Como é feito o exame de DNA na gravidez: conheça os métodos invasivo e não invasivo
Até pouco tempo atrás, os pais tinham que esperar até o nascimento do bebê para descobrir o sexo, as possíveis preocupações com a saúde e também, a paternidade do filho. Mas com o teste de DNA se tornando mais acessível e com as técnicas de análise continuando a avançar, agora é possível ter uma quantidade significativa de informações sobre o feto por meio de testes pré-natais de DNA antes ainda de chegar ao segundo trimestre de gestação. Entretanto, como é feito o exame de DNA na gravidez?
Hoje existem alguns tipos de testes de DNA que podem ser realizados durante a gravidez para confirmação da paternidade do bebê. A seguir, vamos apresentar como é feito o exame de DNA na gravidez e as variações.
Leia também: Como é o primeiro ultrassom na gravidez: tire suas dúvidas!
Como é feito o exame de DNA na gravidez e quais os tipos?
1. Exame de DNA tradicional
O exame de DNA tradicional é mais barato, o resultado é disponibilizado mais rápido, porém a coleta é feita por meio de procedimento invasivo realizado por ginecologista.
Para a gestante realizar o exame de DNA na gravidez pelo método tradicional, o ginecologista de sua confiança ou indicado pelo laboratório coletará o material para análise. A escolha do material a ser coletado depende do tempo de gestação.
Teste de paternidade por vilo corial
O teste de paternidade por vilo corial pode ser realizado entre a 11ª a 13ª semana de
gestação através da coleta de fragmentos da placenta e comparação com material
genético do pai em potencial.
Esse teste envolve a inserção de uma agulha na placenta, seja através do estômago
ou do colo do útero, para extrair um pequeno número de células de uma seção
conhecida como vilosidades coriônicas. Isso geralmente é feito sob anestesia local e é
sempre realizado por um profissional médico treinado.
Teste de paternidade por amniocentese
O teste de paternidade por amniocentese pode ser realizado entre a 14ª e 28ª semana de gestação através da coleta do líquido amniótico que envolve o feto e comparação com material genético do pai em potencial.
O método como é feito o exame de DNA na gravidez por meio da amniocentese é realizado por introdução de uma agulha específica no abdome, guiada por ultrassonografia. Pode ser realiza em consultório e utiliza-se anestesia local.
O médico especialista deve realizar um exame de ultrassonografia primeiro e identificar bolsões de líquido amniótico que estejam longe das estruturas fetais, a fim de evitar lesões no bebê.
A introdução da agulha na cavidade uterina é guiada pela ultrassonografia, após atingir o alvo o médico aspira líquido amniótico, em média 20ml, para diminuir o risco de não encontrar células inviáveis para a análise.
Uma vez obtida a amostra, a agulha é retirada e o curativo realizado. Geralmente a anestesia local alivia a dor local e a gestante não necessita de analgésicos e de antibióticos profiláticos.
O feto é monitorado antes e após a coleta, a paciente é liberada e deve permanecer em repouso por pelo menos 24 horas, para evitar que o líquido continue vazando pelo trajeto da agulha.
Depois de colhido, o material é encaminhado para o laboratório habilitado, que é capaz de realizar a análise do líquido amniótico e identificar as células do bebê, bem como identificar a carga genética dos pais através da amostra de sangue periférico.
Teste de paternidade por cordocentese
Outro método de como é feito o exame de DNA na gravidez é o teste de paternidade por cordocentese pode ser realizado a partir da 29ª semana de gestação através da coleta da amostra de sangue do feto através do cordão umbilical e comparação com material genético do pai em potencial.
Durante o exame a gestante poderá sentir cólicas abdominais e por isso deve ficar de repouso durante 24 a 48 horas após o exame e não ter contato íntimo durante 7 dias após o exame por cordocentese. Após o exame podem surgir sintomas como perda de líquido, sangramento vaginal, contrações, febre e dor no pé da barriga.
Algumas pessoas questionam se teste de DNA na gravidez é perigoso. Os procedimentos acima descritos são invasivos e devem ser realizados por ginecologista/obstetra, com expresso consentimento das partes e ciência dos riscos possíveis (0,5% de risco de aborto).
2. Exame de DNA não invasivo
O exame de DNA não invasivo pode ser feito a partir de 10 semanas de gravidez, medidas a partir do último período menstrual, pois o DNA fetal já pode ser detectado no sangue materno.
A forma como é feito o exame de DNA na gravidez por esse meio, quando comparado com o exame de DNA tradicional, é mais cara e o resultado demora mais tempo para ser disponibilizado, contudo a coleta é exatamente igual a um exame de sangue convencional, ou seja, não há nenhum procedimento invasivo para a gestante.
O teste de DNA não invasivo analisa milhares de fragmentos de DNA do feto que estão disponíveis no sangue da gestante.
Utilizando uma tecnologia moderna, estes fragmentos de DNA fetal são isolados e analisados para se obter dessa maneira o perfil genético do bebê. Esses testes de DNA analisam o DNA fetal livre de células presentes no sangue da mãe a partir de algumas semanas de gravidez, e comparam com o DNA de uma amostra de saliva da bochecha dada pelo pai em potencial para testar a paternidade.
Qualquer que seja o método utilizado para coleta do material genético fetal, o DNA é comparado com o DNA do pai para que seja avaliado o grau de parentesco.
O material genético do suposto pai pode ser sangue, saliva ou fio de cabelo, no entanto alguns laboratórios recomendam que sejam coletados 10 fios de cabelo retirados da raiz. No caso de falecimento do suposto pai, pode ser realizado o teste de paternidade utilizando amostras de sangue da mãe ou do pai do falecido.
É importante ressaltar que quando conduzidos adequadamente, os métodos de como é feito o exame de DNA na gravidez são 99,99% precisos; o mesmo nível de precisão que os testes normais de paternidade.
A tecnologia está disponível a nosso favor e os tipos de exame de DNA são parte dessa evolução aplicada a medicina. Agora que você já sabe como é feito o exame de DNA na gravidez, acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seus exames online com conforto, discrição e segurança.
Estamos há mais de 37 anos no mercado, oferecendo as melhores condições para pacientes.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.
Continue se informando com o artigo; “[GUIA] Todos os exames que uma grávida deve fazer: 12 testes”.