Preparo para ressonância magnética: quais as contraindicações?
A ressonância magnética usa ondas de rádio e um forte campo magnético para fornecer imagens claras e detalhadas de seus órgãos e tecidos internos. Vamos ver agora como é o preparo para ressonância magnética.
As orientações sobre como e o que comer e beber antes de um exame de ressonância magnética variam de acordo com o exame específico e com o recurso de imagem. A menos que seja dito o contrário, no preparo para ressonância magnética, você pode seguir sua rotina diária regular e tomar alimentos e medicamentos como de costume.
Preparo para ressonância magnética: passo a passo
Antecedendo o exame, você pode ser solicitado a usar uma veste hospitalar. Faz parte do preparo para ressonância magnética o preenchimento de um formulário de triagem com perguntas sobre sua saúde e histórico cirúrgico.
Esse procedimento é de extrema importância para identificar se você possui alguma contraindicação para ressonância magnética, como por exemplo um marcapasso ou desfibrilador implantado.
Alguns exames de ressonância magnética podem exigir que você receba uma injeção de material de contraste na corrente sanguínea. No preparo para ressonância magnética, o radiologista e uma enfermeira podem perguntar se você tem alergias de qualquer tipo, como alergia a iodo ou material de contraste de raios X, remédios, alimentos ou relacionadas ao meio ambiente, bem como se você tem asma.
O material de contraste mais utilizado para um exame de ressonância magnética contém um metal chamado gadolínio. O gadolínio pode ser usado em pacientes com alergia ao contraste de iodo. É muito menos comum para um paciente ter uma alergia a um agente de contraste à base de gadolínio usado para ressonância magnética do que o contraste contendo iodo para a tomografia computadorizada.
Leia também: Diferença entre Tomografia e Ressonância Magnética [GUIA]
No entanto, no preparo para ressonância magnética, mesmo sabendo que o paciente tem uma alergia ao contraste de gadolínio, ainda é possível usá-lo após uma pré-medicação apropriada. O consentimento do paciente será solicitado neste caso.
Você também deve avisar o radiologista se tiver algum problema de saúde grave ou se tiver feito cirurgias recentes. Algumas condições, como doença renal grave, podem impedir que você receba contraste de gadolínio. Se você tem um histórico de doença renal ou transplante de fígado, será necessário realizar um exame de sangue para determinar se os rins estão funcionando adequadamente para dar sequência no preparo para ressonância magnética.
As mulheres devem sempre informar seu médico ou tecnólogo se existe alguma possibilidade de que estejam grávidas. Desde a década de 1980, não existem relatos de quaisquer efeitos nocivos em mulheres grávidas ou seus bebês em gestação. No entanto, como o feto estará em um campo magnético forte, as mulheres grávidas não devem fazer esse exame nos primeiros quatro meses de gravidez.
Se você tem claustrofobia (medo de espaços fechados) ou ansiedade, você pode solicitar a sedação para a ressonância magnética.
Preparo para ressonância magnética e os metais
Jóias e outros acessórios devem ser deixados em casa ou removidos antes da ressonância magnética. Eles podem interferir com o campo magnético da unidade de ressonância magnética.
Isso é muito importante: metais e itens eletrônicos não são permitidos na sala de exame.
Entre os itens proibidos estão:
- joias, piercings corporais, relógios, cartões de crédito e aparelhos auditivos, todos os quais podem ser danificados;
- alfinetes, grampos de cabelo, zíperes de metal e itens metálicos semelhantes, que podem distorcer imagens de ressonância magnética;
- aparelho dentário removível;
- canetas, canivetes e óculos.
Na maioria dos casos, um exame de ressonância magnética é seguro para pacientes com implantes metálicos, exceto por alguns tipos. A seguir uma lista com os implantes IMPEDEM a execução da ressonância:
- implante coclear (orelha)
- alguns tipos de clipes usados para aneurismas cerebrais
- alguns tipos de bobinas metálicas colocadas dentro dos vasos sanguíneos
- quase todos os desfibriladores cardíacos e marcapassos
Leia mais em: Quem tem implante dentário pode fazer Ressonância Magnética?
Você deve informar ao técnico se tiver dispositivos médicos ou eletrônicos em seu corpo. Esses objetos podem interferir no exame ou potencialmente representar um risco à vida, dependendo de sua natureza e da força do magneto de ressonância magnética.
Muitos dispositivos implantados têm um panfleto explicativo sobre os riscos da ressonância magnética para esse dispositivo em particular. Exemplos incluem:
- válvulas cardíacas artificiais
- portas de infusão de drogas implantadas
- membros artificiais ou próteses articulares metálicas
- estimuladores nervosos implantados
- pinos de metal, parafusos, placas, stents ou grampos cirúrgicos
Se houver alguma dúvida sobre sua presença, no preparo para ressonância magnética, um raio X pode ser usado para detectar e identificar qualquer objeto de metal. Em geral, objetos metálicos usados em cirurgias ortopédicas não apresentam risco durante a ressonância magnética. No entanto, uma articulação artificial recentemente colocada pode exigir o uso de outro procedimento de imagem.
O programa de TV, Bem Estar, fez uma matéria onde explica alguns outros casos de cuidado ou contraindicação para ressonância:
Pacientes que podem ter objetos de metal em certas partes do corpo também podem precisar de um raio X antes de uma ressonância magnética. Você deve notificar o tecnólogo ou radiologista sobre estilhaços, balas ou outros pedaços de metal que possam estar presentes em seu corpo devido a acidentes anteriores.
Corpos estranhos próximos e especialmente alojados nos olhos são particularmente importantes porque podem se mover durante a varredura, possivelmente causando cegueira.
Corantes usados em tatuagens podem conter ferro e podem aquecer durante uma ressonância magnética, mas isso é raro.
Enchimentos e aparelhos dentários geralmente não são afetados pelo campo magnético, mas podem distorcer imagens da área facial ou do cérebro, portanto você deve informar o radiologista sobre eles.
A máquina de ressonância magnética faz um barulho de batida enquanto tira suas imagens. O técnico de ressonância magnética fornecerá fones de ouvido para ajudar a reduzir o ruído.
Você precisará ficar parado durante a verificação real da RM. Dependendo da parte do corpo que está sendo examinada, você pode ser instruído a prender a respiração por até 30 segundos.
A duração do procedimento irá variar, mas a média é de 45 minutos a uma hora por parte do corpo.
O radiologista especializado lerá os resultados da sua ressonância magnética e enviará o relatório ao seu médico.
O seu médico explicará o significado dos resultados do seu teste e o que fazer em seguida.
Conheça a Eigier Diagnósticos e o nosso sistema de pré-agendamento de exames online que te dá mais conforto e agilidade.
Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos responsáveis pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.
Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:
- Ultrassonografia
- Medicina Fetal
- Mamografia Digital
- Densitometria Óssea
- Raio X Digital
- Doppler, entre outros.
Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.