9 tipos de exame de sangue: principais testes para controle da saúde

Existem vários tipos de exame de sangue. Os mais comuns são:

  • Hemograma;
  • Colesterol;
  • Triglicerídeos;
  • Glicemia;
  • Ácido Úrico;
  • Uréia;
  • Creatinina;
  • HIV;
  • PSA.

Cada um serve para avaliar o funcionamento dos órgãos e glândulas, em diferentes parâmetros.

A seguir vamos explicar um pouco mais sobre cada uma dos tipos de exame de sangue que listamos acima.

Tipos de sangue

1. Hemograma

Um dos tipos de exame de sangue mais solicitados é o hemograma completo. Ele fornece informações importantes sobre os tipos e números de células no sangue, especialmente glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

O exame é usado para auxiliar o diagnóstico e acompanhar doenças como:

  • anemia;
  • leucemia;
  • infecções e inflamações;
  • problemas de imunidade, entre outras.

Um teste de hemograma geralmente inclui:

Contagem de glóbulos brancos (leucócitos)

Os glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico do corpo, protegendo-o contra infecções. Se uma infecção se desenvolve, os glóbulos brancos atacam e destroem as bactérias, vírus ou outro organismo que os causam.

O número de glóbulos brancos é usado também para ver como o corpo está lidando com o tratamento do câncer.

Contagem de glóbulos vermelhos (RBC)

Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. Eles também carregam o dióxido de carbono de volta para os pulmões para que ele possa ser exalado.

Se a contagem de glóbulos vermelhos é baixa (anemia), o corpo pode não estar recebendo o oxigênio de que necessita.

Leia também: Exames laboratoriais para atletas: quais realizar e por quê.

Hematócrito (HCT, volume de células empacotadas, PCV)

Este teste mede a quantidade de espaço (volume) que os glóbulos vermelhos absorvem no sangue. Os valores de hematócrito e hemoglobina são os dois principais testes que mostram se há anemia ou policitemia.

Hemoglobina (Hgb)

A molécula de hemoglobina enche os glóbulos vermelhos. Transporta oxigênio e dá à célula sanguínea sua cor vermelha.

Índices de glóbulos vermelhos

Existem três índices de glóbulos vermelhos: volume corpuscular médio (VCM), hemoglobina corpuscular média (HCM) e concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM). Esses números ajudam no diagnóstico de diferentes tipos de anemia. Mostram se as células têm tamanhos ou formas iguais ou diferentes.

Contagem de plaquetas (trombócitos)

As plaquetas (trombócitos) são o menor tipo de célula sanguínea. Eles são importantes na coagulação do sangue.

Volume plaquetário médio (VPM)

O volume plaquetário médio mede a quantidade média (volume) de plaquetas. É usado junto com a contagem de plaquetas para diagnosticar algumas doenças.

2. Colesterol

Outro tipo de exame de sangue que é sempre solicitado é o de colesterol.

O colesterol está presente em todas as células do corpo e tem funções naturais importantes quando se trata de digerir alimentos, produção de hormônios, e gerar vitamina D.

O corpo produz, mas as pessoas também consomem em comida.

Esse tipo de exame de sangue analisa 3 tipos de colesterol: VLDL, LDL e HDL. Os dois primeiros são considerados “mau colesterol”. Essa “reputação” se dá pelo fato de acumularem nas artérias e coronárias podendo levar a formação de placas aterosclerose que dificultam o fluxo sanguíneo para órgãos essenciais como coração e cérebro, aumentando risco de infarto e acidente vascular cerebral.

Já o HDL é conhecido como “colesterol bom”, pois, não forma placas de gordura e pode remover da circulação o LDL.

3. Triglicerídeos

O exame de triglicerídeos é outro tipo de exame de sangue muito solicitado. Esse é o tipo mais comum de gordura em seu corpo. Eles vêm de alimentos, especialmente manteiga, óleos e outras gorduras que você come.

Ter um alto nível de triglicerídeos pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, podendo haver formação de placas de gordura na parede interna das artérias, assim como ocorre com o colesterol.

4. Glicemia

A glicose é a principal fonte de energia para as células do corpo e a única fonte de energia para o cérebro e o sistema nervoso.

O exame de glicemia é o tipo de exame de sangue que serve para avaliar os níveis de glicose (açúcar) na circulação sanguínea, sendo usado para diagnosticar diabetes e outras alterações metabólicas.

Detecta a hipo e a hiperglicemia, ou seja, quando há pouco ou muito açúcar em circulação. O segundo quadro denuncia o diabetes mesmo quando não há sintomas da doença.

5. Ácido úrico

O ácido úrico é resultado do metabolismo das purinas, compostos encontrados principalmente nas células do corpo humano e em alguns alimentos.

Esse tipo de exame de sangue  serve para checar o excesso (hiperuricemia) ou a falta (hipouricemia) do ácido úrico no organismo.

O excesso pode causar cálculos renais, insuficiência renal e gota. A falta está ligada a determinados males hepáticos e renais, assim como à exposição de substâncias tóxicas.

6. Uréia

Nesse tipo de exame de sangue detecta-se os níveis de uréia. Se elevados,  sugerem insuficiência da função renal. Isto pode ser devido a doença renal aguda ou crônica.

No entanto, existem muitas coisas além da doença renal que podem afetar os níveis de uréia, como:

  • diminuição do fluxo sanguíneo para os rins;
  • a insuficiência cardíaca congestiva;
  • choque;
  • estresse;
  • ataque cardíaco recente;
  • queimaduras graves;
  • sangramento do trato gastrointestinal.

Todas condições que causam obstrução do fluxo de urina ou desidratação.

Níveis baixos de uréia não são comuns e geralmente não são motivo de preocupação. Eles podem ser vistos em doença hepática grave ou desnutrição, mas não são usados ​​para diagnosticar ou monitorar essas condições. Baixos níveis de uréia também são observados na gravidez normal .

7. Creatina

A creatinina é um produto residual que vem do desgaste normal dos músculos do corpo. Todos têm creatinina na corrente sanguínea.

Boa parte da creatinina é filtrada nos rins, por isso esse tipo de exame de sangue serve para avaliar a capacidade de filtração dos rins. Se a função renal estiver reduzida, os resultados irão apresentar níveis de creatinina elevados.

8. HIV

Esse tipo de exame de sangue mostra se uma pessoa tem o vírus da imunodeficiência humana. O exame para detectar HIV identifica se há a presença do vírus que causa a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) . A AIDS é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV.

Existem três tipos de testes usados ​​para diagnosticar a infecção pelo HIV:

  • testes de anticorpos;
  • testes de antígeno/anticorpo;
  • testes de ácido nucléico (NATs).

9. PSA

O exame de PSA é um tipo de exame de sangue que tem como uma de suas principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também é um marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral.

Leia também: Como saber se tenho câncer de próstata? Sinais e diagnóstico

Com a lista de principais tipos de exame de sangue em mãos, é preciso que você compreenda que todos os exames devem ser interpretados pelo médico que os solicitou, juntamente com os sinais e sintomas apresentados, a história clínica e outros exames, quando necessário.

Os diferentes tipos de exame de sangue são apenas um percentual dos tipos de exame que existem e que são utilizados para o diagnóstico de doenças, simples ou graves.

A Eigier Diagnósticos é especializada em exames de diagnóstico por imagem e exames laboratoriais, como a lista apresentada acima. Você pode acessar nosso site e pré-agendar seus exames online com conforto e segurança.

Com experiência de mais de 37 anos no mercado, atendemos a uma extensa lista de convênios. Então, não perca mais tempo e agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: