Tudo sobre densitometria óssea e como é feito o procedimento

Antes de realizar o procedimento é muito importante ter conhecimento de tudo sobre densitometria óssea. O que é, como funciona e quem deve fazer são perguntas comuns.

O que é densitometria óssea?

A densitometria óssea usa uma dose muito pequena de radiação ionizante para produzir imagens do interior do corpo (geralmente da coluna e quadris mais baixos ou lombares). Seu objetivo é medir a perda óssea.

É um procedimento usado, principalmente, para detectar osteopenia ou osteoporose, doenças nas quais os minerais e a densidade do osso são baixos e o risco de fraturas é aumentado.

Daí a necessidade de se conhecer tudo sobre densitometria óssea.

Esse exame mede com rapidez e precisão a densidade do osso, utilizando o padrão estabelecido hoje para medir a densidade mineral óssea (DMO).

Essa medida diz ao profissional de saúde se há diminuição da massa óssea. Quando isso ocorre há uma condição na qual os ossos ficam mais frágeis e propensos a quebrar ou fraturar facilmente.

A maneira como é feita a densitometria óssea, normalmente, mede a densidade óssea dos ossos da coluna vertebral, parte inferior do braço e quadril.

Para que serve a densitometria óssea?

Como dissemos anteriormente, um teste de densidade óssea é feito principalmente para procurar osteoporose (ossos finos e fracos) e osteopenia (diminuição da massa óssea). A detecção dessas condições permite que esses problemas possam ser tratados o mais rápido possível.

O tratamento precoce ajuda a prevenir fraturas ósseas. As complicações dos ossos quebrados, relacionadas à osteoporose são frequentemente graves, particularmente em idosos.

Nesses casos, ter conhecimento de tudo sobre densitometria óssea e a importância desse exame vai ajudar na qualidade de vida da pessoa mais idosa.

Quanto mais cedo a osteoporose for diagnosticada, mais cedo o tratamento pode ser iniciado para melhorar a condição ou evitar que piore.

Também é possível utilizar o procedimento para aprender como prevenir a osteoporose.

Um teste de densidade óssea pode ser usado para:

  • Confirmar um diagnóstico de osteoporose, se você já teve uma fratura óssea
  • Prever suas chances de fraturar um osso no futuro
  • Determinar sua taxa de perda óssea
  • Verificar se o tratamento está funcionando

Existem muitos fatores de risco para osteoporose e indicações para o teste de densitometria. Alguns fatores de risco comuns para osteoporose incluem:

  • Mulheres na pós-menopausa que não tomam estrogênio
  • Mulheres com mais de 65 anos e homens com mais de 70 anos
  • Hábito de fumar
  • História familiar de fratura de quadril
  • Uso de esteroides a longo prazo
  • Certas doenças, incluindo artrite reumatoide, diabetes mellitus tipo 1, doença hepática, doença renal, hipertiroidismo ou hiperparatiroidismo
  • Consumo excessivo de álcool
  • IMC baixo (índice de massa corporal)

Como é feita a densitometria óssea?

Preparação para o procedimento

É importante saber tudo sobre densitometria óssea para que você já esteja preparado para o procedimento. No dia do exame você pode comer normalmente, mas não deve tomar suplementos de cálcio por pelo menos 24 horas antes do exame.

Você deve usar roupas folgadas e confortáveis, evitando roupas que tenham zíperes, cintos ou botões feitos de metal.

Será solicitado a remover jóias, aparelhos dentários removíveis, óculos e quaisquer objetos de metal ou roupas que possam interferir nas imagens de raios X.

Também será solicitado que você use um roupão durante o exame, fornecido pela própria clínica.

Já sabendo tudo sobre densitometria óssea você já vai preparado adequadamente.

Informe o seu médico se você realizou, recentemente, um exame de bário, com contraste para uma tomografia computadorizada (TC) ou varredura de radioisótopo.

As mulheres devem sempre informar qualquer possibilidade de estarem grávidas. Muitos exames de imagem não são realizados durante a gravidez, de modo a não expor o feto à radiação.

Equipamento

Existem dois tipos de equipamento densitometria óssea: um dispositivo central e um dispositivo periférico.

A maioria dos dispositivos usados ​​são centrais, para medição da densidade óssea no quadril e na coluna. Eles geralmente estão localizados em hospitais e consultórios médicos.

Tudo sobre densitometria ossea

Dispositivos periféricos medem a densidade óssea no punho, calcanhar ou dedo. Esses dispositivos são menores que os dispositivos centrais. Eles podem ter uma estrutura semelhante a uma caixa portátil.

A máquina do exame de densitometria óssea envia um feixe fino e invisível de raios X de baixa dose com dois picos distintos de energia através dos ossos que estão sendo examinados.

Um pico é absorvido principalmente pelos tecidos moles e o outro pelo osso. A quantidade de tecido mole pode ser subtraída do total e o que resta é a densidade mineral óssea de um paciente.

O  procedimento

Agora que você já está sabendo quase tudo sobre densitometria óssea, vamos ao procedimento em si.

Este exame geralmente é feito ao nível ambulatorial.

Um gerador de raios X está localizado abaixo do paciente e um dispositivo de imagem, ou detector, é posicionado acima. O detector passa lentamente pela área, gerando imagens em um monitor de computador.

Você deve ficar imóvel enquanto o procedimento é realizar para reduzir a possibilidade de uma imagem borrada.

O teste de densidade óssea é geralmente concluído dentro de 10 a 30 minutos, dependendo do equipamento usado e das partes do corpo a serem examinadas.

Você provavelmente será solicitado a preencher um questionário que ajudará o médico a determinar se você tem condições médicas ou tomar certos medicamentos que aumentam ou diminuem o risco de fratura.

A Organização Mundial de Saúde divulgou recentemente uma pesquisa que combina os resultados da densitometria e algumas perguntas básicas, que podem ser usadas para prever o risco de 10 anos de fratura de quadril ou outras fraturas osteoporóticas importantes para mulheres pós-menopausadas.

Durante o procedimento

Os testes de densidade óssea são um procedimento rápido e indolor.

Avaliações de rotina a cada dois anos podem ser necessárias para observar uma mudança significativa na densidade mineral óssea, diminuição ou aumento.

Os resultados

Um médico, especificamente treinado para supervisionar e interpretar os exames de radiologia, analisará as imagens e enviará um relatório assinado ao seu médico responsável que discutirá os resultados com você.

Os exames de densitometria óssea também são interpretados por outros médicos, como reumatologistas e endocrinologistas.

Benefícios e riscos

Já sabendo quase tudo sobre densitometria óssea, é importante saber sobre seus benefícios e riscos:

Benefícios:

  • A densitometria óssea é um procedimento simples, rápido e não invasivo .
  • Nenhuma anestesia é necessária.
  • A quantidade de radiação usada é extremamente pequena
  • É o melhor método padronizado disponível para diagnosticar a osteoporose e também é considerado um estimador preciso do risco de fratura.
  • É usado para decidir se o tratamento é necessário e pode ser usado para monitorar os efeitos do tratamento.
  • Nenhuma radiação permanece no corpo do paciente após um exame de raio-x.
  • Raios-X geralmente não têm efeitos colaterais

Riscos:

  • Há sempre uma pequena chance de câncer por exposição excessiva à radiação. No entanto, o benefício de um diagnóstico preciso supera em muito o risco.
  • As mulheres devem sempre informar seu médico ou técnico de radiografia se houver alguma possibilidade de que estejam grávidas.
  • Nenhuma complicação é esperada com o procedimento DXA.

Radiação

É de total relevância, saber de tudo sobre densitometria óssea, principalmente que cuidados especiais são tomados durante os exames de raio-x para usar a menor dose de radiação possível, enquanto produz as melhores imagens para avaliação.

Os modernos sistemas de raios X têm feixes muito controlados e métodos de controle de dose para minimizar a radiação dispersa.

Isso garante que as partes do corpo de um paciente, que não estão sendo fotografadas, recebam exposição mínima à radiação.

Um teste de densitometria óssea, não pode prever quem sofrerá uma fratura, mas pode fornecer um risco relativo e é usado para determinar se o tratamento é necessário.

Se o seu médico solicitou que você realizasse o procedimento e você já está com o pedido para fazer o exame de Densitometria Óssea, pode ficar tranquilo e acessar o site da Eigier Diagnósticos, lá você faz o pré-agendamento online de seu exame.

Realizamos exames por meio de atendimento particular e convênios.

O Grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Raio X Digital
  • Ultrassonografia
  • Doppler
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário para Densitometria Óssea e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: