Como controlar a diabetes gestacional: do acompanhamento médico à alimentação

A diabetes gestacional se desenvolve quando seu corpo não consegue produzir o suficiente do hormônio insulina durante a gravidez. Mas, como controlar a diabetes gestacional?

A insulina é necessária para transportar glicose do sangue para as células. Se você tem diabetes gestacional, precisa manter o açúcar no sangue sob controle para proteger sua saúde e a de seu bebê. Para isso algumas dicas de como controlar a diabetes gestacional são fundamentais.

O primeiro passo é que você precisará fazer algumas mudanças no estilo de vida, tanto para evitar a diabetes gestacional como para controla-la.

Você também precisará ser monitorado mais de perto por seu médico durante a gravidez e os exames pré-natal irão verificar se o tratamento está funcionando e para qualquer problema.

Como controlar a diabetes gestacional: 4 recomendações

1. Dieta / Controle alimentar

Seu médico pode sugerir que você se reúna com um nutricionista para ajudá-la a fazer um plano de dieta e ensiná-la a como controlar a diabetes gestacional.

Você precisará prestar atenção ao que come, quanto come e quando come.

Seu plano de dieta precisará abordar o diabetes gestacional, mas ainda fornecer ao seu bebê em crescimento calorias e nutrientes suficientes.

Seu nutricionista vai recomendar o número total de calorias diárias que você deve ingerir, proporcional a sua altura e peso. Ele pode ensinar-lhe como controlar a diabetes gestacional equilibrando sua dieta, para isso provavelmente sugerirá que você receba:

  • 10% a 20% de suas calorias provenientes de fontes de proteína, como carnes, queijos, ovos, frutos do mar e legumes;
  • Menos de 30% de suas calorias de gorduras;
  • Menos de 10% de suas calorias gordas de gorduras saturadas;
  • Os restantes 40% ou mais de suas calorias de carboidratos, como pães, cereais, massas, arroz, frutas e legumes

Também é provável que você seja aconselhada a:

  • comer regularmente – geralmente três refeições por dia. Evite pular refeições;
  • comer alimentos ricos em amido e de baixo índice glicêmico (IG) que liberam açúcar lentamente – como massas integrais, arroz integral, pão de celeiro, cereais integrais, leguminosas, feijões, lentilhas, muesli e mingau;
  • comer muita fruta e legumes – pelo menos cinco porções por dia;
  • evitar alimentos açucarados – você não precisa de uma dieta completamente livre de açúcar, mas tente trocar lanches como bolos e biscoitos por alternativas mais saudáveis, como frutas, nozes e sementes;
  • evitar bebidas açucaradas – bebidas sem açúcar ou dietéticas são melhores que as versões açucaradas; esteja ciente de que sucos de frutas também contêm açúcar;
  • incluir fontes de proteína magras – não gordurosas – em sua dieta, como peixes.

Também é importante estar ciente dos alimentos que todas as mulheres grávidas devem evitar, como certos tipos de peixe, como o salmão, e queijo.

Leia mais em: Frutas para diabetes gestacional na alimentação [LISTA]

2. Atividade física

A atividade física reduz o seu nível de glicose no sangue, por isso o exercício regular pode ser uma forma eficaz de como controlar a diabetes gestacional e muito importante durante o tratamento da diabetes gestacional.

O seu médico pode recomendar para adicionar exercícios à sua rotina semanal, se estiver tudo bem para você e para o bebê.

Tente fazer algum tipo de atividade leve a moderada por 15 minutos ou meia hora na maioria dos dias. Isso ajudará seu corpo a usar melhor a insulina, e assim a controlar os níveis de açúcar no sangue. Siga as instruções do seu médico sobre quanto exercício é ideal para você.

E, claro, existem todos os outros benefícios habituais que vêm com ser fisicamente ativo:

  • pode ajudar você a controlar seu peso durante a gravidez;
  • manter seu coração saudável;
  • melhorar seu sono;
  • reduzir o estresse e aliviar seu humor.

Como controlar a diabetes gestacional

3. Teste seu açúcar no sangue

Este é um item muito importante para saber como controlar a diabetes gestacional. Certifique-se de que as mudanças na dieta e o exercício adicional mantenham seus níveis de açúcar no sangue sob controle.

Teste seus níveis regularmente, antes das refeições e 1 ou 2 horas após as refeições.

4. Medicação

No entanto, se você precisar de um pouco de ajuda extra, o médico pode prescrever insulina ou outro medicamento para ajudar seu corpo a regular seu nível de glicose no sangue.

O seu nível de açúcar no sangue pode aumentar à medida que a gravidez avança, por isso, mesmo se os seus níveis de glicose no sangue estiverem bem controlados no início, pode ser necessário tomar medicação mais tarde na gravidez.

Se o seu nível de açúcar no sangue permanecer alto apesar da dieta e dos exercícios, o médico poderá prescrever comprimidos para para mantê-la sob controle e proteger seu bebê. Se eles não fizerem o trabalho, o próximo passo pode ser injeções de insulina.

Os níveis de açúcar no sangue geralmente aumentam à medida que a gravidez progride, portanto, sua dose de insulina pode precisar ser aumentada com o tempo. Você já está tendo uma ideia do quanto é importante saber como controlar a diabetes gestacional.

Normalmente, estes medicamentos serão interrompidos depois que você der à luz.

Planeje o crescimento do seu bebê

Sabendo como controlar a diabetes gestacional e como sua gravidez está progredindo, o médico pode acompanhar mais de perto o tamanho do seu bebê durante as últimas semanas ou meses antes do nascimento. Ele pode solicitar um ultra-som se o bebê estiver crescendo muito.

Leia também: Tipos de ultrassom feitos na gravidez: saiba como se preparar

O momento ideal para dar à luz se você tem diabetes gestacional é geralmente em torno de 38 a 40 semanas. Se o seu nível de açúcar no sangue estiver dentro dos níveis normais e não houver preocupações sobre a saúde do seu bebê, talvez você possa esperar que o parto comece naturalmente.

O seu médico pode sugerir uma cesariana se:

  • o bebê ficar muito grande;
  • se houver preocupações sobre a saúde do seu bebê;
  • se os níveis de açúcar no sangue não tiverem sido bem controlados.

Após o parto, o médico verificará se os níveis de açúcar no sangue voltaram ao normal. O nível de açúcar no sangue do seu bebê também será testado duas a quatro horas após o nascimento.

Você precisará ter seus níveis revistos cerca de 6 semanas após o parto e depois anualmente.

O diabetes gestacional é surpreendentemente comum – e muitas vezes vem sem sinais de alerta. Agora que você já sabe como controlar a diabetes gestacional, vai ficar tudo mais tranquilo. Embora a contagem de carboidratos não seja divertida, a doença pode ser tratada, acompanhada e conduzida para uma gravidez saudável.

Se você tem suspeitas sobre a doença, ou que estar preparada para identificá-la, acesse o artigo; “Sintomas da diabetes gestacional: saiba como tratar o quadro”.

Marque seus exames de forma prática e ágil. Acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame online com conforto e segurança.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem e exames laboratoriais, especializados em Medicina Fetal.

Agende hoje mesmo seu horário para ultrassonografias, exames de sangue e urina, de sua gravidez, e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: