Saiba quanto custa um exame de mamografia particular [+ 5 fatos sobre o procedimento]

Pesquisas mostram que mulheres que realizam a mamografia regularmente têm maior probabilidade de detectar o câncer de mama precocemente, aumentando suas chances de cura. Mas, será que esse é um exame acessível? Saiba quanto custa uma mamografia particular!

De acordo com um estudo sobre mamografia que avaliou um grupo de 130.000 voluntárias e foi publicado no periódico especializado Radiology, o exame em mulheres acima dos 40 anos é capaz de reduzir em até 30% o número de mortes provocadas pelo câncer de mama.

E, segundo o Instituto Nacional de câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres, correspondendo a cerca de 29% dos casos anuais, no Brasil.

Veja no artigo quanto custa em média uma mamografia e como é possível conseguir valores menores ou a gratuidade desse exame fundamental para a saúde das mulheres!

Quanto custa um exame de mamografia particular?

Em clínicas particulares, uma mamografia custa em média R$ 150. Esse valor pode variar de acordo com a região do país e da clínica que oferece o exame. 

É importante pesquisar bem sobre as empresas de diagnóstico que realizam o exame em sua cidade, antes de optar por uma delas. 

Ligue, converse, peça orientações sobre o procedimento, sobre o equipamento utilizado e solicite um orçamento. Assim você saberá qual a melhor escolha em termos de custo-benefício.

Quanto custa um exame de mamografia digital?

A maioria das clínicas particulares já realizam a mamografia exclusivamente com equipamento digital e não há diferença no valor cobrado. 

E quem não pode pagar um exame de mamografia particular? 

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o exame gratuitamente para mulheres de todas as idades, dando prioridade àquelas na faixa etária entre 50 e 69 anos, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além disso, existem redes de clínicas populares, que oferecem consultas e exames médicos a preços menores, com valores que chegam a custar dez vezes menos do que em hospitais particulares e grandes clínicas. 

Também em datas como o Outubro Rosa, o mês de combate ao câncer de mama, por exemplo, as instituições de saúde dos município costumam realizar campanhas nas quais oferecem a mamografia gratuitamente para a população. 

5 fatos sobre a mamografia

1) Duração do procedimento

O exame geralmente leva menos de 30 minutos para ser realizado.

Se a sua semana for corrida e não tiver esse tempo para fazer sua mamografia, procure por clínicas que funcionam em finais de semana e em horários após o expediente convencional, mas não deixe de realizar o seu teste.

2) Mamografia dói?

As mamografias podem ser um pouco desconfortáveis, devido a compressão das mamas na hora do exame, mas não devem ser dolorosas. 

Caso esteja sentindo dor, converse com o radiologista responsável para que ele ajuste a sua posição na máquina, aliviando o desconforto.

Também é ideal evitar agendar sua mamografia na semana que antecede o início do seu ciclo menstrual, quando seus seios tendem a ser mais sensíveis. 

3) Diagnóstico precoce 

Se você detectar um caroço ou mudança nos seios ao realizar o autoexame, deve procurar um médico para que ele possa avaliar.

Evitar a realização da mamografia pelo medo dos resultados ou por indulgência não é uma atitude inteligente. Esse exame pode detectar a doença precocemente, aumentando suas chances de cura.

Veja a importância da mamografia para um diagnóstico precoce no vídeo abaixo:

4) Medo da radiação 

Esse é um exame seguro, a quantidade de radiação de uma mamografia por ano é a mesma que você obteria ao entrar em avião em São Paulo e aterrissar no Rio, por exemplo. 

5) Idade para a realização da mamografia

De acordo com orientações da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), mulheres acima dos 40 anos devem fazer o exame anualmente.

Já o INCA, seguindo critérios da Organização Mundial da Saúde, orienta que o exame seja feito por mulheres entre os 50 a 69 anos de idade bienalmente.

Para mulheres com parentes próximas que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos, o Ministério da Saúde recomenda começar os exames mais cedo.

Lembre-se de que os exames periódicos são uma ótima maneira de manter a saúde em dia, estando sempre um passo à frente de possíveis complicações. 

Agora que você já sabe quanto custa um exame de mamografia particular, acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende online o seu teste, com conforto e segurança.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

Comentários: