, também verificará se o bebê tem alguma anormalidade no seu crescimento ou desenvolvimento, inclusive no coração, no estômago, nos rins e nos membros. É importante saber que, embora muitas anormalidades sejam detectadas por essa verificação, nem todas são.
O ultrassonografista ainda pode dizer se você vai ter um menino ou uma menina, com cerca de 95% de precisão. Se você preferir esperar até o nascimento para descobrir o sexo do seu bebê, é uma boa ideia pedir ao profissional para não contar.
Normalmente, a ultrassonografia morfológica também é recomendada no terceiro trimestre, para verificar se a placenta se afastou do colo do útero.
Uma placenta de baixa altitude em 18-20 semanas não significa necessariamente que será baixa no momento do nascimento, portanto não há motivo para preocupação.
Já se a sua placenta estiver perto do colo do útero no terceiro trimestre, pode haver um risco aumentado de sangramento durante o trabalho de parto. Se este for o caso, o seu médico irá discutir com você quais são as melhores opções para o parto.
Como é realizada a ultrassonografia morfológica?
Uma varredura de segundo trimestre é realizada com um ultrassom transabdominal. Nesse procedimento, o ultrassonografista colocará um pouco de gel em sua barriga e moverá um transdutor através dele para obter imagens de seu bebê em uma tela.
Às vezes, um ultrassom transvaginal também é necessário para verificar se há uma placenta de baixa altitude, para olhar para o comprimento do colo do útero ou pode haver outra indicação para esse tipo de exame.
A ultrassonografia transvaginal é interna e envolve a digitalização com a sonda de ultrassom situada dentro da vagina. Mas esse é um procedimento seguro e não prejudica você nem seu bebê.
A sonda transvaginal é fina, com cerca de 2 cm de diâmetro, é coberta com uma bainha protetora descartável e é gentilmente inserida com uma pequena quantidade de gel de ultrassom
A digitalização das imagens demora cerca de meia hora e você pode recebê-las impressas ou um DVD depois do exame.
Muitos pais acham que se sentem mais apegados ao bebê depois de vê-los na ultrassonografia morfológica, então é uma boa ideia compartilhar a experiência com seu parceiro ou pessoa de suporte.
O que a ultrassonografia morfológica pode mostrar?
Você pode ver e ouvir o coração do seu bebê batendo, uma imagem nítida da coluna e os braços e pernas balançando e chutando. Alguns bebês podem até estar chupando o polegar. As imagens parecem um pouco com uma foto borrada.

Fonte:https://bebemamae.com
Qual o preparo para a ultrassonografia morfológica?
Geralmente, imagens melhores são obtidas durante a ultrassonografia transabdominal se a bexiga estiver parcialmente preenchida.
Portanto, para ajudar no seu exame, será solicitado que beba 2 copos de água antes da avaliação e tente não esvaziar a bexiga novamente até depois da sua consulta.
Uma bexiga cheia move o intestino para fora da pélvis, para o abdômen, ajudando na visualização da gravidez, do útero e do colo do útero.
Mas a sua bexiga não deve estar tão cheia que cause dor, se esse for o caso, você deve esvaziar uma pequena quantidade para ficar mais confortável.
Você poderá esvaziar sua bexiga após a ultrassonografia transabdominal ser concluída e antes do início da transvaginal (se a ultrassonografia transvaginal for necessária).
O que os resultados significam e o que acontece a seguir?
O ultrassonografista pode não lhe dar muitas informações sobre sua gravidez e sobre o seu bebê enquanto você está vendo o exame, mas um relatório detalhado será enviado ao seu médico, então você precisará consultá-lo para discutir os resultados.
Se forem detectadas anormalidades, talvez você precise fazer mais testes. O seu médico irá explicar as opções e também pode recomendar que fale com um conselheiro genético, um obstetra ou um pediatra.
Agora a que você já sabe o que é a ultrassonografia morfológica, acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame online com conforto e segurança.
O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Medicina Fetal
- Ressonância Magnética
- Doppler
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.