Qual é o exame feito para detectar HIV: saiba os tipos disponíveis

A única maneira de saber se você tem HIV é fazer um teste de HIV. Mas qual é o exame feito para detectar HIV?

Vários tipos de testes verificam seu sangue ou fluidos corporais para ver se você está infectado. A maioria não consegue detectar o HIV de imediato, porque leva tempo para o seu corpo produzir anticorpos ou para que um vírus suficiente cresça dentro de você.

Pode levar até 6 meses até que você veja um resultado positivo, o que significa que um teste inicial pode ser negativo, mesmo que você esteja infectado.

Se você tem o vírus, descobrir rapidamente significa que você pode começar o tratamento para ajudá-lo a viver uma vida longa e plena. Você também pode tomar precauções para não transmitir o HIV a outras pessoas.

O que é o teste de HIV?

O teste de HIV mostra se uma pessoa tem HIV. HIV significa vírus da imunodeficiência humana. O HIV é o vírus que causa a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida). A AIDS é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV.

O teste pode detectar a infecção pelo HIV, mas não é possível dizer há quanto tempo uma pessoa foi infectada pelo HIV ou se a pessoa tem AIDS.

Por que o teste do HIV é importante?

Fazer o exame para detectar HIV e conhecer o seu estado de saúde pode ajudar a manter você e outras pessoas seguras.

Se você é HIV negativo:

Os testes mostram que você não tem HIV. Continue a tomar medidas para evitar contrair o vírus, como o uso de preservativos durante o sexo e, se estiver tido uma relação com alto risco de se infectar, é necessário tomar remédios para prevenir o HIV (chamado de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição ou PrEP). Para mais informações, leia o informativo da AIDS.gov sobre a prevenção do HIV.

Se você é HIV positivo:

Os testes mostram que você tem HIV, mas ainda é possível tomar medidas para proteger sua saúde. Comece conversando com seu médico sobre a terapia antiretroviral.

As pessoas soropositivas tomam uma combinação de medicamentos para o HIV todos os dias para tratar a infecção pelo vírus. O tratamento ajuda as pessoas a viver vidas mais longas e saudáveis ​​e reduz o risco de transmissão do HIV.

Ao receber o diagnóstico positivo deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível. O seu médico irá ajudá-lo a decidir quais os medicamentos tomar para o HIV.

Quem deve fazer o teste para o HIV?

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que todas as pessoas de 13 a 64 anos façam o teste de HIV pelo menos uma vez como parte dos cuidados de saúde de rotina.

Como regra geral, as pessoas com alto risco de infecção por HIV devem fazer o teste a cada ano. Os homens homossexuais e bissexuais sexualmente ativos podem se beneficiar de testes mais frequentes, como a cada 3 a 6 meses.

Fatores que aumentam o risco de infecção pelo HIV incluem:

  • Fazer sexo vaginal ou anal com alguém que é seropositivo ou cujo estado de HIV não é conhecido;
  • Injetar drogas e compartilhar agulhas, seringas ou outros equipamentos de drogas com outras pessoas;
  • Ter uma doença sexualmente transmissível (DST), como a sífilis;
  • Ter hepatite ou tuberculose (TB);
  • Ter relações sexuais com qualquer pessoa que tenha algum dos fatores de risco relacionados ao HIV listados acima;

Converse com seu médico sobre o risco de infecção pelo HIV e com que freqüência você deve fazer exame para detectar HIV.

As mulheres grávidas devem fazer o teste para o HIV?

Os órgãos de saúde recomendam que todas as mulheres grávidas façam o teste para o HIV, para que possam começar a tomar remédios se forem portadoras do vírus.

As mulheres com HIV tomam remédios durante a gravidez e o parto é feito de forma a reduzir o risco de transmissão da mãe para o filho e proteger sua própria saúde.

Para mais informações, leia mais sobre Prevenção da transmissão mãe-filho do HIV.

Qual exame é feito para detectar HIV: conheça os tipos

Existem três tipos de exames para detectar HIV:

  1. Testes de anticorpos;
  2. Testes de antígeno/anticorpo;
  3. Testes de ácido nucléico (NATs).

Em quanto tempo cada teste pode detectar a infecção pelo HIV é diferente, porque cada teste tem um período de janela diferente.

O período da janela é o tempo entre o momento em que uma pessoa contrai o HIV e quando um teste pode detectar com precisão a infecção.

  • Testes de anticorpos: verificam anticorpos para HIV no sangue ou no fluido oral. Os anticorpos contra o HIV são proteínas que combatem doenças que o corpo produz em resposta à infecção. A maioria dos testes rápidos e testes de uso doméstico são testes de anticorpos.
  • Testes de antígeno/anticorpo: podem detectar tanto anticorpos do HIV quanto antígenos do HIV (uma parte do vírus) no sangue.
  • Testes de ácido nucléico (NATs): procuram o HIV no sangue.

O primeiro exame para detectar HIV de uma pessoa geralmente será um teste de anticorpos ou um teste de antígeno/anticorpo. Os NATs são muito caros e não usados ​​rotineiramente para o rastreamento do HIV, a menos que a pessoa tenha uma exposição de alto risco ou uma possível exposição com sintomas precoces da infecção pelo HIV.

Quando um teste de HIV é positivo, um teste de acompanhamento será realizado. Às vezes, a pessoa precisará visitar um médico para fazer um teste de acompanhamento.

Outras vezes, o teste de acompanhamento pode ser realizado em um laboratório usando a mesma amostra de sangue fornecida para o primeiro teste. Um teste de acompanhamento positivo confirma que uma pessoa tem HIV.

Converse com seu médico sobre seus fatores de risco para o HIV e o melhor tipo de teste para você.

O teste de HIV é confidencial?

O teste de HIV pode ser confidencial ou anônimo.

Testes confidenciais significam que os resultados do seu teste de HIV incluirão seu nome e outras informações de identificação, e os resultados serão incluídos em seu prontuário médico. Serão reportados resultados de testes positivos para o HIV aos departamentos de saúde locais ou estaduais a serem contados nos relatórios estatísticos.

Os departamentos de saúde removem todas as informações pessoais (incluindo nomes e endereços) dos resultados dos testes de HIV antes de compartilhar as informações com os órgãos de controle de saúde.

Esses órgãos usam essas informações para fins de relatório e não compartilham essas informações com outras organizações.

Testes anônimos significam que você não precisa fornecer seu nome ao fazer um exame para detectar HIV. Quando você faz o teste, recebe um número. Para obter os resultados do seu teste de HIV, você indica o número em vez do seu nome.

Onde posso fazer o teste para o HIV?

Seu médico pode lhe dar um exame para detectar HIV. O teste também está disponível em muitos hospitais, clínicas médicas e centros comunitários de saúde. Consulte o serviço de saúde da sua cidade para saber onde os testes são realizados gratuitamente.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seus exames online com conforto e segurança. Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ressonância magnética
  • Ultrassonografia
  • Raio X Digital
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Doppler
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: