Gestante pode fazer Papanicolau? Saiba tudo sobre o exame durante a gravidez

Gestante pode fazer Papanicolau? Se esta é sua dúvida, você está no post certo. Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a execução do exame durante o período gestacional.

O Papanicolau é um teste usado para procurar alterações nas células do colo do útero que indicam câncer cervical ou condições que podem evoluir para câncer.

O exame não diagnostica o câncer, mas detecta 95% dos cânceres cervicais em um estágio em que eles não podem ser vistos a olho nu. Eles podem então ser tratados e quase sempre curados.

Embora o teste de Papanicolau não teste especificamente para outros problemas ginecológicos ou doenças sexualmente transmissíveis, ele indicará a presença de células anormais para as quais testes ou exames adicionais seriam necessários.

Gestante pode fazer Papanicolau?

Sim, gestante pode fazer o Papanicolau. O exame geralmente faz parte de sua primeira consulta pré-natal para detectar células cervicais anormais no início da gestação.

Na verdade, recomenda-se que todas as mulheres façam um teste de Papanicolau a partir dos 21 anos.

Mudanças recentes nas diretrizes de testes eliminaram a necessidade de qualquer pessoa com menos de 21 anos ser testada, independentemente da atividade sexual.

O exame de Papanicolau deve ser feito a cada 3 anos até a mulher atingir 29 anos. As mulheres entre 30 e 65 anos podem ser testadas com Papanicolau a cada 3 anos, ou a cada 5 anos com um teste de Papanicolau/HPV.

Discuta com seu médico o que ele recomenda para um calendário de Papanicolau, pois alguns ainda encorajam que eles sejam feitos anualmente ou a cada 2-3 anos.

Mesmo assim você deve consultar seu ginecologista todos os anos para exames pélvicos, informações sobre problemas de saúde e exames de mama.

As mulheres devem fazer um exame de Papanicolau no meio do ciclo mensal, ou cerca de 10 a 20 dias após o início do período menstrual (último período menstrual).

Pelo menos 2 dias antes do teste, as mulheres devem evitar ter qualquer coisa na vagina, incluindo relações sexuais, duchas, cremes/supositórios vaginais, ou espermicida. Estes podem interferir com os resultados do teste e causar um resultado anormal.

Como o Papanicolau é feito durante a gravidez?

Você vai deitar de costas com os pés em estribos (não é divertido, mas pelo menos é familiar), enquanto um espéculo é inserido em sua vagina para dar ao profissional que está realizando o exame uma visão clara do colo do útero.

Ele então vai esfregar um cotonete sobre o colo do útero, reunindo as células, que são enviadas para um laboratório para serem cultivadas e analisadas.

Gestante pode fazer Papanicolau

Por que preciso de um exame de Papanicolau durante a gravidez? O que meu médico está procurando?

Pelas mesmas razões que você provavelmente fez o exame de Papanicolau antes de engravidar, é importante continuar monitorando a saúde do útero.

O teste procura por alterações nas células do colo do útero (na extremidade inferior do seu útero) que podem levar ao câncer do colo do útero se não forem tratadas.

Um Papanicolau é uma parte rotineira das consultas ao ginecologista, e você provavelmente terá uma na primeira consulta pré-natal, como falamos acima.

Ao mesmo tempo, seu médico provavelmente também testará doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como clamídia ou gonorreia, que podem causar problemas para o bebê se não forem tratadas.

Um exame de Papanicolau feito durante a gravidez acontece da mesma forma que você já conhece.

Os resultados geralmente ficam disponíveis dentro de uma a duas semanas, dependendo do laboratório que o médico usa. Se forem encontradas células anormais, o seu médico fará um exame minucioso do seu colo do útero e poderá repetir o teste dentro de algumas semanas.

Para a maioria das mulheres, as células anormais não são motivo de alarme. Há uma boa chance de que seus resultados não sejam claros, difíceis de ler ou descartados por causa de algo menor, como uma infecção por fungos.

E se, depois de mais testes, for descoberto que células pré-cancerosas são encontradas, seu médico provavelmente esperará até que o bebê nasça para tratá-las.

Se uma DST for detectada, você receberá tratamento (muitos são facilmente curados com antibióticos) para proteger você e seu bebê.

Um Papanicolau pode causar um aborto espontâneo?

Algumas mulheres podem ter algum sangramento leve após o exame, devido à sensibilidade do colo do útero durante a gravidez, mas não é provável que um Papanicolau seja capaz de causar inadvertidamente um aborto espontâneo. Por quê?

Normalmente, o óvulo fertilizado é implantado mais acima no útero e não perto do colo. Mesmo no caso em que o feto é implantado mais perto do colo do útero, o colo é bastante espesso no primeiro trimestre, de modo que a raspagem de um teste de Papanicolau não perturba um óvulo fertilizado implantado.

Infelizmente, dado que cerca de 15 a 20% das gravidezes confirmadas terminam em aborto espontâneo, algumas mulheres abortam inevitavelmente depois de fazer o exame de Papanicolau.

Alguns podem até começar a ter sintomas de aborto depois de terem feito um exame de Papanicolau no mesmo dia.

Os sintomas do aborto espontâneo podem incluir sangramento vaginal de cor vermelha viva ou marrom, cólicas ou dor nas costas e a passagem de tecido pela vagina.

Mas lembre-se: isso não significa que o Papanicolau necessariamente causou o aborto espontâneo. É muito mais provável que os sintomas do aborto coincidentemente tenham aparecido logo após o exame.

No entanto, se você estiver preocupado e com dúvida se gestante pode fazer Papanicolau, converse com o médico que está acompanhando seu pré-natal sobre suas preocupações.

É possível que ele consinta em adiar o exame de Papanicolau até ao seu exame de pós-parto, especialmente se tiver uma história de resultados normais de Papanicolau.

Agora que você sabe que gestante pode fazer Papanicolau, você pode fazer o exame com mais calma e com a segurança de que você e seu bebê ficarão bem.

E quando a prioridade é segurança nos diagnósticos por imagem, conte com a experiência da Eigier Diagnósticos.

Nosso sistema de pré-agendamento de exames online te dá mais conforto e agilidade para marcar seus exames nos melhores horários para você. Além de agendar, você pode conferir os resultados direto no site!

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Ultrassonografia
  • Medicina Fetal
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Raio X Digital
  • Doppler, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: