Qual a diferença entre mamografia e ultrassonografia da mama? Qual exame é mais preciso?

A maioria das mulheres, não importa a idade delas, já ouviu falar do exame de mamografia. Mas há ocasiões em que o médico também pode solicitar uma ultrassonografia mamária. Então, qual é a diferença entre mamografia e ultrassonografia da mama? Qual dos dois exames é mais preciso para detectar anomalias nos seios? Continue lendo e descubra!

Qual a diferença entre mamografia e ultrassonografia da mama? 

Os dois exames são procedimentos não invasivos utilizados para avaliar os seios, permitindo a visualização dos tecidos mamários e a detecção de anomalias.

A ultrassonografia da mama é frequentemente usada junto com a mamografia, mas, em alguns casos é solicitada como teste único.

Diferentemente da mamografia, que é um raio-x das mamas, a ultrassonografia não utiliza radiação e, portanto, não apresenta risco para gestantes. 

Não só pode o ultrassom ser usado com segurança durante a gravidez, mas também é útil para aquelas pessoas que podem ter a presença de alergias aos contrastes presentes em alguns exames de imagem, por exemplo.

Porém, a ultrassonografia geralmente não é usada como um exame de rastreamento para a detecção do câncer de mama, porque nem sempre detecta alguns sinais precoces de câncer, como microcalcificações, que são minúsculos depósitos de cálcio. 

Já a mamografia é eficaz para a detecção da doença logo no início, o que potencializa as chances de cura.

O ultrassom pode ser usado em mulheres para as quais a radiação é contraindicada, como mulheres grávidas, mulheres com menos de 30 anos e mulheres com implantes mamários de silicone. 

Pode ainda ser utilizado para orientar procedimentos intervencionistas, como localização de agulha durante biópsias de mama e aspiração de cisto (remoção de fluido do cisto).

Como é realizada a ultrassonografia da mama?

Durante o procedimento, você vai deitar de costas em uma mesa de exame e levantar o braço acima da cabeça, do lado do peito a ser examinado. 

Um gel condutor será aplicado na mama e um transdutor de mão será colocado e movimentando diretamente sobre a pele para captar as imagens da mama. Após o procedimento, o gel será removido do seio e você será liberada. 

Fonte: shutterstock

Como é realizada a mamografia?

O seu seio será posicionado em uma plataforma. Você pode ser solicitada a levantar o braço ou inclinar-se na máquina. Uma vez em posição adequada, seu seio será comprimido por alguns segundos, enquanto imagens são capturadas.

Assim que a imagem for feita, a compactação será liberada. A compressão é uma parte importante de qualquer mamografia, porque ajuda a espalhar o tecido mamário para que o radiologista possa analisar melhor o que há nele. 

Fonte: http://www.radiacao-medica.com.br

Qual o exame mais preciso mamografia ou ultrassonografia?

Um estudo realizado pelo Instituto de Radiologia da Universidade de Pristina analisou um grupo de mulheres com o objetivo de determinar qual exame é mais preciso para o diagnóstico de câncer de mama, com base na idade e densidade das mamas. 

Foram examinadas 546 pacientes com sintomas mamários, por exame clínico das mamas, mamografia e ultrassonografia. 

Um total de 546 lesões mamárias foram examinadas por análises histopatológicas. Os resultados revelaram a presença de 259 neoplasias invasivas e 287 lesões benignas.

A sensibilidade variou significativamente com a idade e densidade da mama. 

Nas 259 mulheres que fizeram os dois testes, a ultrassonografia apresentou maior sensibilidade naquelas com menos de 45 anos, enquanto a mamografia apresentou maior sensibilidade em mulheres com mais de 60 anos. 

Quanto à densidade mamária, a sensibilidade mamográfica foi de 82,2% entre mulheres com mama predominantemente gordurosa, mas, em mulheres com mamas heterogêneas densas, com aumento da densidade fibro-glandular, o nível de sensibilidade da mamografia diminui para 23,7%. 

Em contrapartida, a sensibilidade ultrassonográfica foi de 71,1% entre as mulheres com mama predominantemente gordurosa e 57,0% para as mamas densas heterogêneas.

Um outro estudo, publicado no Journal of National Cancer Institute, também analisou a confiabilidade dos ultrassons e das mamografias e descobriu eficácia nos dois exames na detecção do câncer de mama.

A pesquisa incluiu 2.809 participantes nos Estados Unidos, Canadá e Argentina. Destes, 2.662 passaram por três testes anuais, ultrassom e mamografia. Cada um deles teve um acompanhamento de 12 meses ou uma biópsia. 

A ultrassonografia revelou-se tão boa na detecção do câncer de mama quanto a mamografia e encontrou um número maior de cânceres invasivos e com linfonodos negativos.

No lado negativo, havia mais falsos positivos com ultrassom do que com mamografias.

Os autores desse estudo sugerem que a ultrassonografia da mama deve ser complementar à mamografia e que a realização dos dois testes, em conjunto, garante um diagnóstico mais preciso e confiável.

Uma outra pesquisa publicada no Journal of American Medical Association, em 2012, também concluiu que, para mulheres com risco aumentado de câncer de mama, a adição de ultrassonografia ou ressonância magnética a uma mamografia encontra mais cânceres. 

Seja a mamografia ou a ultrassonografia da mama, o que você deve sempre ter em mente é que os exames periódicos são uma ótima maneira de manter a saúde em dia, estando sempre um passo à frente de possíveis complicações. 

Acesse o site Eigier Diagnósticos e pré-agende online os seus exames, com conforto e segurança.

O grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Confira alguns dos exames disponíveis em nossa unidade:

  • Medicina Fetal
  • Ressonância Magnética
  • Doppler
  • Mamografia Digital
  • Densitometria Óssea
  • Raio X Digital
  • Ultrassonografia, entre outros.

 

Agende hoje mesmo seu horário e tenha o melhor atendimento e cuidado com a sua saúde.

 

Comentários: