Mamografia: quando começar a fazer?
Uma mamografia é uma imagem de raio X dos seios usada para rastrear o câncer de mama. As mamografias desempenham um papel fundamental na detecção precoce da doença e ajudam a diminuir as mortes por câncer de mama. Mas quando fazer mamografia?
Durante uma mamografia, seus seios são comprimidos entre duas superfícies firmes para espalhar o tecido mamário.
Em seguida, um raio X capta imagens em preto e branco de seus seios que são exibidas na tela do computador e examinadas por um médico que procura por sinais de câncer.
Uma mamografia pode ser usada para triagem ou para fins de diagnóstico. A frequência com que você deve fazer uma mamografia depende da sua idade e do risco de câncer de mama.
Por que a mamografia é recomendada?
A mamografia é uma imagem de raios X de seus seios projetada para detectar tumores e outras anormalidades. A mamografia pode ser usada para triagem ou para fins de diagnóstico na avaliação de um nódulo na mama:
- Mamografia de rastreio. A mamografia de rastreio é usada para detectar alterações mamárias em mulheres que não apresentam sinais, sintomas ou novas anomalias mamárias. O objetivo é detectar o câncer antes que os sinais clínicos sejam notados.
- Mamografia diagnóstica. A mamografia diagnóstica é utilizada para investigar alterações mamárias suspeitas, como um novo nódulo mamário, dor mamária, aparência cutânea incomum, espessamento mamilar ou secreção mamilar. Também é usado para avaliar descobertas anormais em uma mamografia de rastreamento. Uma mamografia de diagnóstico inclui imagens adicionais de mamografia.
Quando começar a fazer mamografia de rastreio?
Não há idade ideal para iniciar o rastreamento do câncer de mama. Além disso, especialistas e organizações médicas não concordam sobre quando as mulheres devem iniciar mamografias regulares ou quantas vezes os testes devem ser realizados.
Converse com seu médico sobre seus fatores de risco, suas preferências e os benefícios e riscos do rastreio. Juntos, vocês podem decidir qual programação de mamografia de rastreamento é melhor para você.
Algumas diretrizes gerais sobre quando fazer a mamografia de rastreamento incluem:
- Mulheres com um risco médio de câncer de mama. Muitas mulheres começam mamografias aos 40 anos e repetem o exame a cada um ou dois anos. Grupos de profissionais diferem em suas recomendações. A Sociedade Americana do Câncer aconselha as mulheres com um risco médio a fazer mamografias anualmente dos 45 anos até os 54 anos, e depois continuar a cada dois anos, pelo menos nos próximos 10 anos. A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA recomenda que as mulheres comecem a fazer exames a cada dois anos, começando com 50 anos de idade até os 74 anos. No entanto, esses grupos concordam que as mulheres podem escolher ser rastreadas a partir dos 40 anos.
- Mulheres com alto risco de câncer de mama. As mulheres com alto risco de câncer de mama podem se beneficiar com o início das mamografias de rastreamento antes dos 40 anos. Converse com seu médico sobre a avaliação do risco individual de câncer de mama. Seus fatores de risco, como histórico familiar de ou histórico de lesões mamárias pré-cancerosas, podem levar seu médico a recomendar ressonância magnética (MRI) em combinação com mamografias.
Riscos e limitações das mamografias
– Mamografias expõem a radiação de baixa dose. A dose é muito baixa, porém, e para a maioria das mulheres, os benefícios das mamografias regulares superam os riscos impostos por essa quantidade de radiação.
– Mamografias nem sempre são precisas. A precisão do procedimento depende em parte da técnica utilizada e da experiência e habilidade do radiologista. Outros fatores, como idade e densidade mamária, podem resultar em mamografias falso-negativas ou falso-positivas.
– Mamografias em mulheres mais jovens podem ser difíceis de interpretar. Os seios das mulheres mais jovens contêm mais glândulas e ligamentos do que os das mulheres mais velhas, resultando em tecido mamário denso que pode obscurecer os sinais de câncer. Com a idade, o tecido mamário torna-se mais gorduroso e tem menos glândulas, facilitando a interpretação e a detecção de alterações nas mamografias.
– Fazer uma mamografia pode levar a testes adicionais. Entre as mulheres de todas as idades, cerca de 10% das mamografias requerem testes adicionais, incluindo exames de imagem como ultrassom, e um procedimento (biópsia) para remover uma amostra de tecido mamário para testes laboratoriais. No entanto, a maioria dos achados anormais detectados na mamografia não é câncer.
Se lhe disserem que sua mamografia é anormal, seu radiologista vai querer compará-la com as mamografias anteriores. Se você realizou mamografias em outro local, seu radiologista pedirá sua permissão para enviá-las ao centro de radiologia, para que possam ser comparadas com a mamografia atual.
– A mamografia de rastreamento não detecta todos os cânceres. Alguns cânceres detectados pelo exame físico podem não ser vistos na mamografia. Um câncer pode ser muito pequeno ou estar em uma área de difícil visualização pela mamografia, como a axila. As mamografias podem falhar 1 em cada 5 cânceres em mulheres.
– Nem todos os tumores encontrados pela mamografia podem ser curados. Certos tipos de câncer são agressivos, crescem rapidamente e se espalham cedo para outras partes do corpo.
Como se preparar para uma mamografia
Escolha uma clínica ou hospital certificado para fazer sua mamografia. Pergunte se toda instalação para realizar mamografia é certificada. Essa certificação garantirá que a instalação atende a determinados padrões.
Programe o teste para um momento em que seus seios tenham menor probabilidade de estarem macios. Se você não passou pela menopausa, geralmente é durante a semana após o período menstrual. É mais provável que seus seios estejam macios na semana anterior e na semana durante o período menstrual.
Leve suas imagens anteriores da mamografia. Se você estiver indo pela primeira vez em uma clínica para fazer o exame, solicite os arquivos das mamografias anteriores em um CD ou leve as chapas que você guardadas em casa. Assim, o radiologista pode comparar mamografias passadas com suas novas imagens.
Não use desodorante antes da mamografia. Evite usar desodorantes, antitranspirantes, pós, loções, cremes ou perfumes debaixo dos braços ou nos seios. Partículas metálicas em pós e desodorantes podem ser visíveis em sua mamografia e causar confusão.
Considere um analgésico se achar que a mamografia é desconfortável. Tomar uma medicação analgésica como aspirina, acetaminofeno (Tylenol, outros) ou ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros), cerca de uma hora antes de sua mamografia, pode aliviar o desconforto do teste. Cheque com seu médico!
Agora que você sabe mais informações sobre a mamografia, quando fazer, riscos e como se preparar, pode agendar seu horário e nem vai precisar sair de casa!
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e pré-agende seu exame online com conforto e segurança.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Ultrassonografia
- Doppler
- Medicina Fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.