O que é osteopenia? Como é diferente da osteoporose?
Para entender o que é osteopenia, pense em um ponto médio entre ter ossos saudáveis e ter osteoporose.
Osteopenia é quando seus ossos estão mais fracos do que o normal, mas não a ponto de eles quebrarem facilmente, que é a marca da osteoporose.
Seus ossos geralmente são mais densos quando você tem 30 anos. A osteopenia, se acontecer, geralmente ocorre após os 50 anos. A idade exata depende de quão fortes são os ossos quando se é jovem. Se eles são resistentes, você pode nunca ter osteopenia. Se seus ossos não são naturalmente densos, você pode ter a doença mais cedo.
Ter osteopenia – ou vê-la evoluir para osteoporose – não é inevitável. Dieta, exercício e às vezes medicação podem ajudar a manter seus ossos densos e fortes por décadas.

Da esquerda para a direita: osso normal, osteopenia, osteoporose e osteoporose severa.
Quem tem mais probabilidade de ter osteopenia?
A osteopenia acontece quando o corpo descarta mais ossos do que está cria.
Algumas pessoas são geneticamente propensas a isso, com uma história familiar da doença. Você também tem mais chances de desenvolver o quadro se for uma mulher.
As mulheres têm menor massa óssea que os homens. Além disso, elas também vivem mais, o que significa que seus ossos envelhecem mais e geralmente não recebem tanto cálcio quanto os homens.
O cálcio é a chave para manter os ossos saudáveis. As alterações hormonais que ocorrem na menopausa aumentam a chance de osteopenia para as mulheres, e os homens com níveis mais baixos de testosterona têm maiores chances de adquiri-la.
Causas médicas
Às vezes, você pode ter uma condição médica ou tratamento que pode desencadear a osteopenia.
Transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, podem prejudicar seu corpo pela falta de nutrientes necessários para manter os ossos fortes. Outras causas incluem:
- Doença celíaca não tratada. Pessoas com essa condição podem danificar seu intestino delgado ao ingerir alimentos com glúten.
- Uma tireóide hiperativa. Muita medicação para a tireóide também pode ter influência.
- Quimioterapia. A exposição à radiação pode ter um efeito.
- Certos medicamentos Estes incluem esteróides, como hidrocortisona ou prednisona e drogas anti-convulsão, como a carbamazepina (Carbatrol, Tegretol), gabapentina (Gralise, Horizant, Neurontin) ou fenitoína (Dilantin, Phenytek).
Causas da osteopenia relacionada ao estilo de vida
Problemas em sua dieta, falta de exercício e hábitos não saudáveis podem contribuir para o desenvolvimento da osteopenia. Tenha cuidado com:
- Falta de cálcio ou vitamina D;
- Não fazer exercício suficiente, especialmente treinamento de força;
- Fumar;
- Álcool demais;
- Bebidas gaseificadas.
Diagnóstico
A osteopenia geralmente não apresenta sintomas. Isso dificulta o diagnóstico, a menos que você faça um teste de densidade mineral óssea.
A National Osteoporosis Foundation, órgão americano, recomenda o teste se você tiver alguma das seguintes características:
- Você é mulher de 65 anos ou mais;
- Você é mulher na pós-menopausa de 50 anos ou mais;
- Você é mulher na idade da menopausa e tem uma grande chance de quebrar ossos;
- Você é mulher que já passou pela menopausa, tem menos de 65 anos e tem outras características que lhe dão uma chance maior de osteopenia;
- Você é homem com mais de 50 anos com fatores de risco;
- Você quebrou um osso depois dos 50 anos.
O teste é indolor e rápido. Calcula quão densos ou grossos são seus ossos usando raios-X.
Prevenção e tratamento
Nunca é cedo demais para tomar medidas para prevenir a osteopenia. Converse com seu médico sobre um plano de exercícios adequado para você. Coma os tipos certos de comida.
Mas mesmo que você já tenha osteopenia, não é tarde demais para impedir que ela se transforme em osteoporose com essas estratégias:
Ingira cálcio e vitamina D suficientes: esta é a medida mais importante que você pode fazer pelos seus ossos em qualquer fase da vida. Você pode obter cálcio em:
- Produtos lácteos como iogurte, queijo e leite (escolha variedades com baixo teor de gordura ou sem gordura);
- Espinafre e brócolis;
- Feijões;
- Salmão.
A vitamina D, que ajuda o corpo a absorver o cálcio, pode ser encontrada em ovos e em peixes oleosos como salmão e sardinha.
Alguns alimentos, incluindo suco de laranja, cereais e pão, tem cálcio e vitamina D na composição.
Também é uma boa ideia passar de 10 a 15 minutos ao sol duas vezes por semana, porque isso ajuda seu corpo a converter a luz solar em vitamina D.
Se seu médico não acha que você está recebendo cálcio e vitamina D suficientes, ele pode sugerir que você tome um suplemento.
Levantamento de peso: Você pode fazer exercícios regulares de levantamento de peso para prevenir ou retardar a osteopenia. Converse com seu médico antes de iniciar um programa de treinamento de força.
Mudanças de estilo de vida: se você fuma, tente parar. Reduza as bebidas carbonatadas e o álcool.
Medicamentos
Às vezes, os medicamentos prescritos são usados para tratar a osteopenia se os ossos começarem a ficar fracos.
Medicamentos também usados para tratar a osteoporose podem ser prescritos. Esses incluem:
- alendronato;
- ibandronato;
- raloxifeno;
- risedronato;
- ácido zoledrônico.
Você pode ter efeitos colaterais como problemas digestivos e dores nos ossos e articulações. Eles também podem fazer você se sentir cansado. Por isso, nunca se automedique e procure um especialista para um diagnóstico e tratamento correto.
Acesse o site da Eigier Diagnósticos e conheça nossa estrutura clínica para exames de diagnóstico por imagem. Você pode pré-agendar seu exame online do conforto da sua casa.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Densitometria Óssea;
- Ressonância magnética;
- Mamografia Digital;
- Raio X Digital;
- Ultrassonografia;
- Doppler;
- Medicina Fetal, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.