O que é mapeamento de endometriose?

Quando o seu médico suspeita que seus sintomas podem estar relacionados à endometriose, ele pode pedir um exame chamado de mapeamento de endometriose. Mas o que é o mapeamento de endometriose? Como ele é feito?

A capacidade de diagnosticar a endometriose profunda com ultrassom transvaginal melhorou dramaticamente em todo o mundo.

Para te ajudar a esclarecer essas dúvidas, vamos explicar o que é o mapeamento de endometriose, como ele é feito, se é dolorido, entre outras dúvidas.

Endometriose: um breve conceito

A endometriose é definida como a presença de tecido semelhante ao do revestimento do útero (endométrio) fora do útero, mais comumente dentro e abaixo dos ovários, e no fundo da pélvis atrás do útero, chamado de Bolsa de Douglas.

A endometriose pode crescer também nos ligamentos atrás do útero, na vagina e no reto. Também pode surgir na bexiga, no apêndice e, às vezes, na parte superior do abdômen ou na parede abdominal, nas cicatrizes de uma laparoscopia ou cesariana.

A condição acomete cerca de 20% das mulheres que se queixam de dores pélvicas crônicas e 60%, em média, daquelas com histórico de infertilidade. 

O que é mapeamento de endometriose?

O mapeamento de endometriose é um exame feito na mulher com a ajuda de um aparelho de ultrassom comum. O nome completo do procedimento é ultrassonografia transvaginal para mapeamento de endometriose.

Uma especificidade deste exame para o tipo de diagnóstico buscado é que há um preparo de intestino envolvido, ou seja, é feita uma preparação para que o intestino esteja limpo e as imagens captadas sejam mais nítidas. 

A ultrassom usa ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens de estruturas na sua área pélvica. Para capturar as imagens, um dispositivo chamado transdutor é inserido na vagina (transvaginal) para obter a melhor visão do útero e ovários. 

O que o ultrassom pode diagnosticar?

Existem muitas formas de endometriose que podem ser identificadas com exames. Assim, é feita uma distinção entre lesões superficiais e endometriose profunda infiltrante.

Em cerca de 20% das mulheres com endometriose, a endometriose não irá apenas implantar superficialmente na pélvis, mas irá infiltrar-se nas estruturas pélvicas, principalmente no intestino, bexiga, vagina e ligamentos atrás do útero (ligamentos útero-sacros). Esta forma da doença é chamada de endometriose profunda infiltrativa. 

A endometriose profunda que se infiltra causa habitualmente mais destruição da anatomia normal e é geralmente mais difícil de remover. 

Como as lesões de endometriose se infiltram nos ligamentos, na vagina, no intestino e na bexiga, podem ocorrer aderências entre órgãos como o intestino e o útero ou o útero e os ovários.

O ultrassom pode detectar a endometriose profunda com alto grau de precisão. Quanto maior a lesão, mais fácil é vê-la no mapeamento de endometriose, mas nas mãos de especialistas experientes em imagem, lesões de apenas alguns milímetros podem ser diagnosticadas. 

As lesões de endometriose na ultrassom parecem mais escuras (vistas como mais negras) na ultrassonografia.

exemplo-ultrassom-mapeamento-endometriose

A imagem da esquerda mostra uma pequena lesão na parte de trás da vagina, causando dor durante a relação sexual. A imagem da direita mostra uma lesão no intestino grosso, que parece muito fácil de ver, mas, a menos que o intestino seja inspecionado, ela não é percebida na ultrassonografia pélvica de rotina.

Por que o diagnóstico da endometriose é importante?

O padrão-ouro do diagnóstico de endometriose é a laparoscopia, já que a laparoscopia pode diagnosticar todas as formas de endometriose, algo que nenhum outro teste pode fazer.  

No entanto, é importante ter um mapeamento de endometriose detalhado antes de considerar uma laparoscopia para procurar por endometriose profunda infiltrativa. 

Muitas vezes, quando a endometriose profunda é inesperadamente encontrada na laparoscopia, a remoção da endometriose não pode ser concluída, pois é necessária uma preparação especial para permitir a remoção dessas lesões. 

A mulher pode precisar de preparo intestinal específico, e muitas vezes é preferível ter um cirurgião colorretal presente na cirurgia, já que uma parte do intestino pode precisar ser removida. 

O diagnóstico pré-operatório de endometriose profunda infiltrativa com o  mapeamento de endometriose pode dar uma primeira explicação para os sintomas, mas o mais importante:

  • dá uma indicação da extensão da doença; 
  • fornece aos pacientes tempo para pensar sobre a extensão da cirurgia que eles estão prestes a realizar; 
  • dá aos cirurgiões uma ideia do que eles encontrarão durante a cirurgia, para que possam se preparar melhor para a operação e aconselhar o paciente em relação às outras opções de tratamento disponíveis. 

Os preparativos necessários podem ser feitos antes de iniciar a primeira laparoscopia e a repetição da cirurgia pode ser evitada. 

Como é feito o mapeamento de endometriose?

Uma ultrassonografia normal é realizada usando uma sonda transvaginal (um instrumento fino sobre a espessura do polegar que é gentilmente colocado na vagina para permitir uma melhor visão das estruturas pélvicas). 

O procedimento geralmente leva 30 minutos. Como a endometriose pode se infiltrar no intestino, o médico ou o ultrassonografista examinará cuidadosamente o intestino durante a ultrassonografia transvaginal para mapeamento de endometriose. 

Quando o reto está vazio, as vistas do intestino são geralmente melhores, uma vez que as fezes e o gás no intestino causam sombras no ultrassom. 

Por essa razão, é que os médicos preferem que a paciente faça uma preparação intestinal leve antes da ultrassonografia, quando você já tem um histórico de endometriose grave ou quando tem dor intestinal significativa durante os períodos menstruais. 

As principais medidas são tomar um laxante suave na noite anterior ao ultrassom e um enema uma hora antes. 

Se você não tem um histórico comprovado de endometriose significativa, ou se não há sintomas intestinais significativos ou sinais no exame, provavelmente não é necessário fazer o preparo intestinal e uma varredura regular pode ser realizada.

Mapeamento de endometriose doi?

Todo o processo é feito para garantir que haja o mínimo de desconforto para o paciente. Um lubrificante ajuda a inserir o transdutor com mais facilidade e o movimento para a captura das imagens pode gerar um leve incômodo.

É importante destacar que você deve informar ao responsável pelo exame se sentir dores muito incômodas durante o procedimento. 

O mapeamento de endometriose pode ser realizado por qualquer profissional?

Como se trata de uma diagnóstico importante, é fundamental que o mapeamento de endometriose seja feito por um profissional especializado.  

Procurar endometriose envolve olhar não apenas para o útero e ovários, mas também para a bexiga, os ligamentos atrás do útero, a parede vaginal e o intestino. Envolve também avaliar a mobilidade dos ovários e verificar se há aderências entre o intestino e o útero. 

Por isso, se você precisar realizar um mapeamento de endometriose procure um clínica especializada, com boas referências e instalações limpas e seguras.

E endometriose afeta muito a rotina da mulher e ter um diagnóstico eficiente é o primeiro passo para buscar o tratamento adequado.

Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Densitometria Óssea;
  • Ressonância magnética;
  • Mamografia Digital;
  • Raio-X Digital;
  • Ultrassonografia;
  • Doppler;
  • Medicina Fetal, entre outros.

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

Comentários: